You are currently viewing Educação física: Equilíbrio e diversão com o slackline

Educação física: Equilíbrio e diversão com o slackline

Esta proposta de atividade de Educação física com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Fonte: canva.com

Equilíbrio e diversão com o slackline

O slackline é uma prática de equilíbrio que tem suas raízes nos movimentos de escalada. Inicialmente popularizada por escaladores nos parques nacionais dos EUA, rapidamente se espalhou como uma forma de aprimorar o equilíbrio e a concentração. O conceito básico é simples: equilibrar-se em uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, geralmente árvores.

Para dominar o slackline, é essencial compreender os fundamentos técnicos e táticos. A postura adequada e o foco no ponto de equilíbrio são cruciais. O uso consciente do corpo e o controle preciso dos movimentos são fundamentais para evitar quedas.

O material utilizado para o slackline geralmente inclui uma fita de nylon elástica, dispositivos de tensão e proteções para as árvores. A flexibilidade da fita é vital para absorver os impactos e manter o equilíbrio.

Fonte: canva.com

Embora não seja tão popular quanto alguns esportes convencionais, o slackline está ganhando destaque com competições emocionantes, onde os atletas exibem suas habilidades em percursos desafiadores e realizam manobras criativas. Essas competições promovem a comunidade e a diversão, incentivando a prática segura e responsável.

Fonte: canva.com

É importante lembrar que, ao desfrutar da natureza durante a prática do slackline, devemos preservar o meio ambiente. Evite instalar o equipamento em árvores frágeis e siga as diretrizes locais para proteger a flora e a fauna ao seu redor. O slackline, quando praticado de forma consciente, não apenas proporciona uma experiência emocionante, mas também promove o respeito e a conservação da natureza.

QUESTÃO 1

Sobre a origem do slackline, completo o texto a seguir com as palavras da tabela.

CHUVAESCALADAEQUILÍBRIO SEMANASSLACKLINEESPORTE

O __________________ iniciou-se a partir da década de 60, nos EUA, nos campos de escalada do Vale de Yosemite. Os escaladores passavam _________________ acampando em busca de novas áreas de escalada. Nos tempos vagos ou quando a ________________ atrapalhava, eles esticavam as suas fitas, através dos equipamentos, para treinar o __________________ e caminhar. Com isso, perceberam que sua postura também melhorava, facilitando a prática da ______________________. Assim surgiu o __________________________.

QUESTÃO 2

Como a prática consciente do slackline pode contribuir para a preservação da natureza?

QUESTÃO 3

Qual é o material essencial utilizado para praticar slackline?

(A) Cordas de escalada e capacetes de proteção.

(B) Fitas de nylon elásticas, dispositivos de tensão e proteções para árvores.

(C) Pranchas de surf e coletes salva-vidas.

(D) Cordas de pular e halteres.

QUESTÃO 4

Qual é o objetivo das competições de slackline mencionadas no texto?

(A) Exibir animais selvagens em percursos desafiadores.

(B) Realizar manobras criativas em ambientes urbanos.

(C) Promover a comunidade e a diversão, exibindo habilidades em percursos desafiadores.

(D) Competir para alcançar a maior altura em uma fita elástica.

Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF04EF19) Vivenciar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e assimilando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade.
Referências:Base Nacional Comum curricular(BNCC).

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO.

Vivaslack, disponível em: < https://vivaslack.com.br/ > , acesso em 13, out, 2023.

BARTHOLDO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. Esportes Radicais. Praticando o slackline. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. 2011.

CBER- Confederação Brasileira de Esportes Radicais, Disponível em:
http://www.cber.com.br /, Acesso em 15 SET 2023.