You are currently viewing Educação Física – Handebol – Características históricas e culturais.

Educação Física – Handebol – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

https://www.canva.com/design/DAGAKUGFKcQ/5PbAcPzMUJtKng8BSBBX-Q/edit?utm_content=DAGAKUGFKcQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton. Acesso: 21 de março de 2022.

A história do handebol remonta a vários séculos, com suas origens em jogos praticados em diferentes partes do mundo. 

No entanto, a forma moderna do handebol como conhecemos hoje teve seu desenvolvimento principalmente na Europa, especialmente na Alemanha.

  • Origens Antigas: Jogos semelhantes ao handebol podem ser rastreados em civilizações antigas, onde diferentes formas de jogar com uma bola foram praticadas. Na Grécia Antiga, por exemplo, havia um jogo chamado “Urânia”, que envolvia passar uma bola entre jogadores e marcar pontos.
  • Século XIX: O handebol moderno começou a se desenvolver no final do século XIX e início do século XX na Europa. Na Alemanha, por volta de 1890, havia uma versão do handebol sendo jogada nas escolas, onde os estudantes passavam uma bola para marcar gols.
  • Padronização das Regras: Em 1917, o professor alemão Karl Schelenz padronizou as regras de diferentes variações do handebol em um único conjunto de regras. Ele desenvolveu um jogo que era uma mistura de futebol, basquete e hóquei sobre grama, e chamou-o de “torball”, que mais tarde foi renomeado como “handebol”.
  • Expansão Internacional: O handebol cresceu rapidamente em popularidade na Europa, e a primeira federação internacional, a Federação Internacional de Handebol (IHF), foi fundada em 1946. A IHF trabalhou para estabelecer regras uniformes e promover o esporte em todo o mundo.
  • Jogos Olímpicos: O handebol foi apresentado como esporte de exibição nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 e foi oficialmente incluído no programa olímpico nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972.
  • Crescimento Global: Nas décadas seguintes, o handebol continuou a crescer em popularidade em todo o mundo. Hoje, é praticado em mais de 180 países e é um dos esportes mais populares, especialmente na Europa, onde é muito competitivo em nível nacional e internacional.

A história do handebol é uma narrativa de evolução constante, desde suas origens antigas até sua forma moderna como um esporte globalmente reconhecido e praticado.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

A história do handebol remonta a vários séculos, com suas origens em jogos praticados em diferentes partes do mundo. O handebol moderno teve origem 

(A) na Alemanha, século XIX.

(B) na Suécia, século XVIII.

(C) nos Estados Unidos, século XX.

(D) na França, século XVI.

QUESTÃO 02

Fundador do handebol moderno que desenvolveu um jogo , misto de futebol, basquete e hóquei sobre grama, e chamou-o de “torball”, que mais tarde foi renomeado como “handebol”

(A) James Naismith.

(B) Pierre de Coubertin.

(C) Karl Schelenz.

(D) William G. Morgan.

QUESTÃO 03

Para registrar em seu caderno. 

a)  Como o handebol se espalhou pelo mundo após sua criação inicial?

b) Quais foram os eventos-chave na história do handebol que ajudaram a popularizar o esporte internacionalmente?

QUESTÃO 04

Para registrar em seu caderno. 

a) Qual é a história da inclusão do handebol nos Jogos Olímpicos e em outros eventos esportivos internacionais?

b) Quais foram os principais avanços tecnológicos que influenciaram a prática e a popularização do handebol ao longo dos anos?

c) Como o handebol se adaptou e cresceu em diferentes culturas ao redor do mundo desde sua origem?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidades / Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.