You are currently viewing Educação Física – Jogo Dominó – Características históricas e culturais.

Educação Física – Jogo Dominó – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-public.canva.com/WFsNI/MAEGu8WFsNI/1/s.jpg. Acesso: 06 d maio de 2024.

HISTÓRIA

O jogo de dominó tem uma história que remonta a muitos séculos atrás. Embora as origens exatas do jogo sejam incertas, existem várias teorias sobre sua criação. Uma das teorias mais populares sugere que o jogo de dominó foi inventado na China antiga, por volta do século XII.

Acredita-se que monges chineses tenham criado as primeiras peças de dominó, usando-as para fins educacionais, como ensinar princípios matemáticos e estratégicos.

CONCEITO

O jogo de dominó é um jogo de mesa que envolve o uso de peças retangulares, geralmente feitas de osso, marfim, madeira ou plástico.

As peças são chamadas de “PEDRAS” ou “DOMINÓS”.

Essas peças geralmente têm uma linha que divide o retângulo em duas partes, e cada metade contém um número de pontos que variam de zero a seis.

O jogo é baseado na correspondência desses números em cada extremidade da peça, permitindo que os jogadores coloquem uma peça ao lado da outra se os números corresponderem.

OBJETIVO DO JOGO

O objetivo principal do jogo é descartar todas as suas peças, e os jogadores alternam suas jogadas até que um jogador esgote suas peças ou até que não seja possível fazer mais jogadas.

POPULARIDADE

O jogo eventualmente se tornou popular entre os chineses, e sua popularidade se espalhou para outras partes do mundo ao longo dos séculos.

Durante a expansão da Rota da Seda, o dominó foi levado para o Oriente Médio, onde se tornou um passatempo popular entre os mercadores e viajantes. Da mesma forma, foi introduzido na Europa através das rotas comerciais, onde ganhou uma popularidade considerável.

ADAPTAÇÕES DAS REGRAS

No decorrer do tempo, o jogo de dominó passou por diversas adaptações e variações regionais.

As regras e as formas de jogar variam de acordo com a região e a cultura, mas a essência do jogo permanece a mesma: combinar peças com números correspondentes em suas extremidades.

VALORES

Atualmente, o dominó é jogado em todo o mundo, tanto em contextos casuais quanto em competições formais. Ele continua a ser apreciado por pessoas de todas as idades, e sua história rica e versátil é um reflexo da sua duradoura popularidade.

QUESTÃO 01

A origem mais provável do jogo de dominó remonta

(A) a Europa medieval.

(B) a Índia antiga.

(C) a China antiga.

(D) ao Egito antigo.

QUESTÃO 02

O jogo de dominó espalhou-se pelo mundo ao longo dos séculos

(A) através de expedições marítimas no século XV.

(B) pela disseminação da Rota da Seda.

(C) por meio de invasões militares.

(D) graças à invenção da imprensa.

QUESTÃO 03

a) Qual é o objetivo principal do jogo de dominó?

b) Quais materiais são comumente usados para fazer as peças de dominó?

c) Descreva as características das peças de dominó, sobretudo como são feitas e a numeração presente nelas.

QUESTÃO 04

Preencha as lacunas do texto a seguir com as respectivas palavras alusivas aos benefícios do jogo de dominó.

RELAXAMENTOCOGNITIVASINCLUSIVAESTRESSESENSO

Jogar dominó envolve estratégia, raciocínio lógico e cálculo matemático simples, o que pode ajudar a melhorar as habilidades __________________________. O dominó é um jogo divertido e desafiador que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades, frequentemente jogado em grupos, proporcionando uma oportunidade para interações sociais significativas. Ele oferece uma fonte de entretenimento acessível e __________________________.Isso pode ajudar a fortalecer os laços comunitários e promover o __________________________de pertencimento. Participar de jogos de dominó pode servir como uma forma de ___________________________ e distração, ajudando a reduzir os níveis de ____________________ e ansiedade.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.