You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA- EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS

EDUCAÇÃO FÍSICA- EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/myanmar-birm%c3%a2nia-pessoas-crian%c3%a7as-5207930/> acesso 15/03/2022.

AS BRINCADEIRAS POSSUEM O OBJETIVO DE SOCIALIZAR E INTERAGIR COM O MEIO E O OUTRO. É POR MEIO DELAS QUE AS CRIANÇAS EXPÕEM SUA CRIATIVIDADE, HABILIDADE E IMAGINAÇÃO. NA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA, QUE PODE SER TRADUZIDA EM “EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS”, CUJO PRINCIPAL OBJETIVO É GARANTIR O DESENVOLVIMENTO AFETIVO(EMOCIONAL), COGNITIVO(APRENDIZAGEM) E PSICOMOTOR(MOVIMENTO) NÃO É SÓ PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, MAS PARA TODOS OS ESTUDANTES. 

AS PRÁTICAS CORPORAIS (DANÇA, GINÁSTICA, LUTAS, PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA, ESPORTES ETC.) DE INCLUSÃO SÃO DESAFIADORAS E PRECISAM DA PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DE TODOS, OU SEJA, É MAIS DO QUE ADAPTAR ATIVIDADES PRÁTICAS PARA UMA DETERMINADA DEFICIÊNCIA, MAS SIM PROPOR ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM QUE TODOS POSSAM PARTICIPAR JUNTOS, INCLUSIVE PARA QUE UM SE COLOQUE NO LUGAR DO OUTRO.


QUESTÃO 1

ENCONTRE NA CRUZADINHA O NOME DOS 5 SENTIDOS DO CORPO HUMANO E OS 5 ÓRGÃOS CORRESPONDENTES A CADA UM.

TATOOLFATOPALADARVISÃOAUDIÇÃO
PELENARIZLÍNGUAOLHOSOUVIDO
TNNARIZQW
AQWVISÃON
TERTRDALG
OUIOLPGHS
ZXOLFATOC
VBNPELESL
QWERTAYUÍ
AOUVIDORN
SDFGHAETG
DCVBNRMYU
AUDIÇÃOVA

QUESTÃO 2

NA BRINCADEIRA DE FAZER MÍMICA, QUAL O SENTIDO NÃO PODEM SER USADOS? 

QUESTÃO 3

COMPLETE A FRASE  USANDO AS PALAVRAS CITADAS ABAIXO:

EMOCIONALAPRENDIZAGEMMOVIMENTOTODOSDEFICIÊNCIA

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ________________” OU “EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA” TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO GARANTIR O DESENVOLVIMENTO AFETIVO(__________________), COGNITIVO(_____________________) E PSICOMOTOR(____________________) NÃO SÓ DOS ESTUDANTES COM _________________, MAS DE TODOS.

QUESTÃO 4

NA BRINCADEIRA DE ACERTAR A BOLA EM UM CESTO, SE VOCÊ NÃO PUDESSE USAR AS MÃOS, QUAL OUTRA PARTE DO CORPO USARIA. EXPLIQUE COMO FARIA ISSO.


SAIBA MAIS

VAMOS CONHECER UM POUQUINHO SOBRE O DIA-A-DIA DAS PESSOAS SURDAS E TAMBÉM APRENDER SINAIS EM LIBRAS DE ALGUNS ESPORTES? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Curiosidades sobre o dia-a-dia das pessoas surdas”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X2gd9GD758o> acesso em: 01 abr. 2022.

Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais.

(GO-EF02EF03) Propor estratégias para resolver desafios de brinquedos, brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
Referências
Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007.

Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino 
Fundamental, 2017. 

DC-GO Ampliado 2018/2019.

DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º , 2º e 3º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.