You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – EXPLORANDO O MOVIMENTO NO MUNDO DAS BRINCADEIRAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – EXPLORANDO O MOVIMENTO NO MUNDO DAS BRINCADEIRAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS


Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-cenas-de-atividades-ao-ar-livre-de-lazer-para-criancas-menino-e-menina-brincam-de-amarelinha-pulando-alegremente-torcendo-bambole-e-pulando-na-corda_25872352.htm#fromView=search&page=1&position=4&uuid=7dc6820e-693a-40d1-a8e7-90670b849a58 > Acesso em: 01/04/2024.

EXPLORANDO O MOVIMENTO NO MUNDO DAS BRINCADEIRAS

OLÁ, CRIANÇAS! VAMOS FALAR SOBRE ALGUMAS BRINCADEIRAS SUPER LEGAIS QUE AJUDAM A GENTE A FICAR MAIS ESPERTO E ÁGIL!

SABE AQUELA BRINCADEIRA EM QUE A GENTE DESENHA NO CHÃO UNS QUADRADINHOS COM NÚMEROS E A GENTE TEM QUE SALTAR DE UM PARA O OUTRO? ENTÃO, ESSA É A AMARELINHA! A PARTE MAIS LEGAL É QUE EM ALGUNS QUADRADINHOS A GENTE TEM QUE PULAR SÓ COM UMA PERNA! ISSO AJUDA A GENTE A SE EQUILIBRAR MELHOR.

IMAGINA SÓ UMA CORDA QUE FICA RODANDO BEM RAPIDINHO E A GENTE TEM QUE PULAR POR CIMA DELA! É ISSO MESMO, ESSA É A BRINCADEIRA DE PULAR CORDA! A GENTE PRECISA SER RÁPIDO, TER COORDENAÇÃO ENTRE AS MÃOS E OS PÉS E TAMBÉM TER FORÇA NAS PERNAS E PODEMOS ATÉ CANTAR CANTIGAS.

AQUELES SACOS DE ESTOPA QUE A GENTE USA PARA CARREGAR COISAS? POIS É, A GENTE PODE BRINCAR DE CORRIDA DO SACO COM ELES! A GENTE ENFIA AS PERNAS DENTRO DO SACO E CORRE/SALTA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL! ESSA BRINCADEIRA AJUDA A GENTE A SE EQUILIBRAR MELHOR E A FICAR MAIS RÁPIDO.

A QUEIMADA É UMA BRINCADEIRA EM EQUIPE! A GENTE SE DIVIDE EM DOIS TIMES E TENTA ACERTAR OS AMIGOS DO OUTRO TIME COM UMA BOLA. SE A BOLA TOCAR ALGUÉM, ESSA PESSOA SAI DO JOGO. MAS A PARTE LEGAL É QUE A GENTE TAMBÉM TEM QUE PEGAR A BOLA PARA SE PROTEGER!

NO JOGO DE PETECA NESSE JOGO A GENTE JOGA UMA PETECA PARA O ALTO E TENTA PASSAR PARA OS AMIGOS SEM DEIXAR ELA CAIR NO CHÃO. É BEM DIVERTIDO! PARA JOGAR BEM, A GENTE PRECISA SER PRECISO NO ARREMESSO E TAMBÉM NA HORA DE PEGAR A PETECA.

ESSAS BRINCADEIRAS SÃO DEMAIS, NÉ? ALÉM DE NOS DIVERTIRMOS, AJUDAM A GENTE A FICAR MAIS ÁGIL, FORTE E ESPERTO E CONHECER OUTRAS CRIANÇAS! ENTÃO, QUE TAL CHAMAR OS AMIGOS PARA BRINCAR?

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

A BRINCADEIRA EM QUE DESENHAMOS QUADRADINHOS NUMERADOS NO CHÃO E PULAMOS DE UM PARA O OUTRO É A

(A) CORDA.

(B) AMARELINHA.

(C) CORRIDA DE SACO.

(D) QUEIMADA.

QUESTÃO 2

NA BRINCADEIRA QUEIMADA

(A) OS PARTICIPANTES SE DIVIDEM EM DUAS EQUIPES E TENTAM FAZER A BOLA ATINGIR O CHÃO.

(B) OS PARTICIPANTES TENTAM ACERTAR OS MEMBROS DA OUTRA EQUIPE COM UMA BOLA.

(C) OS PARTICIPANTES CORREM E PULAM CORDA AO MESMO TEMPO.

(D) OS PARTICIPANTES TENTAM SALTAR O MAIS ALTO POSSÍVEL.

QUESTÃO 3

QUAL BRINCADEIRA VOCÊ MAIS GOSTA DE PRATICAR? DEPOIS DE ESCREVER O NOME DA BRINCADEIRA, FAÇA UM DESENHO.

QUESTÃO 4

VOCÊ ACHA IMPORTANTE BRINCAR COM OUTRAS CRIANÇAS? POR QUÊ?


Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais.
Referências: KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993.MACEDO,L.SÍCOLI, A.L, CHRISTE, N. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.BNCC – Base Nacional Comum Curricular.DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado.