Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/doodle-personagem-para-menina-fazendo-ilustracao-de-ginastica_1141832.htm#page=3&query=gin%C3%A1stica%20desenho&position=29&from_view=search > acesso em 22, jan. 2022.
Ginástica competitiva e não competitiva
A palavra Ginástica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortalecer o corpo e também dar-lhe agilidade. A ginástica remonta à Grécia Antiga, porque os gregos tinham o hábito de praticar vários exercícios, como forma de preparar o corpo para as ações militares. A Ginástica tem como uma das suas definições “A arte de movimentar o corpo” e pode ser atualmente classificada, segundo a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) como: competitiva e não competitiva.
Na modalidade competitiva, o palco é marcado pelas grandes competições, como as Olimpíadas, onde a busca pela excelência técnica e a superação de limites são os principais focos. Aqui, disciplina, treino árduo e performances impecáveis são o caminho para a vitória, seja na Ginástica Artística, Aeróbica, Rítmica ou de Trampolim. É o mundo onde os atletas se desafiam em busca do pódio, impulsionados pela competição e pelo desejo de alcançar o topo.
Já na ginástica não competitiva, o cenário é outro. Não se trata de medalhas ou pontos, mas sim de explorar o corpo, promover o bem-estar e o autoconhecimento. A Ginástica Acrobática, a de conscientização corporal e a Ginástica para Todos são algumas exemplos e encontradas em academias, grupos, clubes e escolas. Aqui, o objetivo é diferente: valoriza-se a união, a diversão e a saúde física e mental.
Enquanto a ginástica competitiva exige um foco intenso na performance e na busca por resultados, a não competitiva abre espaço para a expressão individual, para a descoberta de novas habilidades e para o prazer de se movimentar. Ambas têm seu valor e contribuem de maneira única para o universo da ginástica, cada uma atendendo a diferentes aspirações e necessidades dos praticantes.
QUESTÃO 1
De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), a Ginástica é uma forma de exercício físico classificada em duas modalidades. Quais são elas e exemplifique cada uma.
QUESTÃO 2
Complete as frases abaixo:
A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. A Ginástica Artística é subdividida em ____________________ e _____________________;
Ginástica Artística Masculina ou GAM – Aparelhos: Cavalo com alças, Argolas, Barras Paralelas, Barra Fixa, Salto e Solo (_________________ a execução de música);
Ginástica Artística Feminina ou GAF – Aparelhos: Barras Assimétricas, Trave de Equilíbrio, Salto e Solo (_________________ execução de música).
QUESTÃO 3
A ginástica para todos traz benefícios para seu corpo e mente, escreva pelo menos 5 delas e cite uma das ginásticas que você pratica ou gostaria de praticar.
QUESTÃO 4
Encontre no caça-palavras as palavras da tabela abaixo que fazem referência aos elementos da ginástica. Depois junto com seus amigos escolham a música preferida de vocês e montem uma coreografia com esses movimentos.
SALTOS | EQUILÍBRIO | GIROS | ROTAÇÕES | ACROBACIAS |
Q | E | A | S | D | F | G | H | J | K | L | Ç |
W | Q | F | S | G | H | J | Z | X | C | V | B |
E | U | Z | S | A | L | T | O | S | C | V | Ç |
R | I | D | F | F | G | H | J | K | L | Ç | L |
T | L | Q | W | E | R | T | Y | U | I | O | K |
Y | I | A | D | F | G | I | R | O | S | V | J |
U | B | W | E | R | T | Y | U | I | O | P | H |
I | R | A | C | R | O | B | A | C | I | A | S |
O | I | M | N | B | V | C | X | Z | Q | R | F |
R | O | T | A | Ç | Õ | E | S | V | B | N | D |
Saiba mais
Vamos assistir o vídeo da professora Denise de Castro, que vai nos contar um pouquinho sobre as ginásticas que possibilitam maior consciência corporal, ela vai falar especificamente sobre o pilates.
https://www.youtube.com/embed/3OlwxHAx6Uk?start=3&feature=oembedCanal Profdenise Castro “Desafio do aviãozinho”. Disponível em: < https://youtu.be/QWWQFikl4Zs >. Acesso em 29 abr. 2022.
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF05EF07) Vivenciar e criar de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, construindo coreografias a partir da análise do cotidiano. (GO-EF05EF17) Praticar diversas manifestações da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo humano, reconhecendo suas potencialidades e limitações, considerando os aspectos biológicos e culturais. |
Referências | Site CBO (Confederação Brasileira de Ginástica) – https://www.cbginastica.com.br/faq – Acesso em 19/03/2022. Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |