You are currently viewing Educação Física – Danças urbanas – Movimento hip -hop.
Young Caucasian handsome man performing breakdance tricks.

Educação Física – Danças urbanas – Movimento hip -hop.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/39y2w/MAEI_V39y2w/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240319%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240319T164002Z&X-Amz-Expires=22864&X-Amz-Signature=846d68056dd2757671895dfbfd31e9016d94c3130a2c6c001265284df958d048&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Tue%2C%2019%20Mar%202024%2023%3A01%3A06%20GMT. Acesso: 11 de fevereiro de 2022.

ORIGEM 

As danças urbanas e o movimento hip-hop estão intrinsecamente ligados.

O movimento hip hop surgiu na década de 1970, no bairro do Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos. 

CONCEITO 

Expressão e manifestação cultural que emergiu das comunidades afro-americanas e latinas e se espalhou pelo mundo, influenciando a cultura popular e a música contemporânea, como uma forma de expressão artística e de protesto contra a opressão social e racial. 

As danças urbanas, como o breaking, popping, locking, waacking, entre outras, são parte integrante desse movimento.

CARACTERÍSTICAS

Elas refletem a cultura e a expressão individual dos dançarinos, sendo caracterizadas por movimentos rápidos, enérgicos e improvisados.

O movimento hip-hop e as danças urbanas têm sido uma forma de empoderamento e expressão para muitas pessoas, especialmente para as comunidades marginalizadas. 

Essas danças permitem que os dançarinos se expressem livremente, mostrem sua criatividade e compart mov-hop têm se espalhado pelo mundo, influenciando a cultura e a arte em diferentes países. 

Hoje em dia, existem competições, festivais e escolas dedicadas às danças urbanas e ao hip-hop, onde os dançarinos podem aprimorar suas habilidades e compartilhar sua paixão pela dança.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS  DO HIP HOP

 MCING (RAPPING): A música hip-hop, com suas batidas marcantes e letras que abordam questões sociais, é uma parte fundamental desse movimento.

É a forma de expressão vocal do hip hop, onde os artistas rimam e fazem improvisações sobre batidas musicais.

DJING: Os DJs são responsáveis por criar e mixar as batidas e os ritmos que acompanham as rimas dos MCs. 

Eles também são conhecidos por fazer scratch, uma técnica de manipulação dos discos de vinil.

 BREAKDANCING (B-BOYING/B-GIRLING): É uma forma de dança que se originou nas ruas de Nova York na década de 1970. Os dançarinos realizam movimentos acrobáticos, como giros, saltos e freezes, ao ritmo da música hip hop.

GRAFFITI: É uma forma de arte visual que consiste em pintar murais e desenhos em espaços públicos. O graffiti é uma forma de expressão artística e política dentro do movimento hip hop.

STREETWEAR: A moda do hip hop é conhecido por seu estilo urbano e despojado. Roupas largas, bonés, tênis e correntes são elementos comuns do streetwear hip hop.

Além desses elementos principais, o hip hop também engloba outros aspectos culturais, como a consciência social e política, a luta contra a opressão e a busca pela igualdade racial.

QUESTÃO 01 

As danças urbanas e o movimento hip-hop são originárias 

(A) do Brasil.

(B) do Senegal.

(C) dos Estados Unidos. 

(D) da França.

QUESTÃO 02

A respeito do movimento hip – hop 

I. As danças urbanas, como o breaking, popping, locking, waacking, entre outras, são parte integrante desse movimento.

II. O movimento hip-hop e as danças urbanas têm sido uma forma de empoderamento e expressão para muitas pessoas, especialmente para as comunidades marginalizadas. 

III. Essas danças permitem que os dançarinos se expressem livremente, mostrem sua criatividade e compart mov-hop têm se espalhado pelo mundo, influenciando a cultura e a arte em diferentes países

IV. Hoje em dia, o movimento apresenta pouca expressividade no cenário cultural.

(A) todos os enunciados estão corretos.

(B) apenas o enunciado II está correto.

(C) apenas os enunciados I, II e III estão corretos.

(D) nenhum dos enunciados está correto. 

QUESTÃO 03

Quais são os elementos constitutivos  do movimento hip hop?

QUESTÃO 04

Relacione os nomes às características alusivas aos elementos constitutivos correspondentes ao movimento hip-hop

01 – MCING (RAPPING).

02 – DJING.

03 – BREAKDANCING (B-BOYING/B-GIRLING).

04 – GRAFFITI.

05 – STREETWEAR.

É uma forma de arte visual que consiste em pintar murais e desenhos em espaços públicos. Forma de expressão artística e política dentro do movimento hip hop.
Conhecido por seu estilo urbano e despojado, composto por roupas largas, bonés, tênis e correntes.
Responsáveis por criar e mixar as batidas e os ritmos que acompanham as rimas dos MCs. 
Eles também são conhecidos por fazer scratch, uma técnica de manipulação dos discos de vinil.
Manifestação artística que se originou nas ruas de Nova York na década de 1970, onde os  dançarinos realizam movimentos acrobáticos, como giros, saltos e freezes, ao ritmo da música hip hop.
Batidas marcantes e letras que abordam questões sociais, é uma parte fundamental desse movimento. É a forma de expressão vocal do hip hop, onde os artistas rimam e fazem improvisações sobre batidas musicais.
Autoria e formação Elaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(GO-EF06EF11) Vivenciar diferentes formas de dança, contemplando a experimentação e fruição das danças urbanas,    e identificando seus elementos constitutivos (ritmos, espaço, gestos
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.

SAIBA MAIS 

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” ESTIlOS DE DANÇA URBANA “

CANAL 100% MOVIMENTO ” ESTILOS DE DANÇA URBANA” < https://www.youtube.com/watch?v=TDmJvscupCY>
Data de acesso: 11 de Novembro de 2022.