You are currently viewing Educação Física: Esporte – Croquet

Educação Física: Esporte – Croquet

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia  23/08/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos para mais uma aula!
Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre esporte de precisão – CROQUET. Estudaremos a história, conceito, valores, regras e fundamentos táticos e técnicos desse esporte no contexto da Educação física escolar.

Vintage Croquet Set (time lapse video) | Harold Ross Fine Art Photography

https://haroldrossfineart.files.wordpress.com/2018/06/croquet_set_2400_jpeg.jpg

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Esporte de precisão – Croquet

Educação Física – Ciclo da Adolescência – 6º ano/turma F

HISTÓRIA

Aparentemente o jogo foi inventado na Irlanda por volta de 1830,sendo um derivado do Golfe.  Foi jogado sob o nome de paille maille ou Pall Mall, derivados de palavras em latim para “bola e martelo”.

Evolução do sportswear feminino é tema de exposição em LA

https://media.giphy.com/media/u8XPgXoUsf7S8/giphy.gif

Na Inglaterra em 1850, era passatempo dos aristocratas e, mais ou menos vinte anos depois em 1870, expandiu-se pelas colônias britânicas.

Resultado de imagem para pall mall versus croquet 19th | Arte americana,  Pintores, Dell arte

https://i.pinimg.com/originals/7e/c0/b9/7ec0b945739e63a6091d0c3718f8568f.jpg

CONCEITO

O croquet ou cróquete também conhecido como toque-emboque, é um jogo de grama que constitui em golpear bolas de madeira ou plástico com um martelo através de arcos encaixados no gramado de jogo.

Vintage Croquet Set (time lapse video) | Harold Ross Fine Art Photography

https://haroldrossfineart.files.wordpress.com/2018/06/croquet_set_2400_jpeg.jpg

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE HISTÓRIA E CONCEITO DO CROQUET

VALORES

O Croquet é considerado um esporte democrático e inclusivo, jogado por pessoas de diferentes gêneros, idades e com deficiência e em vários países sem qualquer restrição e de maneira informal (quadra, areia, ao ar livre, etc.

 Mulher deficiente mental joga foguete para treinar suas habilidades motoras imagens de stock

https://thumbs.dreamstime.com/b/mulher-deficiente-mental-joga-foguete-para-treinar-suas-habilidades-motoras-mulheres-com-defici%C3%AAncia-jogam-exerc%C3%ADcios-um-amigo-158626274.jpg

Der Deutsche Olympische Sportbund

https://cdn.dosb.de/_processed_/1/e/csm_Crocket_picture_alliance_01_8fd889d32a.jpg

OBJETIVO DO JOGO

O Objetivo do Croquêt é marcar pontos acertando as bolas com um taco através de uma sequência de postigos (aros) e contra uma pequena estaca central, a fim de percorrer o percurso estabelecido.

REGRAS BÁSICAS

CAMPO DE CROQUET

O campo gramado retangular, onde são fixados aros e pinos de madeira ou de ferro para delimitar o percurso do jogo.

Os aros são de ferro, arredondados superiormente, e pintados geralmente em branco.

A coroa do primeiro aro é azul, e a do último vermelha.

LINHAS LATERAIS  – MÁXIMA: 35 METOS E MÍNINA 28 METROS

LINHAS DE FUNDO – MÁXIMA: 24 METOS E MÍNINA 19 METROS

O JOGO

O Croquete é jogado por 02 lados; 

Bolas pretas e azuis de um lado;

Bolas vermelhas e amarelas do outro lado.

NÚMERO DE JOGADORES 

O Croquet pode ser jogado entre dois, quatro ou seis jogadores.

CROQUÊT EM SIMPLES E DUPLAS

Em geral, as regras do croquet são as mesmas que para o jogo individual, com algumas importantes exceções, a saber:

Jogar alternadamente, mas cada jogador acerta a mesma bola no decorrer do jogo;

O companheiro do jogador que tiver dado a tacada sofre as mesmas penalidades que ele, se tocar numa bola de forma incorreta;

Um jogador pode aconselhar seu companheiro a posicionar sua bola para uma tacada e indicar a direção em que o taco deve oscilar. Ele deve, entretanto, estar bem longe no momento em que a tacada for dada;

Ambos os jogadores podem refazer a jogada se eles tiverem recebido informação falsa.

INÍCIO DA PARTIDA

O jogo tem início com a bola posicionada entre o pino inicial e o primeiro aro.

A sequência dos jogadores é determinada pela ordem das cores dispostas nos pinos, as quais correspondem às cores das bolas pertencentes a cada jogador, dupla ou equipe.

A escolha de quem joga primeiro e escolhe as bolas é feita na moeda (cara ou coroa).

O jogador atira qualquer uma de suas bolas de um ponto em qualquer das linhas de partida. Quando termina sua vez, o adversário age da mesma forma. 

A terceira e quarta bolas são jogadas de forma idêntica.

PONTUAÇÃO

Conta-se um ponto quando a bola atravessa seu próximo aro, e um – ponto quando ela bate na estaca no fim do percurso. Por conseguinte, cada bola marca treze pontos – um máximo de 26

Vence o jogo a equipe que primeiro terminar a sequência com ambas as bolas ou aquela que marcar o máximo de pontos num espaço de tempo predeterminado.

DURAÇÃO DO JOGO

Segundo as regras do croquet, o jogo termina quando uma equipe completa, com ambas as bolas, o percurso dos doze aros até atingir a estaca. Se não houver vencedor num período de tempo prefixado, a pessoa que estiver jogando termina sua vez, depois o adversário joga, e a vencedora é a equipe que tiver o maior número de pontos.

Clipes da cor de cada bola são usados para indicar o próximo aro pelo qual a bola deve passar. São encaixados na coroa do aro, para os primeiros seis aros, e no canto direito superior para os últimos seis.

O jogador retira o clipe depois de impulsionar uma bola através do aro, recolocando-o no aro adequado quando terminar seu turno.

TURNOS

Os turnos alternam-se durante o jogo.

Qualquer uma das bolas de cada equipe, mas apenas uma, pode ser usada em cada turno. Inicialmente o turno consta de uma tacada, mas o jogador ganha tacadas extras:

Se mandar a bola através do próximo aro da sequência – uma tacada normal (uma tacada de continuidade)

OBSTÁCULOS

O jogador pode movimentar a sua ou uma outra bola se um obstáculo fixo no lado de fora do campo ameaçar interferir na tacada. Objetos soltos no chão (folhas secas, por exemplo) podem ser retirados, e a bola do jogador ou qualquer outra bola com a qual ele esteja fazendo um jogo pode ser retirada de um canto impraticável.

Podem-se levar em consideração os danos como, por exemplo, buracos feitos por um taco, e o jogador pode limpar a bola a qualquer momento. Nenhum jogador pode fazer marcas que sirvam do guia ou orientação, seja dentro ou fora do campo.

Se parte de um aro ou de uma estaca estiver na linha reta entre sua bola e todas as outras, ou se parte da estaca ou do aro por interferir no taco em um roquet, o jogador pode dar tacadas em sua bola a partir de qualquer ponto em qualquer das linhas de impedimento contanto que seu adversário seja responsável pela bola que estiver assim posicionada.

INFRAÇÕES NO JOGO

É considerada infração o caso de a bola que sofreu croquêt nem sequer se mexer. Neste caso, as bolas são substituídas e o turno termina.Segundo as regras do croquet, o jogador não deve:

  • Segurar com a mão a cabeça do malho;
  • Chutar o malho e, conseqüentemente, a bola;
  • Descansar tanto o malho quanto o braço ou mão que estiverem sendo usados na jogada, sobre o pé ou perna;
  • Descansar o cabo do malho ou as mãos e braços no chão;
  • Bater na bola com qualquer parte do malho que não seja a face;
  • Empurrar ou puxar sua bola quando ela estiver em contato com outra, sem primeiro dar-lhe urna tacada;
  • Acertar na bola duas vezes em uma tacada;
  • Movimentar uma bola parada acertando um aro ou uma estaca com o malho;
  • Depois de uma penalidade, o turno se encerra e nenhum ponto é marcado.

FUNDAMENTOS TÉCNICOS E TÁTICOS

A TACADA NO CROQUÊT

As jogadas são realizadas uma tacada para cada jogador. 

Entretanto, sempre que um jogador passa a bola entre um aro ele ganha uma tacada bônus, ou seja, tem direito a mais uma batida.

O jogador coloca sua bola lado a lado com a bola que sofreu ROQUET, dá uma tacada em sua bola e assim movimenta a outra. 

ROQUET

Pelas regras do croquet, um “roquet” (quando a bola do jogador bate em outra) é sempre seguido de uma tacada e depois (a menos que ambas as bolas tenham sido mandadas para fora do jogo) por uma tacada de continuidade.

Cada bola pode ser “roqueteada” apenas uma vez em cada turno, a menos que a bola do jogador marque um ponto passando através de um aro. Se a bola do jogador acertar duas bolas em uma tacada, a bola que sofreu o roquet é a que tiver sido acertada em e primeiro lugar.

Assista ao vídeo: como jogar Croquêt

ATIVIDADE 01

Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados,  converse com seus familiares sobre o jogo croquêt e responda a seguinte pergunta:

Você já jogou ou ouviu falar sobre esse jogo?

ATIVIDADE 02 

Realize uma pesquisa e construa um taco, bola e postigos, utilizando materiais não convencionais para experimentação e fruição do jogo. Use e abuse de sua criatividade. 

Registre todo o processo de criação em seu caderno, explicando quais materiais você utilizou e de como foi construído.  

ATIVIDADE 03

Descreva todo o processo de criação, quais materiais você utilizou. 

Em seguida, experimente jogar utilizando os materiais construídos por você. 

Registre esse momento de diversão com fotos e vídeos.

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares(GO-EF06EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede, de invasão, de campo/taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.