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Educação Física – Jogo da Onça – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 14 de Outubro de 2022.

ORIGEM

O Jogo da onça é um jogo popular, tradicionalmente jogado no chão. Idealizado pelos povos indígenas brasileiros da etnia Bororo da região do Mato grosso, antes da colonização portuguesa, também conhecido como “ADUGO”, jaguar (onça na língua dos Bororos), bastante semelhança com o “Jogo Bagha-Chall“, de origem nepalesa e com o antigo “Jogo da Puma”, de origem Inca. O tabuleiro foi primordialmente traçado na terra e com utilização de pedras como peças dos jogo.

CARACTERÍSTICAS 

O jogo possui um tabuleiro em formato de um quadrado dividido em 04 partes , formando 04 quadrantes maiores, que também são subdivididos totalizando 16 quadrantes pequenos. Traça-se um X em cada um dos quadrantes maiores. Na base do tabuleiro (base) há um triângulo dividido em 04 partes.

Imagens disponíveis em:
https://media-public.canva.com/MAASsSzKZ8k/1/thumbnail_large-1.png.
e https://media-public.canva.com/MADBzYx2Gpc/1/thumbnail_large-1.jpg. Acesso: 14 de Outubro de 2022.

Jogo de estratégia que simula uma caçada, onde um jogador controla a onça e o outro controla os tamanduás, bastante similar ao jogo de damas, estimulando o raciocínio lógico e a tomada de decisões, além de promover a socialização e o respeito entre os jogadores.

OBJETIVO 

O objetivo da onça é capturar 05 tamanduás, enquanto o objetivo dos tamanduás é cercar, encurralar a onça e imobilizá-la, impedindo-a de se mover no tabuleiro.

REGRAS 

O jogo possui regras simples, mas requer estratégia e planejamento para ser vencido.

As regras do jogo são as seguintes:

Quantidade de jogadores: 02

DISTRIBUIÇÃO DAS PEÇAS NO TABULEIRO

01 peça representa a ONÇA e as outras 14 peças iguais representam os TAMANDUÁS.

No centro do tabuleiro, há uma casa especial chamada “tocador”, (ponto central do tabuleiro).

Os 14 tamanduás são distribuídos nos 14 quadrantes no tabuleiro atrás da onça, sendo 07 do lado direito e 07 do lado esquerdo.

INÍCIO DO JOGO

A partida inicia-se com o jogador que representa a ONÇA, que movimentará 01 casa por vez, em linha reta e em qualquer direção (direita, esquerda, frente, trás e em diagonal).

A captura do TAMANDUÁ acontece quando a onça salta sobre o tamanduá adjacente e posicionando-se do outro lado na casa que deve estar vazia. A peça capturada é retirada do tabuleiro.

A onça não pode ser capturada, e é considerada presa quando é encurralada, imobilizada e ou forçada a entrar na “armadilha ou toca” (parte triangular do tabuleiro) sem possibilidade de movimentar-se no tabuleiro.

A onça não é obrigada a capturar os tamanduás e pode realizar múltiplas capturas.

Os tamanduás também movimentam 01 casa por vez em linha reta e em qualquer direção (direita, esquerda, frente, trás e em diagonal), mas não faz captura. Devem se proteger mutuamente impedindo que a onça os capture nessa linha.

FIM DO JOGO

O jogo termina ou com a captura de 05 tamanduás por parte da onça ou com a prisão da onça por parte dos tamanduás.

IMPORTÂNCIA HISTÓRICAS E CULTURAL

O Jogo da onça possui uma grande importância histórica e cultural para os povos indígenas brasileiros, transmitido de geração em geração como parte da cultura e identidade desses povos.

Além disso, o jogo também possui um significado simbólico para os indígenas. A onça é um animal sagrado e respeitado, considerado um símbolo de força e poder. O jogo representa a relação entre a onça e os caçadores, simbolizando a luta entre o homem e a natureza.

RESGATE 

Atualmente, o Jogo da onça tem sido resgatado e valorizado como forma de preservar a cultura indígena e promover a inclusão social. Ele é utilizado em atividades educativas e recreativas, sendo uma forma de fortalecer a identidade indígena e valorizar suas tradições.

Questão 01 

O Jogo da onça é um jogo de tabuleiro genuinamente brasileiro, idealizado pelo povos indígenas da etnia

(A) Pataxó.

(B) Yanomami.

(C) Guarani.

(D) Bororo.

Questão 02

Leia os enunciados referentes às características do jogo da onça.

I. O jogo da onça representa a relação entre a onça e os tamanduás, simbolizando a luta entre o homem e a natureza.

II. É um jogo de estratégia que simula uma caçada, onde um jogador controla a onça e o outro jogador controla os tamanduás.

III. O jogo termina ou com a captura de cinco tamanduás por parte da onça ou com a prisão da onça por parte dos tamanduás.

IV. Infelizmente, na atualidade, o Jogo da onça foi esquecido e suprimido pelas comunidades indígenas, enfraquecendo a cultura e identidade das tradições indígenas.

(A) todos os enunciados estão corretos.

(B) apenas o enunciado IV está incorreto.

(C) apenas os enunciados I, II estão corretos.

(D) nenhum dos enunciados está correto. 

Questão 03

Qual o objetivo do jogo da onça? 

Questão 04

Qual importância histórica e cultural do jogo da onça para os povos indígenas brasileiros?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em educação física
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.

Seabra, Carlos – O livro dos jogos das crianças indígenas e africanas / Carlos Seabra; ilustração de Willian Yukio. 1. ed. Itapira, SP: editora Estrela Cultural, 2019.