You are currently viewing Educação Física – Huka – huka – Características históricas e culturas.

Educação Física – Huka – huka – Características históricas e culturas.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/4153/4976264676_325f69fc1b_c.jpg. Acesso: 01 de abril de 2022.

Huka Huka é uma luta tradicional indígena brasileira que tem suas raízes nos grupos indígenas do Xingu, localizada no Estado do Mato Grosso. Acredita-se que a luta tenha sido desenvolvida há mais de 2.000 anos pelos povos indígenas Bakairi e povos da região como uma forma de defesa pessoal e para resolver conflitos entre tribos.

A palavra “Huka Huka” significa “lutar” na língua dos indígenas Kamayurás, uma dos grupos indígenas que praticam a luta. Huka-huka é praticada durante a cerimônia sagrada do Quarup onde os lutadores após serem convocados pelo homem chefe se posicionarem frente a frente na arena de luta, movimentam -se de forma circular no sentido horário e ajoelham-se e encaram-se para iniciar a luta.

A luta Huka-huka é praticada de joelhos, caracterizada por movimentos rápidos e fluidos, que combinam golpes de mãos, pés, joelhos e cotovelos, além de técnicas de imobilização e projeção.

A luta Huka Huka é vista como uma forma de honrar os antepassados e fortalecer a comunidade, durante muito tempo foi mantida em segredo por muitos anos, sendo praticada apenas dentro das aldeias. No entanto, a partir da década de 1980, alguns mestres indígenas começaram a divulgar a técnica para o mundo exterior, permitindo que outras pessoas aprendessem e praticassem a luta.

Hoje em dia, a luta Huka – Huka é praticada em todo o Brasil e em outros países, como Estados Unidos, França e Japão. A técnica é valorizada por sua eficácia como arte marcial, mas também por sua importância cultural e histórica para os povos indígenas da região amazônica.

Questão 01

O significado da palavra “Huka – Huka” refere-se a

(A) paz.

(B) amor.

(C) lutar.

(D) dançar.

Questão 02

O início da luta Huka-huka da-se quando

(A) o lutador fica deitado ao lado do oponente.

(B) o lutador fica correndo em círculo contra o oponente. 

(C) o lutador fica ajoelhado e imobilizando o oponente.  

(D) o lutador fica em pé, frente a seu oponente.

Questão 03

Sobre os Elementos constitutivos da Luta Huka- Huka, relacione – os as suas características

01 – LIMPEZA INTERNA

02 – ESCARIFICAÇÃO (SANGRIA) 

03 – JEJUM

04 – ENFEITES

05 – PINTURA CORPORAL

06 – VESTIMENTAS

_______________________________grafismos na pele representando desenhos de animais pintados com tinta de urucum e jenipapo.

________________________________adornos confeccionados com: linhas, plumas, miçangas e placas de caramujo.

________________________________nos meses anteriores os lutadores ingerem chás e preparos para provocar vômitos e fazer a limpeza interna.  

________________________________a pele é arranhada com escarificador, objeto  confeccionado com parte de cabaça e dente de peixe cachorra do rabo amarelo, para fortalecer e purificar o corpo. 

_________________________________cinturões coloridos feitos com pele de onça e proteções especiais com panos grossos para os joelhos e canelas

_________________________________na noite que antecede a disputa, é obrigatório, ninguém pode dormir, pois segundo o ditado quem dorme, sonha e perde a luta.

Questão 04

A luta Huka – huka pode ser usada para promover a inclusão social e a diversidade cultural?

AutoriaElaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnicos e táticos, indumentária, materiais, instalações e instituições) das lutas do Brasil.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.