You are currently viewing Educação Física – DANÇAS URBANAS NO BRASIL

Educação Física – DANÇAS URBANAS NO BRASIL

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Você aprendeu que a prática das Danças urbanas nos proporciona vários benefícios e vantagens para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?

DANÇAS URBANAS NO BRASIL

Imagem disponível em:  https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/03/rappers-g8ef3ad735_640-e1647023064372.jpg. Data de Acesso em 11 de Novembro de 2022.

As danças urbanas chegaram ao Brasil em 1980, acompanhadas por uma cultura midiática transmitidas pela plataforma televisiva por meio de filmes, comerciais e videoclipes, o que influenciou no modo das pessoas se vestirem, se expressarem e se comunicarem. Mas somente em 2006 , que o nome “danças urbanas” só começou a ser utilizado. 

Tudo por causa da necessidade de substituição do termo “ dança de rua”. De acordo com dançarinos, esse termo era bastante estigmatizado, por uma visão pejorativa das danças urbanas (PRECONCEITO).

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras listadas abaixo alusivas às características das danças Urbanas.

CULTURALPOPULARESURBANOSSOCIEDADEIDENTIDADE 

Danças urbanas são caracterizadas como manifestações ___________________ que emergiram de espaços _______________________, sobretudo na periferia, os quais são considerados palcos de produção ___________________ e artística, que expressam a força, aceitação, consciência, refúgio, empoderamento, transformação, autoconhecimento e _____________________ de grupos sociais, apresentando grande papel na ______________________ tanto de caráter pessoal quanto coletivo.

Questão 02

Com relação às danças, marque a opção a qual NÃO corresponde às características das danças Urbanas. 

(    )  Esse é um estilo que proporciona uma grande liberdade tanto criativa, quanto expressiva, e é marcado por movimentos ágeis, balanceados e experimentais.

(    )  Os negros norte-americanos, influenciados pelo sapateado irlandês, deram vida a uma nova dança de som percussivo com os pés, a partir da movimentação das danças africanas.

(    ) O ritmo é um elemento essencial para as Danças Urbanas que tem forte ligação com a música. O Blues, o R&B e o Funk (norte-americano) são os pioneiros do estilo.

(    ) As Danças Urbanas, mais conhecida como Street Dance, que é um termo que engloba vários estilos de dança, surgiu nos EUA, no início dos anos 30, com o Tap Americano.

(    ) A dança urbana caracteriza-se por movimentos lentos e fracos e com pouca sincronização. 

(    ) A precisão dos movimentos também é uma característica marcante das Danças Urbanas e todas as suas vertentes, por isso a consciência corporal, os sentimentos e as emoções são bastante trabalhados nas coreografias e passos.

Questão 03

Para responder em seu caderno:

Em que década as danças urbanas começaram a se popularizar no Brasil e qual foi os motivos para o sucesso desse estilo?

Questão 04

Muitas pessoas acreditam que as danças urbanas tratam-se de um estilo só. Mas há diversas vertentes praticadas pelos dançarinos. Sobre os estilos das danças urbanas existentes, relacione as colunas com as definições de cada uma delas. 

01VOGUE  Estilo originado do funk. Assim, a dança usa a técnica de rapidamente contrair e relaxar os músculos para causar um empurrão no corpo do dançarino. Esses movimentos são referidos como um pop ou uma batida, seguindo o ritmo de uma música em conjunto com vários movimentos e poses.
02 BREAKDANCE Estilo de dança em que exigem dos praticantes estilo e expressão pessoal. Para fazer essas danças, é preciso bastante grande apoio no chão. Porque os movimentos mudam de nível.
    03HOUSE DANCEEsilo de dança que integra o hip hop uma subcultura própria que une dança, música, moda e o grafite. Surgido em Nova York nos anos 70, era uma manifestação alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, utilizado como diversão ou competição no mundo.
    04FREE STYLE Estio de dança associada ao hip hop, oriunda da Dança Funky, em especial de um passo social chamado Funk Chicken. Os praticantes da dança, vestem-se com um estilo próprio. Assim, usam roupas coloridas com listas e suspensórios. O nome significa “bloquear” ou “trancar” os movimentos.
  05POPPINGEstilo de dança vertente do Locking, o Wacking/Punking começou a ser feita em clubes, como uma espécie de brincadeira. Assim, os participantes imitavam casais brigando, mas sem se tocar. Ou seja, é a simulação de uma briga, mas em forma de danças.
  06LOCKINGEstilo de dança caracterizada por posições movimentos corporais definidos por linhas e poses. 
07WACKING/PUNKINGEstilo de dança inicialmente seguia as batidas da chamada house music. Os elementos principais da dança são “Footwork” e “Jacking”. Portanto, é um estilo, dentro das danças urbanas, mais improvisado do que coreografada. Tem movimentos de pernas rápidos, combinados com o tronco.

Questão 05

Para responder em seu caderno:

Na sua opinião, por que a dança está tão fortemente relacionada com a cultura brasileira?

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE” ELEMENTOS CONSTITUTIVOS – DANÇAS URBANAS “

CANAL: 100 % MOVIMENTO ” ELEMENTOS CONSTITUTIVOS – DANÇAS URBANAS” < https://www.youtube.com/watch?v=GL2I1Daqsj8 >
Data de acesso: 11 de Novembro de 2022.

Acesse os materiais refrentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1-PEg3wtGbTxLeeW4wTAaEZUsEryGQlMk?usp=sharing

Componente curricularEDUCAÇÃO FÍSICA 
Habilidade (GO-EF06EF11) Vivenciar diferentes formas de dança, contemplando a experimentação e fruição das danças urbanas, e identificando seus elementos constitutivos (ritmos, espaço, gestos).
Referencial teóricoDarido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.