You are currently viewing Educação física – Jogo Bagha Chall – Características históricas e culturais.

Educação física – Jogo Bagha Chall – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 19 de maio de 2023.

O jogo BAGHA CHALL é um jogo de tabuleiro tradicional do Nepal que também é conhecido como o jogo de “tigre e ovelhas”, acredita-se que o tenha sido criado a mais de 2.000 anos e tenha sido jogado pelos antigos reis do Nepal.

Uma das teorias sobre a origem do jogo é que o jogo foi criado pelos guerreiros do exercito de Gorkha, que lutaram contra os britânicos no século XIX. Segundo essa teoria, o jogo teria sido criado para treinar estratégias de guerra e a habilidade de movimentação das tropas.

Outra teoria é de que a história do jogo remonta a uma lenda em que um tigre cansado de caçar presas menores decidiu atacar um rebanho de ovelhas. As ovelhas por sua vez se uniram para lutar contra o tigre e proteger seu rebanho.

O jogo é uma representação dessa lenda, onde um jogador controla o tigre e o outro controla as ovelhas. Apesar das diferentes teorias, o jogo é popular no Nepal e em outras partes do sul da Ásia, e é frequentemente jogado em festivais e celebrações. Além disso, o jogo também é usado como ferramenta educacional para ensinar habilidades de estratégias e pensamento crítico para crianças.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O jogo Bagha Chall é originário

(A) do Nepal.

(B) da China.

(C) do Japão.

(D) da Coréia.

QUESTÃO 02

O termo “Bagha Chall” significa

(A) jogo do elefante e do rato.

(B) jogo do tigre e das ovelhas.

(C) jogo do leopardo e dos macacos.

(D) jogo da onça e dos cachorros.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas às características do Jogo Bagha Chall.

 OVELHASFESTIVAISCULTURALENDATIGRE

O Jogo Bagha Chall é importe na _______________________ nepalesa, no qual está associada à criação de uma _________________ em que um _________________ cansado de caçar suas presas menores decidiu atacar um rebanho de _______________. Esse jogo é bastante popular entre os jovens e é jogado em __________________ e celebrações.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Como o jogo Bagha Chall pode ser adaptado e inovado para atender as necessidades e interesses de diferentes públicos e contextos, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.