You are currently viewing Educação Física – Ginástica para todos

Educação Física – Ginástica para todos

Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

A ginástica é uma atividade corporal completa, pois, contribui para o desenvolvimento nos aspectos motores, cognitivo, emocional, etc. e serve de base para a prática de outras atividades físicas, além de benefícios como coordenação, força, agilidade, confiança, disciplina, organização e criatividade. A importância da atividade física é fundamental em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, a atividade física é um importante meio de prevenção para combater doenças crônicas como diabete tipo 2 e hipertensão arterial.

 Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/pessoas-do-esporte-jovem-mulher-atletica-atividades-de-fitness-esportes-homem-e-exercicios-de-ginastica_10722723.htm#query=gin%C3%A1stica&position=37&from_view=search > acesso em 12, maio. 2022

Questão 1

De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), a Ginástica é uma forma de exercício físico classificada em duas modalidades, as competitivas e as não competitivas. Explique o que são as não competitivas e exemplifique com atividades do cotidiano.

Questão 2

Qual tipo de ginástica não se enquadra como modalidade competitiva? 

 a- Ginástica Artística;

 b- Ginástica de Trampolim; 

c- Ginástica Rítmica;

d- Ginástica para todos.

Após marcar a alternativa correta, conceituar essa modalidade.

Questão 3

A ginástica para todos (individual e coletiva, combina diferentes elementos como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, construindo coreografias a partir da análise do cotidiano) é uma atividade corporal completa, pois, contribui para o desenvolvimento nos aspectos motores, cognitivo, emocional (conscientização corporal e condicionamento físico), etc. e serve de base para a prática de outras atividades físicas. Sabendo disso, escreva quais são os benefícios que acontecem no corpo física e emocionalmente com a prática da ginástica.

Questão 4

Com relação aos conceitos das ginásticas não competitivas, preencha corretamente os campos abaixo:

  1. Ginástica Aeróbica;
  2. Ginástica Acrobática;
  3. Ginástica para todos.

Conceito:

(    )É uma modalidade de grande exigência física e técnica, com a particularidade de exigir também aos seus praticantes uma boa expressão artística e ritmo musical. A sua origem remota das artes circenses e popular e é praticada ao som de música, em pares (femininos, masculinos ou mistos) e grupos de ginastas (trios femininos e quadras masculinas).

(   ) É uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem-estar físico, psíquico e social aos praticantes.

(   ) É uma modalidade onde se executam padrões de movimentos aeróbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, originários da dança aeróbica tradicional, utilizando a estrutura e o estilo da música, e interpretando-a. Padrões de Movimentos Aeróbicos são a combinação simultânea de passos básicos e movimentos de braços executados de forma consecutiva, respeitando a característica da música para assim criar sequências dinâmicas, rítmicas e contínuas, de movimentos de alto e baixo impacto.


Saiba mais

Assista o vídeo da coreografia virtual de Ginástica para Todos grupo Cignus e preste bastante atenção na música e a mensagem passada.

Canal Cignus – Cultura, Esporte, Saúde e Sustentabilidade “Tempo de Sonhar – Coreografia Cignus UNATI 2021”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7QoBH5hH3iY>. Acesso em: 16 Mai 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Z_J2QM8j7Ih_6yVFmAtkH2ZPw0FvPZ2V?usp=sharing


Habilidade(GO-EF05EF07) Vivenciar e criar de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, construindo coreografias a partir da análise do cotidiano.
(GO-EF05EF17) Praticar diversas manifestações da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo humano, reconhecendo suas potencialidades e limitações, considerando os aspectos biológicos e culturais. 
ReferênciasSite CBG –https://www.cbginastica.com.br/faq – Acesso em 19/03/2022.

Darido, Suraya Cristina: Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Darido, Suraya Cristina: Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.