Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Huka-Huka
Huka-Huka é uma luta tradicional indígena brasileira com raízes nos povos do Xingu, especialmente no Estado do Mato Grosso. Acredita-se que essa prática tenha se desenvolvido há mais de 2.000 anos entre os povos indígenas Bakairi e outros grupos da região.
O nome “Huka-Huka” não significa literalmente “lutar”. A expressão está associada ao som emitido pelos lutadores durante o combate, em alusão aos esturros de uma onça. Esse som marcante é uma característica da prática e representa força e bravura.
A Huka-Huka é praticada durante a cerimônia sagrada do Quarup, que homenageia os mortos ilustres da comunidade. Após a convocação do chefe da aldeia, os lutadores se posicionam frente a frente na arena, movimentam-se em círculos no sentido horário, ajoelham-se e se encaram antes de iniciar o combate.
A luta é realizada de joelhos e caracteriza-se por movimentos rápidos e fluidos, utilizando técnicas de desequilíbrio, projeção e imobilização. São empregados braços e tronco, mas sem o uso de golpes contundentes. Mais do que um confronto físico, a Huka-Huka é um ritual de honra aos antepassados, que reafirma os valores culturais e o senso de coletividade dos povos do Xingu.
Durante muito tempo, essa prática permaneceu restrita às aldeias e pouco conhecida fora do contexto indígena, sendo atualmente reconhecida como um importante patrimônio cultural imaterial.
Questão 01
O significado da palavra “Huka – Huka” refere-se a
(A) paz.
(B) amor.
(C) lutar.
(D) dançar.
Questão 02
O início da luta Huka-huka da-se quando
(A) o lutador fica deitado ao lado do oponente.
(B) o lutador fica correndo em círculo contra o oponente.
(C) o lutador fica ajoelhado e imobilizando o oponente.
(D) o lutador fica em pé, frente a seu oponente.
Questão 03
Sobre os Elementos constitutivos da Luta Huka- Huka, relacione – os as suas características
01 – LIMPEZA INTERNA
02 – ESCARIFICAÇÃO (SANGRIA)
03 – JEJUM
04 – ENFEITES
05 – PINTURA CORPORAL
06 – VESTIMENTAS
_______________________________grafismos na pele representando desenhos de animais pintados com tinta de urucum e jenipapo.
________________________________adornos confeccionados com: linhas, plumas, miçangas e placas de caramujo.
________________________________nos meses anteriores os lutadores ingerem chás e preparos para provocar vômitos e fazer a limpeza interna.
________________________________a pele é arranhada com escarificador, objeto confeccionado com parte de cabaça e dente de peixe cachorra do rabo amarelo, para fortalecer e purificar o corpo.
_________________________________cinturões coloridos feitos com pele de onça e proteções especiais com panos grossos para os joelhos e canelas.
_________________________________na noite que antecede a disputa, é obrigatório, ninguém pode dormir, pois segundo o ditado quem dorme, sonha e perde a luta.
Questão 04
A luta Huka – Huka pode ser usada para promover a inclusão social e a diversidade cultural?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Licenciatura em Educação física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnicos e táticos, indumentária, materiais, instalações e instituições) das lutas do Brasil |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. MADEIRA, S. P. Ritual de iniciação no Alto Xingu: a reclusão feminina Kamayurá. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n. 40, p. 403-21. Disponível em: Ritual de iniciação no Alto Xingu: a reclusão feminina Kamayurá | Revista de Ciências Humanas |