You are currently viewing Educação Física – Explorando o mundo do golfe

Educação Física – Explorando o mundo do golfe

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.

O mundo do golfe

Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-do-curso-de-golfe-na-mao-desenhado-sytle_1817146.htm#query=golfe%20desenho&position=12&from_view=search&track=ais >. Acesso em 08 ago. 2023.

Esporte de precisão é uma forma de classificar os esportes que tem como objetivo acertar um alvo. Para praticá-los você precisa de muita paciência e concentração. As modalidades são bem interessantes, desafiadoras e divertidas. E hoje vamos conhecer o golfe. Vamos aprender sobre como o golfe começou, onde é praticado, as regras divertidas, os materiais usados e até mesmo as emocionantes competições!

O golfe é um esporte antigo que teve início lááááá atrás, na Escócia, há mais de 500 anos! A palavra golfe vem do inglês golf que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco.  As pessoas começaram a jogar batendo uma bolinha com um taco para chegar até um buraco no chão. Ao longo dos anos, o golfe ficou mais famoso e se espalhou por todo o mundo.

É um esporte praticado em lugares muito bonitos chamados campos de golfe. Esses campos têm gramados verdinhos e obstáculos naturais: lagos, árvores, montanhas, rios ou bunkers (cavidade preenchida com areia) e uma curiosidade muito bacana é que não existe um campo igual ao outro, tornando o esporte ainda mais desafiador.

O básico do golfe é simples: ganha quem termina o percurso de 18 buracos em um menor número de tacadas (modalidade stroke play) ou quem ganha o maior número de buracos (modalidade match play).

Cada jogador pode levar até 14 tacos na bolsa de tacos (taqueira) durante uma partida, os sapatos possuem travas na sola para dar maior firmeza ao jogador, as luvas são usada na mão esquerda para melhorar a aderência ao taco e medidores de distância podem ser utilizados para medir a distância até o alvo.

A ética está presente em tudo na nossa vida, inclusive no esporte, e no golfe não é diferente. O golfe é conhecido por ser um esporte de gentilezas. Os jogadores cumprimentam-se e desejam um bom jogo aos seus companheiros. Ajudam-no a identificar o local de queda da bola e se necessário ajudam à sua procura, e não ficam bravo pela conquista do outro, muito pelo contrário, comemoram juntos. Além disso, um outro princípio ético do golfe é o respeito pelo campo. Todos os jogadores mantêm o campo limpo e conservado. Isso é respeito e cuidado com a natureza e conosco, que fazemos parte do meio ambiente.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o golfe, que tal tentar jogar um dia? Lembre-se, o importante é se divertir e aprender coisas novas! Quem sabe você pode se tornar um jogador de golfe incrível no futuro? Divirta-se e aproveite o mundo desse esporte emocionante.

QUESTÃO 1

De onde vem a palavra “golfe” e o que ela significa em alemão?

(A) Do francês “golf”, que significa “bola pequena”

(B) Do inglês “goal”, que significa “objetivo”