You are currently viewing Educação Física – Escalada e suas modalidades

Educação Física – Escalada e suas modalidades

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

https://br.freepik.com/vetores-gratis/alpinista-na-cena-ao-ar-livre-do-penhasco_26213505.htm#page=6&query=escalada&position=41&from_view=search&track=sph  Acesso, 08/12/2022.

Explorando Alturas: Escalada Indoor e Outdoor

As práticas corporais de aventura são práticas que surgiram da necessidade do ser humano de superar os obstáculos ambientais que podem ser naturais ou urbanos. A escalada, uma atividade emocionante que nos leva a desafiar a gravidade, vem conquistando corações em ambientes tanto indoor quanto outdoor. Vamos explorar as diferenças e emoções envolvidas em cada uma dessas experiências verticais!

Nas paredes de escalada indoor (prática corporal de aventura urbana), encontramos um ambiente controlado e seguro para iniciantes e veteranos. Agarras coloridas, rotas desafiadoras e a segurança dos equipamentos tornam a escalada indoor uma opção acessível para quem quer começar nesse mundo vertical. Além disso, é uma excelente maneira de aprimorar técnicas antes de se aventurar nas rochas naturais.

A escalada outdoor (prática corporal de aventura na natureza), por sua vez, nos leva a locais naturais deslumbrantes, onde as rochas se tornam a tela para nossa aventura. A natureza proporciona um cenário incrível enquanto desafiamos nossos limites. A sensação de conquistar uma rota ao ar livre, com o vento nos cabelos e a vista panorâmica, é indescritível. A escalada outdoor também exige habilidades adicionais de navegação e conhecimento do ambiente natural.

Ambos os tipos de escalada compartilham técnicas fundamentais, como a utilização de pés, equilíbrio e controle corporal. No entanto, cada ambiente tem suas particularidades. Na escalada indoor, a variedade de agarras e rotas permite aprimorar movimentos específicos. Já na escalada outdoor, a adaptação a diferentes tipos de rochas e superfícies torna-se essencial. O que não pode faltar nunca são os equipamentos de segurança, como: capacete, cordas, sapatilha, freios, mosquetões, cadeirinha…

Em resumo, a escalada indoor oferece um ambiente controlado para aprendizado e treinamento, enquanto a escalada outdoor proporciona a emoção de conquistar a natureza em sua forma mais pura. Ambas as experiências têm seus encantos e desafios, mas, no final, a escalada é sempre uma jornada vertical emocionante, não importa onde ela aconteça.

QUESTÃO 1

Descreva as principais diferenças entre a escalada indoor e outdoor, destacando as características específicas de cada ambiente.

QUESTÃO 2

Comente sobre a importância dos equipamentos de segurança na prática da escalada, mencionando pelo menos três itens essenciais e explicando como eles contribuem para a segurança do escalador.

QUESTÃO 3

Uma das principais vantagens da escalada indoor é

(A) maior desafio técnico.

(B) ambiente controlado e seguro.

(C) experiência ao ar livre.

(D) menor variedade de agarras.

QUESTÃO 4

O que é destacado como essencial na escalada, independentemente do ambiente é

(A) uso de roupas coloridas.

(B) adaptação a diferentes climas.

(C) equipamentos de segurança, como capacete, cordas e sapatilha.

(D) a presença de música durante a prática.

AutoriaLivia Analy
FormaçãoEducação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF04EF19) Vivenciar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e assimilando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade.
ReferênciasBase Nacional Comum curricular(BNCC).

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019.

Escalada Indoor e Outdoor, disponível em: < https://elevaescalada.com.br/escalada-indoor-e-outdoor-saiba-as-diferencas%EF%BF%BC/ > , acesso em 13, out, 2022.

BARTHOLDO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. Esportes Radicais. Praticando o slackline. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. 2011.

CBER- Confederação Brasileira de Esportes Radicais, Disponível em: http://www.cber.com.br /, Acesso em 15/10/ 2022.

COB- Comitê Olímpico do Brasil, disponível em:<https://www.cob.org.br/pt/busca?q=escalada>. Acesso em 19/10/2022.