You are currently viewing Educação física – Futebol Americano – Características  históricas – culturais.

Educação física – Futebol Americano – Características históricas – culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Esporte. Hoje estudaremos sobre as características históricas – culturais do Futebol Americano. Vamos aos estudos?

FUTEBOL AMERICANO – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS – CULTURAIS 

Imagem disponível em: https://c.pxhere.com/photos/ff/f6/quarterback_handoff_offense_american_football_running_back_back_football_player-566383.jpg!d.
Data de acesso: 02 de Maio de 2023.

O Futebol americano esporte da categoria esporte de invasão ou territorial que tem suas raízes em jogos de bola que eram praticados na Inglaterra medieval. Esses jogos eram violentos e muitas vezes envolviam centenas de jogadores em campos enormes. Com o tempo, esses jogos evoluíram para o futebol americano, que se tornou popular em escolas e universidades americanas no final do século XIX.

O primeiro jogo de futebol americano foi jogado em 06 de Novembro de 1869, entre as equipes da Universidade de Rutgers e da Universidade de Princeton. O jogo foi jogado com regras semelhantes ao Rugby com 25 jogadores em cada equipe e sem um limite de dows (jogada em que a equipe ofensiva tenta avançar com a bola em direção a zona de pontuação da equipe adversária).

Ao longo dos anos, o futebol americano evoluiu e se tornou um esporte mais organizado e estruturado. Em 1876, a primeira liga de futebol americano foi formada, a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL). A NFL se tornou a liga profissional de futebol americano mais importante do mundo.

O futebol americano também se tornou popular em nível universitário, com muitas universidades formando suas próprias equipes. O jogo universitário mais famoso é o Rose Bowl, que é jogado anualmente em Pasadena, Califórnia.

O futebol Americano também se tornou um esporte popular em outros países, como Canadá, México, Japão e Europa. A Liga de Futebol Americano da Europa (NFL Europa) foi formada em 1991 e operou até 2007 e continuou a evoluir e se adaptar às mudanças na tecnologia e na cultura, mas sua essência permanece a mesma: um jogo emocionante e competitivo que exige habilidade, estratégia e trabalho coletivo.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O país no qual o futebol americano tem suas raízes em jogos de bola praticados foi

(A) Estados Unidos

(B) Inglaterra

(C) Brasil

(D) França

QUESTÃO 02

O futebol americano evolui a partir de jogos que eram praticados na Inglaterra medieval. Esses jogos eram

(A) pacíficos e sem contato físico.

(B) violentos e envolviam muitos jogadores.

(C) jogados apenas por mulheres.

(D) jogados com uma bola de basquete.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Como o futebol americano evolui ao longo do tempo, desde sua criação até os dias atuais?

QUESTÃO 04

Preencha as lacunas do texto abaixo, alusivas às características históricas – culturais do Futebol Americano. 

CAMPOSRUGBYAMERICANODOWSINGLATERRA

O Futebol _____________________ tem suas raízes em jogos de bola que eram praticados na ________________________ medieval. Esses jogos eram violentos e muitas vezes envolviam centenas de jogadores em _____________________ enormes. O primeiro jogo foi jogado com regras semelhantes ao _____________________com 25 jogadores em cada equipe e sem um limite de ______________________.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.