You are currently viewing Educação física – Descobrindo os Jogos de Tabuleiro

Educação física – Descobrindo os Jogos de Tabuleiro

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-jogando-jogo-de-tabuleiro-criancas-fofas-amigos-irmaos-gostam-de-atividades-internas-treinando-habilidades-de-negocios-usando-o-menino-monopoly-jogando-dados-segurando-cartas_27398873.htm#query=jogos%20de%20tabuleiros&position=26&from_view=search&track=location_fest_v1. Acesso em 28/05/2023

Vamos entrar em um mundo mágico onde a diversão está garantida: os jogos de tabuleiro. Preparem-se para conhecer um universo cheio de estratégia, criatividade e risadas!

Os jogos de tabuleiro são brincadeiras que envolvem um tabuleiro e diversas peças, dados, cartas, entre outros. Eles nos proporcionam momentos especiais ao reunir amigos e família para se divertirem juntos. Com eles, podemos explorar mundos imaginários, competir em desafios emocionantes e exercitar nosso raciocínio.

Existem muitos tipos de jogos de tabuleiro. Com aproximadamente 5 mil anos de história, alguns estudiosos indicam a possibilidade de ter cerca de 7 mil anos, o MANCALA é considerado um dos jogos de tabuleiro mais antigos e está relacionado ao ato de semear e colher as sementes na terra, representando o trabalho agrícola dos africanos, onde teve origem.

Alguns são de estratégia, onde precisamos pensar cuidadosamente em cada movimento para alcançar a vitória, como o XADREZ.

Outro jogo popular é o JOGO DA VELHA, também conhecido como “três em linha”. Ele é muito simples, usando apenas um tabuleiro e duas cores para marcar os espaços. O objetivo é formar uma linha com três símbolos iguais, seja na horizontal, vertical ou diagonal. Esse jogo nos ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de antecipar os movimentos do oponente.

Com os jogos de tabuleiro aprendemos a lidar com a vitória e a derrota, a trabalhar em equipe, a tomar decisões rápidas e a desenvolver nossa imaginação. E o melhor de tudo: eles nos proporcionam momentos de alegria e diversão, onde a conexão com as pessoas é fortalecida.

QUESTÃO 1

Como os jogos de tabuleiro podem fortalecer os laços entre amigos e familiares?

QUESTÃO 2

Quais são os benefícios dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento pessoal e social?

QUESTÃO 3

Qual habilidade é estimulada pelo Jogo da Velha?

(A) Memória

(B) Criatividade