You are currently viewing Educação física – Jogo de Dama – Características históricas – culturais.

Educação física – Jogo de Dama – Características históricas – culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Brincadeiras e Jogos. Hoje estudaremos sobre um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, o Jogo de Dama. Vamos aos estudos?

JOGO DE DAMA – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS – CULTURAIS 

O jogo de dama é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, com uma história que remonta a mais de 5.000 anos. Acredita-se que o jogo tenha se originado Egito Antigo, onde era jogado com pedras em um tabuleiro de 08X08 casas.

Ao longo dos séculos, o jogo de dama se espalhou por todo mundo, com diferentes variações e regras sendo desenvolvidas em diferentes culturas. Na Europa, o jogo se tornou popular durante a idade média, entre a nobreza e era frequentemente jogado em castelos e corte reais.

No século XVIII, o jogo de dama moderno começou a se desenvolver na Inglaterra, com a introdução de novas regras e movimentos. O jogo se tornou ainda mais popular no século XIX, quando as primeiras competições de dama foram realizadas.

Hoje, o jogo de dama é jogado em todo mundo, com milhões de jogadores em todos os continentes. O jogo é considerado um esporte mental, exigindo habilidade, estratégia, e concentração para vencer. Além disso, o jogo de dama é frequentemente usado como uma ferramenta educacional para ensinar habilidades matemáticas e de resolução de problemas.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O jogo da dama foi introduzido na Europa no século

(A) XV.

(B) XVI.

(C) XVII.

(D) XVIII.

QUESTÃO 02

O país que provavelmente desenvolveu a versão moderna da dama foi

(A) Brasil.

(B) Inglaterra.

(C) Austrália.

(D) Japão.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas às características históricas – culturais do Jogo de Dama.

EGÍPCIACULTURASRENASCIMENTODAMAEUROPA

O jogo de __________________é um jogo de tabuleiro que tem origem________________________ e é jogado em todo mundo. Acredita-se que o jogo tenha sido inventado há mais de 5.000 anos, e que tenha sido jogado por muitas _______________________ antigas. A versão moderna do jogo de dama foi desenvolvida na _________________________durante a idade média, e se tornou popular em todo continente durante o ________________________.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Como o jogo de dama se espalhou pelo mundo?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoGO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.