You are currently viewing Educação Física: Dança e expressividade

Educação Física: Dança e expressividade

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 18/06/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula você vai aprender sobre a dança, suas características, seus principais estilos e sua importância em diferentes aspectos do viver em sociedade.

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Dança e expressividade!

Educação Física – 5ºANO/Turma E – Ciclo da infância

A Dança é a arte de mover o corpo de forma ritmada, intencional e expressiva, usando movimentos diversos, combinados com a expressão corporal e facial de quem dança, com o objetivo de transmitir uma mensagem, provocar emoções, sentimentos e reflexões no público para o qual se apresenta. Por se tratar de uma forma de expressão do corpo a Dança pode ser encontrada em diferentes áreas da vida em sociedade, temos por exemplo:

• Danças religiosas
  • Danças clássicas
  • Danças modernas e contemporâneas
  • Danças de salão
  • Danças culturais (também conhecidas como regionais ou étnicas)

A Expressividade da Dança, que é essa capacidade que a Dança tem de provocar emoções, sentimentos e reflexões no público, acontece usando vários elementos que juntos transmitem a mensagem desejada, como o ritmo (da música e/ou dos movimentos), , caracterização dos dançarinos e do cenário, mas os elementos que mais participam do ato de transmitir uma mensagem durante uma dança são:

• Expressão facial
  • Expressão corporal

Esses dois elementos juntos dão a forma como os movimentos são realizados (amplitude, intensidade, velocidade de cada movimento) e é essa forma dos movimentos que transmitem a mensagem e provocam a reação do público.

Veja a diferença da expressão facial e corporal das duas bailarinas a seguir:

Viu como na primeira imagem, além de estar sorrindo, a bailarina está em pé, com o queixo erguido, o olhar vibrante e postura ampla e elegante? Já na segunda imagem a bailarina está representando uma famosa cena do Balé que se chama “A morte do cisne” e ela é o cisne morrendo, então pra transmitir dor e sofrimento ela dança olhando pra baixo, sem sorrir, com a testa franzida e o corpo todo contorcido no chão.

ATIVIDADE 1

Além de mensagens e emoções, as danças também podem transmitir tradições e valores sociais. As danças através das quais tradições e valores de um povo podem ser passados de uma geração para outra são conhecidas como danças étnicas, danças tradicionais, danças regionais ou danças culturais e através delas podemos conhecer movimentos, vestimentas e costumes de diferentes povos. No estado de Goiás por exemplo, temos uma dança tradicional chamada Catira, você já ouviu falar? A Catira é uma dança que une: sapateios (movimentos de batida de pés com força e ritmo no chão), palmas e o som da viola caipira. Veja no vídeo a seguir uma apresentação de Catira feita pela Associação Cultural Chapéu do Vovô:

Desafio: chame alguém aí da sua casa para junto com você assistir novamente o vídeo “Catira na quarentena” e tentem repetir a sequência de passos dos dançarinos da Chapéu do Vovô!

ATIVIDADE 2

Vinda de Portugal para o Brasil, junto com os colonizadores, a Quadrilha Junina também é uma dança tradicional muito praticada no Brasil. Você sabe qual a origem da Dança de Quadrilha e porque ela se chama Quadrilha Junina? A Quadrilha é uma dança muito antiga, nos tempos da Europa Medieval existiam várias danças coletivas que eram dançadas pela alta sociedade das monarquias europeias nos grandes bailes dos castelos, essas danças eram chamadas de Balé de Corte e desse Balé de Corte surgiram a maior parte das danças de Salão que conhecemos atualmente e também as Danças de Quadrilha. As danças de Quadrilha são danças executadas por casais que realizam passos pré-definidos ao mesmo tempo seguindo os comandos de um marcador. Mas e porque então chamamos de Quadrilhas Juninas? As danças de quadrilha eram dançadas principalmente em grandes bailes oferecidos para comemorar uma grande colheita e na época em que ficaram populares a colheita mais importante da Europa era a colheita do trigo que na Europa acontecia no mês de junho! Ou seja, originalmente a dança Quadrilha Junina não é uma dança religiosa, mas sim uma dança agrícola! Quando essa tradição chegou ao Brasil ela sofreu uma pequena adaptação, é que o clima do Brasil não era favorável à produção do trigo, mas era excelente para o cultivo do milho, que também fica pronto pra colher no mês de Junho, e é por isso, que a maioria das comidas típicas de uma festa junina são feitas de milho! Agora veja que legal esse vídeo que os professores da Escola Municipal Madre Francisca fizeram para comemorar os festejos juninos do ano passado respeitando o distanciamento social que o Coronavírus nos obriga a manter:

O que você acha de pelo Whatsapp e pelas redes sociais convidar alguns amigos pra vocês fazerem um arraiá virtual também!

Ciclo da infância: Habilidade estruturante(GO-EF05EF09) Vivenciar e recriar danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.