You are currently viewing Educação Física: Danças do Brasil e do mundo – Forró

Educação Física: Danças do Brasil e do mundo – Forró

Olá, educando (a)!Esta videoaula de educação física foi veiculada na TV no dia 25/03/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Assista a videoaula abaixo com a temática: Forró

Ed. Física – 9ºANO/I – Ciclo da Adolescência

Há uma crença popular onde o termo forró deriva da expressão inglesa for all, cuja tradução é “para todos”. Uma das diversas versões relacionadas com essa associação nos leva ao início do século XX, para a construção da ferrovia Great Western, em Pernambuco. Segundo essa versão, os trabalhadores ingleses envolvidos com a obra empregavam a expressão quando promoviam festas abertas para todos. Os nordestinos pronunciavam “forró” e, dessa forma, teriam surgido o ritmo e a dança. Contudo, não há referências históricas que confirmem essa versão, pois a palavra forró já constava em registros anteriores à chegada dos ingleses para a construção da referida ferrovia.

O forró é uma dança de salão apreciada em todo o território nacional e caracterizada pelo ritmo da zabumba, do triângulo e da sanfona. Segundo Jacinto (2001), vários ritmos nordestinos são utilizados como base para essa manifestação cultural, como o baião, o xote, o xaxado e o coco. Apesar das marcações rítmicas diferentes desses estilos, elas são, por vezes, denotadas como “forró”, de modo que seus passos típicos acabam sendo empregados.

Acesse ao link abaixo e saiba mai sobre a Origem do Forró

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

A dança tem três elementos básicos: MOVIMENTO CORPORAL, ESPAÇO E TEMPO.

Movimento corporal: Na dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos: Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço; Movimento liberado: são movimentos realizados com o corpo no espaço; Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.

Espaço : Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores. Dentro do espaço são estudadas as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).

Tempo: Corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser lento, moderado ou rápido.

APRENDENDO A DANÇAR – POSE INICIAL

Convide um familiar e experimente como é bom dançar Forró.

O forró é dançado em pares em posição de abraço fechado, com os parceiros de frente um para o outro, usando contato corporal total ou parcial.

PASSO BÁSICO: “DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ”: O passo básico do forró também faz parte do tradicional “dois pra lá, dois pra cá”.

Para desenvolver o passo “dois pra lá, dois pra cá”, os afaste a perna direita da esquerda lateralmente e, depois, aproxime a perna esquerda da direita, repetindo essa sequência mais uma vez. Em seguida, é a perna esquerda que os alunos devem afastar da direita lateralmente e, na continuidade, aproximar a perna direita da esquerda, repetindo também essa sequência. Explore esses passos sozinhos e, depois, vivencie a dois

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo sobre Forró –  Passo básico

O Forró (ou Forrobodó) é um complexo cultural que expressa a filosofia de vida de um povo, originário do sertão nordestino brasileiro, que devido a correntes migratórias desses habitantes para as diversas regiões do Brasil, sua cultura foi disseminada tornando-se uma expressão cultural reconhecidamente brasileira que atualmente está em processo de registro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA

Escolha uma música de Forró de sua preferência. Convide um familiar para dançar com você. Desloquem-se pelo espaço praticando os passos básicos que você aprendeu nessa aula, pois geralmente quando se está aprendendo, a dupla costuma ficar indo e voltando no mesmo lugar. Essa movimentação é muito importante para  minimizar a dificuldade em executar os passos em diferentes sentidos. Ouça a música de maneira que possam realizar os movimentos no ritmo.

DANCE, DANCE, DANCE…

Habilidade estruturante/Habilidades complementares (GO-EF09EF12) Praticar, fruir e recriar as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.
(GO-EF09EF22) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas danças, com ênfase nas danças de salão.
(GO- EF89EF14) Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.
(GO-EF09EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das diversas danças vivenciadas, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem;
(GO-EF09EF23) Sistematizar processos de criação e composição em dança, com bases em temas contemporâneos;
(GO-EF09AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança.