Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira.
Foto: Rodrigo Silva, professor de Educação física e árbitro da Federação Goiana de Futebol de campo. Acesso: 01 de Setembro de 2022.
CONCEITO
As capacidades físicas são características do corpo humano que podem ser desenvolvidas e aprimoradas através de treinamento físico.
São fundamentais para a realização de atividades físicas e esportivas, bem como para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
COMPONENTES DAS CAPACIDADES FÍSICAS
Existem diversas capacidades físicas, sendo as principais:
FORÇA: é a capacidade de exercer tensão muscular para superar resistências. Pode ser dividida em força máxima, força explosiva e força resistente.
VELOCIDADE: é a capacidade de realizar movimentos em um curto espaço de tempo. Pode ser dividida em velocidade de reação (tempo de resposta a um estímulo) e velocidade de deslocamento (capacidade de se mover rapidamente de um ponto a outro).
FLEXIBILIDADE: é a capacidade de realizar movimentos articulares com amplitude máxima. É importante para prevenir lesões e melhorar o desempenho em atividades físicas.
COORDENAÇÃO: é a capacidade de realizar movimentos de forma precisa e harmoniosa. Envolve a integração dos sistemas nervoso, muscular e esquelético.
EQUILÍBRIO: é a capacidade de manter o corpo em uma posição estável. É importante para a realização de atividades que exigem controle postural.
AGILIDADE: é a capacidade de mudar de direção e de velocidade de forma rápida e eficiente. É importante em esportes que exigem movimentos rápidos e explosivos.
BENEFÍCIOS
O desenvolvimento das capacidades físicas é essencial para melhorar o desempenho físico, prevenir lesões e promover a saúde e bem-estar geral.
É possível desenvolvê-las através de treinamento específico e regular, adaptado às necessidades individuais e objetivos pessoais.
VAMOS RESPONDER ÀS QUESTÕES ?
QUESTÃO 01
Os principais componentes das capacidades físicas correspondem a
(A) força, resistência, velocidade, flexibilidade e coordenação.
(B) força, agilidade, equilíbrio, potência e resistência.
(C) força, velocidade, flexibilidade, potência e agilidade.
(D) força, resistência, velocidade, potência e agilidade.
QUESTÃO 02
A divisão do componente “FORÇA” das capacidades físicas refere-se
(A) força gravitacional, força elétrica e força magnética,
(B) força de atrito, força alternativa e força de empuxo
(C) força máxima, força explosiva e força resistente.
(D) nenhuma das opções mencionadas.
QUESTÃO 03
Para registrar em seu caderno. Quais são principais os fatores que influenciaram o desenvolvimentos das capacidades físicas?
QUESTÃO 04
Sobre os componentes das capacidades físicas, relacione:
01- AGILIDADE
02 – COORDENAÇÃO
03 – EQUILÍBRIO
04 – FLEXIBILIDADE
05 – FORÇA
06 – RESISTÊNCIA
VELOCIDADE
Capacidade de suportar esforços físicos por um período prolongado de tempo. Pode ser dividida em aeróbica (capacidade do sistema cardiovascular de fornecer oxigênio aos músculos) e muscular (capacidade dos músculos de suportar esforços repetitivos). | |
Capacidade de realizar movimentos articulares com amplitude máxima. É importante para prevenir lesões e melhorar o desempenho em atividades físicas. | |
Capacidade de realizar movimentos de forma precisa e harmoniosa. Envolve a integração dos sistemas nervoso, muscular e esquelético. | |
Capacidade de exercer tensão muscular para superar resistências. Pode ser dividida em força máxima, força explosiva e força resistente. | |
Capacidade de realizar movimentos em um curto espaço de tempo. Pode ser dividida em reação (tempo de resposta a um estímulo) e de deslocamento (capacidade de se mover rapidamente de um ponto a outro). | |
Capacidade de mudar de direção e de velocidade de forma rápida e eficiente. É importante em esportes que exigem movimentos rápidos e explosivos. | |
capacidade de manter o corpo em uma posição estável. É importante para a realização de atividades que exigem controle postural. |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF09EF24) Identificar e analisar as capacidades físicas e as características das adaptações orgânicas promovidas pela ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE “GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO – CAPACIDADES FÍSICAS “