Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
ORIGEM
O jogo ludo tem suas raízes na Índia antiga, onde era conhecido como PACHISI.
Acredita-se que o jogo tenha sido criado há mais de 1.500 anos e era jogado por reis e nobres indianos.
O PACHISI era um jogo de tabuleiro que envolvia o movimento de peças em um caminho circular, com o objetivo de chegar ao centro do tabuleiro antes dos outros jogadores.
O jogo foi introduzido na Inglaterra no final do século, XIX, onde foi renomeado como LUDO.
O jogo se tornou popular em todo o mundo e é conhecido por diferentes países, como “MENSCH ARGERE DICH NICHT” na Alemanha e “SORRY” nos Estados Unidos.
ASPECTOS CULTURAIS
Culturalmente, o Ludo é um jogo que promove a socialização e a competição saudável entre jogadores.
E um jogo que pode ser jogado em famílias e grupos de amigos.
O jogo também é usado como uma ferramenta educacional para ensinar habilidades matemáticas, como contagem e estratégia.
Historicamente, o Ludo tem sido usado como uma forma de entretenimento e distração em momentos de crise e conflito.
Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o jogo foi popular entre os soldados britânicos como uma forma de passar o tempo e manter a moral elevada. Hoje, em dia, o Ludo continua a ser um jogo popular em todo mundo e é frequentemente jogado em festas, acampamentos e eventos sociais.
QUESTÃO 01
O jogo Ludo antes de ser renomeado, chamava-se
(A) Pachisi.
(B) Mensh Argere Dich nicht.
(C) Sorry.
(D) Senet.
QUESTÃO 02
O jogo Ludo foi introduzido na Inglaterra
(A) no inicio do século XIX.
(B) no final do século XIX.
(C) no inicio do século XX.
(D) no final do século XX.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas às características históricas – culturais do Jogo Ludo.
METÁFORA | ELETRÔNICA | PACHISI | ÍNDIA | LUDO | DESING |
O Jogo _______________________________ passou por várias mudanças e adaptações ao longo do tempo. O Jogo ______________________________é uma versão original do Ludo e apresenta uma longa história na ___________________________ e é considerado um jogo tradicional e culturalmente significativo. O jogo ludo é frequentemente jogado em festividades e celebrações, e é visto como uma forma de diversão e entretenimento. Além disso, o jogo tem sido usado como uma ____________________________para a vida e a jornada espiritual, com o objetivo de alcançar o centro do tabuleiro simbolizando a iluminação.
O Ludo foi adaptado em vários países para incluir temas culturais e variações nas regras. Na Inglaterra, o jogo foi modificado para incluir regras adicionais e um ________________________________ de tabuleiro diferente. Além disso, o jogo também foi transformado em uma versão ________________________________, com jogos de computador e aplicativos para celular disponíveis para jogar.
(A) ludo, Pachisi, Índia, metáfora, desing e eletrônica.
(B) Índia, Pachisi, metáfora, ludo, desing e eletrônica.
(C) Pachisi, ludo, desing, metáfora, Índia e eletrônica.
(D) Pachisi, ludo, Índia, metáfora, desing e eletrônica.
QUESTÃO 04
Para responder em seu caderno. Qual a importância cultural do jogo Ludo na Índia?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. MARQUES, Valcir R. Manual do Ludo. Clube de Autores, 2011. 28 p. NICOLAU, Marcos. Ludosofia: a sabedoria dos jogos, 2ª edição. 2018. Editora Marca de Fantasia. 124 p. |