You are currently viewing Educação Física – Esporte de rede: tênis de mesa

Educação Física – Esporte de rede: tênis de mesa

Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.


Tênis de Mesa. Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/pessoas-jogando-tenis-de-mesa_9978500.htm#query=t%C3%AAnis%20de%20mesa&position=14&from_view=search > acesso em 16, ago, 2022.

Esporte de rede: Tênis de mesa

O Tênis de Mesa é um dos esportes mais populares no mundo. Também chamado de Pingue-Pongue, a modalidade teve seu início na Inglaterra (Século XIX), e foi pensado para ser praticado em espaços fechados, especialmente durante o inverno e usado como um passatempo social, principalmente de estudantes universitários e militares, a quem são atribuídos os registros das primeiras práticas.

https://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-tenis-de-mesa_9907818.htm#page=3&query=tenis%20de%20mesa&position=25&from_view=search&track=ais&uuid=5729decc-1e72-41be-a2cd-3b28f0182c5a

O tênis de mesa é um esporte de rede e parede e têm como objetivo rebater a bola com as mãos ou raquete buscando os pontos durante o jogo. É jogado em uma mesa dividida por uma rede, com dois jogadores (ou quatro em duplas) competindo para ganhar pontos. Cada jogador usa uma raquete para rebater a bolinha de um lado para o outro, tentando fazer com que o oponente não consiga devolver. É considerado um esporte com a bola extremamente veloz, cuja raquete pode produzir uma força de grande efeito.

https://br.freepik.com/fotos-gratis/tenis-de-mesa-ou-ping-pong_1010044.htm#query=tenis%20de%20mesa&position=33&from_view=search&track=ais&uuid=1473d71b-e88b-4a91-bb3d-4eac710557b4

O tênis de mesa é um esporte cheio de diversão e desafios, perfeito para desenvolver habilidades motoras, concentração e fair play. Então, se divirta na mesa, faça novos amigos e descubra o mundo empolgante do tênis de mesa!

QUESTÃO 1

Considerando as informações acerca do tênis de mesa que você aprendeu, complete as frases abaixo.

1. Também sou chamado de: ________________________________________________________________

2. Nasci no século: ___________________________________________________________________________

3. Meu país de origem é: _____________________________________________________________________

4. Sem mim, não é possível jogar:____________________________________________________________

5. Uma partida sem empate tem ___________________________________________________  pontos.

6. Sou usado para rebater a bola: ___________________________________________________________

7. Fico na superfície da mesa: _______________________________________________________________

8. Sou praticado no ____________________________________________________________________ todo.

9. Sou retangular: ___________________________________________________________________________

10. Dou início ao jogo:_______________________________________________________________________

QUESTÃO 2

Os acessórios necessários para a prática do Tênis de Mesa são: 

  1. Mesa, no formato retangular na medida de 2,74 de comprimento, 1,52 de largura e 0,76 de altura; 
  2. Rede, instalada na altura de 15,25 cm e 15,25 de comprimento para fora de cada lado;  
  3. Bola, feita de material sintético celulóide ou plástico, com diâmetro de 40mm, cujo peso é de 2,74g (cor laranja ou branca); 
  4. Raquete, com lâmina plana e firme, feita em material que seja 85% de madeira natural, sendo um lado coberto com borracha. 

Essas são informações sobre o esporte profissional do tênis de mesa. Como seria possível a prática desse esporte de maneira recreativa? Como poderiam substituir os materiais profissionais?

QUESTÃO 3

Explique que tipo de esporte é o tênis de mesa e justifique o porquê dessa classificação.

QUESTÃO 4

Qual é o objetivo principal no tênis de mesa?

(A) Lançar a bola o mais longe possível.

(B) Rebater a bola com uma raquete buscando pontos durante o jogo.

(C) Chutar a bola para marcar pontos.

(D) Jogar a bola fora da mesa para vencer.

Saiba mais

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Tênis de mesa em cadeira de rodas”. Disponível em: <https://youtu.be/WuIcG0xCZN8> acesso em 17 ago 2022.
AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/ parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.
ReferênciasSite CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) < https://www.cbtm.org.br/conteudo/detalhe/5 > Acesso em 29/06/2022.

RONDINELLI, Paula. “Tênis de Mesa”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/tenis-mesa.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

Site COB (Comitê Olímpico do Brasil) < https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/tenis-de-mesa/  > Acesso em 29/06/2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO.