You are currently viewing Educação física – Golfe – Regras básicas.

Educação física – Golfe – Regras básicas.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/52/Equipe_de_Golfe_Brasileira_%2822050497165%29.jpg. Acesso: 05 de Novembro de 2022.

OBJETIVO DO JOGO

O objetivo do golfe é completar cada buraco do campo de golfe com o menor número de tacadas possível. 

O jogador deve acertar a bola de golfe do TEE (local de partida) para o GREEN (área onde está localizado o buraco) e colocar a bola no buraco com o menor número de tacadas possível. 

O JOGO 

  • Os jogadores devem seguir a ordem de tacadas, com o jogador que tiver a menor pontuação no buraco anterior sendo o primeiro a jogar.
  • Se a bola sair do campo de jogo, o jogador deve colocá-la de volta em jogo a partir do ponto onde ela saiu, adicionando uma tacada à sua pontuação.
  •  Existem diferentes tipos de tacos que podem ser usados, dependendo da distância e do tipo de tacada que o jogador deseja fazer.
  • Os jogadores devem respeitar as regras de etiqueta do golfe, como manter o silêncio durante as tacadas dos outros jogadores e não andar na linha de jogo de outros jogadores.
  • O jogador com a menor pontuação total ao final dos 18 buracos é o vencedor.

CAMPO DE GOLFE

No campo de Golfe podem existir no percurso até o buraco e alguns obstáculos como lagos, bancos de areia, árvores e lugares com grama mais alta e baixa.

NÚMERO DE JOGADORES

O golfe pode ser jogado tato Individualmente quanto em grupos de 02 a 04 jogadores.

VESTIMENTA

A vestimenta no golfe é geralmente formal e respeitosa. 

Os jogadores devem seguir um código de vestimenta específico em muitos campos de golfe. Aqui estão algumas diretrizes comuns para a vestimenta no golfe:

Camisa com gola: Os jogadores devem usar camisas com gola, como camisas de polo ou camisas de golfe. Camisetas sem gola não são permitidas.

Calças ou bermudas: Calças compridas são geralmente preferidas, mas algumas instalações permitem bermudas desde que sejam de comprimento adequado. Shorts muito curtos ou jeans geralmente não são permitidos.

Saias ou vestidos: Mulheres podem usar saias ou vestidos de golfe, desde que estejam em conformidade com o comprimento adequado.

Sapatos de golfe: Sapatos de golfe com cravos são recomendados para fornecer tração adequada no campo. Tênis ou sapatos casuais podem não ser permitidos.

Chapéus ou viseiras: Muitos jogadores usam chapéus ou viseiras para proteger-se do sol. Eles também podem ser uma parte da vestimenta tradicional do golfe.

Luvas: As luvas de golfe são acessórios essenciais para os jogadores de golfe. 

Elas são usadas para melhorar o grip e o controle do taco durante o swing. Existem diferentes tipos de luvas de golfe disponíveis no mercado, feitas de materiais como couro, sintético ou tecido.

EQUIPAMENTOS

Existem vários tipos de tacos de golfe, cada um projetado para diferentes situações e necessidades do jogador. Alguns dos tipos mais comuns de tacos de golfe incluem:

TACO DE MADEIRA: Também conhecido como driver, é usado para fazer o primeiro tiro em cada buraco. É projetado para fornecer a maior distância possível.

TACO DE FERRO: Existem vários tipos de tacos de ferro, numerados de 1 a 9. Cada número representa um ângulo diferente de loft (inclinação da face do taco). Os tacos de ferro são usados para diferentes distâncias e trajetórias de bola.

TACO DE CUNHA: Existem diferentes tipos de cunhas, como a cunha de areia, cunha de gap e cunha de lob. Esses tacos são usados para fazer tiros curtos e precisos ao redor do green.

TACO DE CUNHA: Existem diferentes tipos de cunhas, como a cunha de areia, cunha de gap e cunha de lob. Esses tacos são usados para fazer tiros curtos e precisos ao redor do green.

TACO DE PUTTER: Usado para fazer os últimos tiros no green, geralmente para colocar a bola no buraco. Os putters têm uma face plana e são projetados para rolar a bola suavemente.

TACO HÍBRIDO: Também conhecido como resgate, é uma combinação de taco de madeira e taco de ferro. É usado para tiros de longa distância e é mais fácil de controlar do que um taco de madeira.

TACO DE CHIP: Semelhante a um putter, mas com um loft maior, é usado para fazer tiros curtos e rasantes ao redor do green.

Esses são apenas alguns exemplos dos tipos de tacos de golfe disponíveis. Cada jogador pode ter uma combinação diferente de tacos em seu conjunto, dependendo de suas preferências e estilo de jogo.

BOLA 

Normalmente é branca e tem cerca de 300 a 400 buracos esféricos . As regulamentações estabelecidas dizem que o diâmetro da bola não pode ser inferior a 42,67 mm, nem o seu peso ser superior a 45,93 gramas.

SACOS ou TROLLEY

Podem ser levados nas costas, ou um trolley para os transportar. 

MEDIDORES DE DISTÂNCIA

Aparelhos utilizados para medir a distância até o alvo.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O golfe é um esporte que combina habilidade, estratégia, precisão e concentração e seu objetivo refere-se a

(A) acertar a bola no buraco com o menor número de tacadas possível.

(B) acertar a bola no buraco com o maior número de tacadas possível.

(C) acertar a bola o mais longe possível do Green.

(D) acertar a bola o mais próximo possível do Tee.

QUESTÃO 02

O “GREEN” no golfe atribui – se a

(A) área onde o jogador faz o primeiro arremesso.

(B) área onde o jogador faz o último arremesso.

(C) área ao redor do buraco onde a bola deve ser colocada.

(D) área onde se posiciona a bola para início do jogo.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Durante o jogo, o golfista pode deparar-se com vários obstáculos em seu percurso. Descreva os possíveis obstáculos existentes em um campo de golfe.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. No jogo de golfe, os tacos são projetados para diferentes situações e necessidades do jogador. Identifique-os e explique sobre a função de cada um deles.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

 Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.