You are currently viewing Educação Física: Ginástica competitiva e não competitiva

Educação Física: Ginástica competitiva e não competitiva

Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/doodle-personagem-para-menina-fazendo-ilustracao-de-ginastica_1141832.htm#page=3&query=gin%C3%A1stica%20desenho&position=29&from_view=search > acesso em 22, jan. 2022.

Ginástica competitiva e não competitiva

A palavra Ginástica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortalecer o corpo e também dar-lhe agilidade. A ginástica remonta à Grécia Antiga, porque os gregos tinham o hábito de praticar vários exercícios, como forma de preparar o corpo para as ações militares. A Ginástica tem como uma das suas definições “A arte de movimentar o corpo” e pode ser atualmente classificada, segundo a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) como: competitiva e não competitiva.

Na modalidade competitiva, o palco é marcado pelas grandes competições, como as Olimpíadas, onde a busca pela excelência técnica e a superação de limites são os principais focos. Aqui, disciplina, treino árduo e performances impecáveis são o caminho para a vitória, seja na Ginástica Artística, Aeróbica, Rítmica ou de Trampolim. É o mundo onde os atletas se desafiam em busca do pódio, impulsionados pela competição e pelo desejo de alcançar o topo.

Já na ginástica não competitiva, o cenário é outro. Não se trata de medalhas ou pontos, mas sim de explorar o corpo, promover o bem-estar e o autoconhecimento. A Ginástica Acrobática, a de conscientização corporal e a Ginástica para Todos são algumas exemplos e  encontradas em academias, grupos, clubes e escolas. Aqui, o objetivo é diferente: valoriza-se a união, a diversão e a saúde física e mental.

Enquanto a ginástica competitiva exige um foco intenso na performance e na busca por resultados, a não competitiva abre espaço para a expressão individual, para a descoberta de novas habilidades e para o prazer de se movimentar. Ambas têm seu valor e contribuem de maneira única para o universo da ginástica, cada uma atendendo a diferentes aspirações e necessidades dos praticantes.

QUESTÃO 1

De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), a Ginástica é uma forma de exercício físico classificada em duas modalidades. Quais são elas e exemplifique cada uma.

QUESTÃO 2

Complete as frases abaixo:

A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade.  A Ginástica Artística é subdividida em ____________________ e _____________________;

Ginástica Artística Masculina ou GAM –  Aparelhos: Cavalo com alças, Argolas, Barras Paralelas, Barra Fixa, Salto e Solo (_________________ a execução de música);

Ginástica Artística Feminina ou GAF – Aparelhos: Barras Assimétricas, Trave de Equilíbrio, Salto e Solo (_________________ execução de música).

QUESTÃO 3

A ginástica para todos traz benefícios para seu corpo e mente, escreva pelo menos 5 delas e cite uma das ginásticas que você pratica ou gostaria de praticar.

QUESTÃO 4

Encontre no caça-palavras as palavras da tabela abaixo que fazem referência aos elementos da ginástica. Depois junto com seus amigos escolham a música preferida de vocês e montem uma coreografia com esses movimentos.

SALTOSEQUILÍBRIOGIROSROTAÇÕES ACROBACIAS
QEASDFGHJKLÇ
WQFSGHJZXCVB
EUZSALTOSCVÇ
RIDFFGHJKLÇL
TLQWERTYUIOK
YIADFGIROSVJ
UBWERTYUIOPH
IRACROBACIAS
OIMNBVCXZQRF
ROTAÇÕESVBND

Saiba mais

Vamos assistir o vídeo da professora Denise de Castro, que vai nos contar um pouquinho sobre as ginásticas que possibilitam maior consciência corporal, ela vai falar especificamente sobre o pilates.

https://www.youtube.com/embed/3OlwxHAx6Uk?start=3&feature=oembedCanal Profdenise Castro “Desafio do aviãozinho”. Disponível em: < https://youtu.be/QWWQFikl4Zs >. Acesso em 29 abr. 2022.

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
Formação Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF05EF07) Vivenciar e criar de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, construindo coreografias a partir da análise do cotidiano.
(GO-EF05EF17) Praticar diversas manifestações da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo humano, reconhecendo suas potencialidades e limitações, considerando os aspectos biológicos e culturais.
Referências Site CBO (Confederação Brasileira de Ginástica) – https://www.cbginastica.com.br/faq – Acesso em 19/03/2022.

Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.