You are currently viewing Educação Física – Danças urbanas – Estilo Breakdance.

Educação Física – Danças urbanas – Estilo Breakdance.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/CCJ_-_Breakdance_2.jpg.
Acesso: 14 de Fevereiro de 2022.

VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES?

ORIGEM

O breakdance, também conhecido como b-boying ou breaking, é uma forma de dança de rua que se originou na década de 1970, no Bronx, em Nova York. Historicamente, o breakdance surgiu como parte da cultura do hip-hop, que se desenvolveu nas comunidades afro-americanas e latinas de Nova York. 

CONCEITO 

Forma de expressão artística concebida para os jovens que viviam em áreas urbanas marginalizadas, como uma maneira de canalizar sua energia criativa e escapar da violência e da pobreza, com movimentos acrobáticos, dança e música hip-hop.

CARACTERÍSTICAS CULTURAIS 

Culturalmente, o breakdance é caracterizado por sua estética única e estilo de dança. Os dançarinos de breakdance, conhecidos como b-boys e b-girls, executam movimentos acrobáticos, como giros, saltos, freezes (posições estáticas) e power moves (movimentos de força). A dança é altamente improvisada e os dançarinos competem uns contra os outros em batalhas de dança, onde mostram suas habilidades e estilo individual. Além disso, o breakdance também está associado a uma cultura de rua mais ampla, que inclui Graffiti, DJing e MCing (rap).  Esses elementos se complementam e se influenciam mutuamente, criando uma cultura hip-hop unificada.

POPULARIDADE 

O breakdance também se espalhou para além dos Estados Unidos e se tornou uma forma de dança global.  Hoje, existem comunidades de breakdance em todo o mundo, com competições internacionais e festivais dedicados à dança.  O breakdance também foi reconhecido como uma forma de arte legítima e foi incluído nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris.

MOVIMENTOS BÁSICOS DO BREAKDANCE

TOPROCK: É o movimento inicial onde o dançarino realiza passos de dança em pé, geralmente utilizando movimentos de balanço, saltos e giros.

FOOTWORK: É o movimento realizado no chão, onde o dançarino utiliza os pés para criar sequências rápidas de movimentos, como giros, deslizamentos e passos rápidos.

POWERMOVES: São movimentos acrobáticos e de força, como giros de cabeça, giros de ombro, moinhos (windmills), paradas de mão e freezes (posições estáticas).

FREEZES: São posições estáticas que o dançarino assume durante a dança, geralmente utilizando as mãos, cotovelos, ombros ou cabeça para se apoiar no chão.

DROPS: São movimentos em que o dançarino cai de forma controlada no chão, geralmente realizando giros ou acrobacias antes de aterrissar.

BATTLES: São competições de dança onde os dançarinos se enfrentam em uma disputa de habilidades e criatividade, mostrando seus movimentos e estilo.

CYPHERS: São encontros informais de dançarinos de breakdance, onde eles se reúnem para dançar e se desafiarem mutuamente, criando uma atmosfera de improvisação e interação.

Esses são alguns dos principais movimentos do breakdance, mas é importante ressaltar que a dança é muito criativa e cada dançarino pode desenvolver seu próprio estilo e movimentos únicos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O breakdance, é uma forma de dança de rua concebida na década de 1970, no Bronx, em Nova York, onde os dançarinos são conhecido como 

(A) grafitti.

(B) b-boys e b-girls.

(C) djing. 

(D) mcing.

QUESTÃO 02

O estilo Breakdance é caracterizado por sua estética única e estilo de dança. Sobre os enunciados atribuídos as principais características deste estilo podemos afirmar 

I. Estilo de dança urbana marcado pela improvisação, onde os dançarinos competem uns contra os outros em batalhas de dança, demonstrando suas habilidades e estilo individual.

II. Forma de expressão artística concebida para comunidades residentes em áreas mais elitizadas de Nova York.

III. Esse estilo está associado a uma cultura de rua mais ampla, que inclui graffiti, DJing e MCing (rap). 

IV. Estilo de dança urbana reconhecido como uma forma de arte legítima e foi incluído nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris.

(A) todos os enunciados estão corretos.

(B) apenas o enunciado II está incorreto.

(C) apenas os enunciados I, II estão corretos.

(D) nenhum dos enunciados está correto. 

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Qual é a importância do Breakdance como forma de expressão artística e cultural?

QUESTÃO 04

Descreva as características alusivas aos movimentos básicos do Breakdance. 

TOPROCK
FOOTWORK
POWERMOVES
FREEZES
DROPS
BATTLES
CYPHERS
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF11) Praticar diferentes formas de dança, contemplando a experimentação e fruição das diversas danças urbanas e identificando seus elementos constitutivos (ritmos, espaço, gestos).
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.