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Educação Física – Huka – Huka – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem gerada pelo CHATGPT. Acesso: 02 de Abril de 2024.

Huka-Huka

Huka-Huka é uma luta tradicional indígena brasileira com raízes nos povos do Xingu, especialmente no Estado do Mato Grosso. Acredita-se que essa prática tenha se desenvolvido há mais de 2.000 anos entre os povos indígenas Bakairi e outros grupos da região.

O nome “Huka-Huka” não significa literalmente “lutar”. A expressão está associada ao som emitido pelos lutadores durante o combate, em alusão aos esturros de uma onça. Esse som marcante é uma característica da prática e representa força e bravura.

A Huka-Huka é praticada durante a cerimônia sagrada do Quarup, que homenageia os mortos ilustres da comunidade. Após a convocação do chefe da aldeia, os lutadores se posicionam frente a frente na arena, movimentam-se em círculos no sentido horário, ajoelham-se e se encaram antes de iniciar o combate.

A luta é realizada de joelhos e caracteriza-se por movimentos rápidos e fluidos, utilizando técnicas de desequilíbrio, projeção e imobilização. São empregados braços e tronco, mas sem o uso de golpes contundentes. Mais do que um confronto físico, a Huka-Huka é um ritual de honra aos antepassados, que reafirma os valores culturais e o senso de coletividade dos povos do Xingu.

Durante muito tempo, essa prática permaneceu restrita às aldeias e pouco conhecida fora do contexto indígena, sendo atualmente reconhecida como um importante patrimônio cultural imaterial.

Questão 01

O significado da palavra “Huka – Huka” refere-se a

(A) paz.

(B) amor.

(C) lutar.

(D) dançar.

Questão 02

O início da luta Huka-huka da-se quando

(A) o lutador fica deitado ao lado do oponente.

(B) o lutador fica correndo em círculo contra o oponente. 

(C) o lutador fica ajoelhado e imobilizando o oponente.  

(D) o lutador fica em pé, frente a seu oponente.

Questão 03

Sobre os Elementos constitutivos da Luta Huka- Huka, relacione – os as suas características

01 – LIMPEZA INTERNA

02 – ESCARIFICAÇÃO (SANGRIA) 

03 – JEJUM

04 – ENFEITES

05 – PINTURA CORPORAL

06 – VESTIMENTAS

_______________________________grafismos na pele representando desenhos de animais pintados com tinta de urucum e jenipapo.

________________________________adornos confeccionados com: linhas, plumas, miçangas e placas de caramujo.

________________________________nos meses anteriores os lutadores ingerem chás e preparos para provocar vômitos e fazer a limpeza interna.  

________________________________a pele é arranhada com escarificador, objeto  confeccionado com parte de cabaça e dente de peixe cachorra do rabo amarelo, para fortalecer e purificar o corpo. 

_________________________________cinturões coloridos feitos com pele de onça e proteções especiais com panos grossos para os joelhos e canelas

_________________________________na noite que antecede a disputa, é obrigatório, ninguém pode dormir, pois segundo o ditado quem dorme, sonha e perde a luta.

Questão 04

A luta Huka – Huka pode ser usada para promover a inclusão social e a diversidade cultural?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoLicenciatura em Educação física
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnicos e táticos, indumentária, materiais, instalações e instituições) das lutas do Brasil
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

MADEIRA, S. P. Ritual de iniciação no Alto Xingu: a reclusão feminina Kamayurá. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n. 40, p. 403-21. Disponível em: Ritual de iniciação no Alto Xingu: a reclusão feminina Kamayurá | Revista de Ciências Humanas