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Educação física – Jogo Ludo – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Brincadeiras e Jogos. Hoje estudaremos sobre um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, o Jogo Ludo. Vamos aos estudos?

JOGO LUDO – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS 

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Data de acesso: 07 de junho de 2023.

O jogo ludo tem suas raízes na Índia antiga, onde era conhecido como PACHISI. Acredita-se que o jogo tenha sido criado há mais de 1.500 anos e era jogado por reis e nobres indianos. O PACHISI era um jogo de tabuleiro que envolvia o movimento de peças em um caminho circular, com o objetivo de chegar ao centro do tabuleiro antes dos outros jogadores.

O jogo foi introduzido na Inglaterra no final do século, XIX, onde foi renomeado como LUDO. O jogo se tornou popular em todo o mundo e é conhecido por diferentes países, como “MENSCH ARGERE DICH NICHT” na Alemanha e “SORRY” nos Estados Unidos.

Culturalmente, o Ludo é um jogo que promove a socialização e a competição saudável entre jogadores. E um jogo que pode ser jogado em famílias e grupos de amigos. O jogo também é usado como uma ferramenta educacional para ensinar habilidades matemáticas, como contagem e estratégia.

Historicamente, o Ludo tem sido usado como uma forma de entretenimento e distração em momentos de crise e conflito. Durante a Segunda Guerra Mundial. Por exemplo, o jogo foi popular entre os soldados britânicos como uma forma de passar o tempo e manter a moral elevada. Hoje, em dia, o Ludo continua a ser um jogo popular em todo mundo e é frequentemente jogado em festas, acampamentos e eventos sociais.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O jogo Ludo antes de ser renomeado, chamava-se

(A) Pachisi.

(B) Mensh Argere Dich nicht.

(C) Sorry.

(D) Senet.

QUESTÃO 02

O jogo Ludo foi introduzido na Inglaterra

(A) no inicio do século XIX.

(B) no final do século XIX.

(C) no inicio do século XX.

(D) no final do século XX.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas às características históricas – culturais do Jogo Ludo.

METÁFORA ELETRÔNICA PACHISI ÍNDIA LUDO DESING

O Jogo _______________________________ passou por várias mudanças e adaptações ao longo do tempo. O Jogo ______________________________é uma versão original do Ludo e apresenta uma longa história na ___________________________ e é considerado um jogo tradicional e culturalmente significativo. O jogo ludo é frequentemente jogado em festividades e celebrações, e é visto como uma forma de diversão  e entretenimento. Além disso, o jogo tem sido usado como uma ____________________________para a vida e a jornada espiritual, com o objetivo de alcançar o centro do tabuleiro simbolizando a iluminação.

O Ludo foi adaptado em vários países para incluir temas culturais e variações nas regras. Na Inglaterra, o jogo foi modificado para incluir regras adicionais e um ________________________________ de tabuleiro diferente. Além disso, o jogo também foi transformado em uma versão ________________________________, com jogos de computador e aplicativos para celular disponíveis para jogar.

(A) ludo, Pachisi, Índia, metáfora, desing e eletrônica.

(B) Índia, Pachisi, metáfora, ludo, desing e eletrônica.

(C) Pachisi, ludo, desing, metáfora, Índia e eletrônica.

(D) Pachisi, ludo, Índia, metáfora, desing e eletrônica.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Qual a importância cultural do jogo Ludo na Índia?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.