Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Huka Huka é uma luta tradicional indígena brasileira que tem suas raízes nos grupos indígenas do Xingu, localizada no Estado do Mato Grosso. Acredita-se que a luta tenha sido desenvolvida há mais de 2.000 anos pelos povos indígenas Bakairi e povos da região como uma forma de defesa pessoal e para resolver conflitos entre tribos.
A palavra “Huka Huka” significa “lutar” na língua dos indígenas Kamayurás, uma dos grupos indígenas que praticam a luta. Huka-huka é praticada durante a cerimônia sagrada do Quarup onde os lutadores após serem convocados pelo homem chefe se posicionarem frente a frente na arena de luta, movimentam -se de forma circular no sentido horário e ajoelham-se e encaram-se para iniciar a luta.
A luta Huka-huka é praticada de joelhos, caracterizada por movimentos rápidos e fluidos, que combinam golpes de mãos, pés, joelhos e cotovelos, além de técnicas de imobilização e projeção.
A luta Huka Huka é vista como uma forma de honrar os antepassados e fortalecer a comunidade, durante muito tempo foi mantida em segredo por muitos anos, sendo praticada apenas dentro das aldeias.
Questão 01
O significado da palavra “Huka – Huka” refere-se a
(A) paz.
(B) amor.
(C) lutar.
(D) dançar.
Questão 02
O início da luta Huka-huka da-se quando
(A) o lutador fica deitado ao lado do oponente.
(B) o lutador fica correndo em círculo contra o oponente.
(C) o lutador fica ajoelhado e imobilizando o oponente.
(D) o lutador fica em pé, frente a seu oponente.
Questão 03
Sobre os Elementos constitutivos da Luta Huka- Huka, relacione – os as suas características
01 – LIMPEZA INTERNA
02 – ESCARIFICAÇÃO (SANGRIA)
03 – JEJUM
04 – ENFEITES
05 – PINTURA CORPORAL
06 – VESTIMENTAS
_______________________________grafismos na pele representando desenhos de animais pintados com tinta de urucum e jenipapo.
________________________________adornos confeccionados com: linhas, plumas, miçangas e placas de caramujo.
________________________________nos meses anteriores os lutadores ingerem chás e preparos para provocar vômitos e fazer a limpeza interna.
________________________________a pele é arranhada com escarificador, objeto confeccionado com parte de cabaça e dente de peixe cachorra do rabo amarelo, para fortalecer e purificar o corpo.
_________________________________cinturões coloridos feitos com pele de onça e proteções especiais com panos grossos para os joelhos e canelas.
_________________________________na noite que antecede a disputa, é obrigatório, ninguém pode dormir, pois segundo o ditado quem dorme, sonha e perde a luta.
Questão 04
A luta Huka – huka pode ser usada para promover a inclusão social e a diversidade cultural?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnicos e táticos, indumentária, materiais, instalações e instituições) das lutas do Brasil. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 |