You are currently viewing Educação Física – Ginástica de conscientização corporal

Educação Física – Ginástica de conscientização corporal

Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/mao-desenhada-pacote-de-pessoas-fazendo-yoga_8488490.htm#query=YOGA%20CRIAN%C3%87AS%20DESENHO&position=8&from_view=search&track=ais&uuid=f06ade4e-9d11-40c6-bf82-285e9c5e611f > acesso em 24, maio. 2022.

Ginástica de conscientização corporal

As ginásticas de conscientização corporal podem ser definidas como atividades físicas que combinam movimentos lentos e suaves com exercícios de respiração para fortalecer a conexão entre corpo e mente.

Ao praticar, aprendemos a entender os limites do nosso corpo, como se estivéssemos decifrando um enigma. E não é só isso! Descobrimos nossa própria força interior, aquela energia mágica que nos faz únicos. É como se estivéssemos explorando um mapa, mas em vez de procurar tesouros escondidos, estamos descobrindo o poder incrível que está dentro de nós mesmos.

Então, imagine-se como um explorador destemido, desvendando os segredos do seu corpo enquanto faz movimentos suaves e aprende a respirar de maneira especial. É como se estivéssemos nos tornando heróis da nossa própria história, entendendo como nos sentimos e nos movemos, e isso é realmente empolgante!

Algumas dessas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental, como por exemplo: yoga, tai chi chuan, pilates entre outros.

QUESTÃO 1

Podemos definir, de forma resumida, ginástica de conscientização corporal como sendo:

a) somente as atividades realizadas em academia.

b) esportes coletivos que executam grandes movimentos.

c) atividades físicas que combinam movimentos lentos e suaves com exercícios de respiração para fortalecer a conexão entre corpo e mente.

d) apenas as atividades físicas relacionadas ao equilíbrio.

QUESTÃO 2

Quais são as modalidades de ginástica de conscientização corporal que você conhece? Escolha uma delas para explicar como essa atividade é desenvolvida.

QUESTÃO 3

Quais são os benefícios que a ginástica de conscientização corporal consegue trazer para o nosso corpo?

QUESTÃO 4

Crie uma imagem, que para você, vai retratar o que uma ginástica de conscientização corporal representa e logo em seguida, escreva uma frase que resuma sua imagem.

Saiba Mais

Vamos acompanhar a reportagem com a fisioterapeuta Carolina Bicudo, comentando sobre os benefícios do pilates e dicas sobre: método de condicionamento físico, força, equilíbrio, respiração, exercícios de alongamento, condicionamento físico, relação entre yoga, meditação e algumas artes marciais.

“Pilates”. Disponível em: <https://youtu.be/lGSyc-VQM_4>. Acesso em: 02 Jun 2022.

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF04EF07) Vivenciar e fruir, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
(GO-EF04EF22) Debater, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, a relação da prática dos movimentos gímnicos com a superação das capacidades físicas e emocionais.
ReferênciasSite CBG –https://www.cbginastica.com.br/faq – Acesso em 19/03/2022.

Darido, Suraya Cristina / Osmar Moreira de Souza Júnior : Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Darido, Suraya Cristina .Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.