You are currently viewing Educação Física: Dança

Educação Física: Dança

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 16/06/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje você vai entender o que é a Dança, quais as suas características e também vai conhecer diferentes tipos de dança.

https://pixabay.com/pt/vectors/disney-dan%C3%A7a-alegria-estilo-de-vida-677382/

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Dança

Educação Física – 3ªANO/Turma C – Ciclo da Infância

O que é a Dança?

Dança é o ato artístico de se movimentar intencionalmente o corpo, de forma ritmada e na maioria das vezes seguindo uma marcação ou uma música. Na Dança o movimento intencional tem o objetivo de expressar uma emoção, uma cultura, uma fé ou até mesmo de fazer a gente pensar sobre um assunto.

Em outras palavras, na Dança a técnica do movimento se junta com a expressão do rosto e do corpo do dançarino, com a música (quando houver) e com outros elementos de cenário e figurino para transmitir uma mensagem, expressar uma emoção e despertar no público sentimentos e pensamentos.

Para entender melhor isso, de como a Dança usa os movimentos e as diferentes técnicas de se fazer os movimentos de uma forma intencional e EXPRESSIVA, veja o vídeo a seguir. Nele, o dançarino conta a estória de um robô de brinquedo que está estragando e aos poucos morrendo, nos últimos momentos do robô ele lembra sua amizade com a criança e o quanto se divertiram juntos:

Viu só, como cada movimento da dança lembra o jeito de um robô se movimentar? As legendas que nos mostram o que a música está dizendo passam um pouco rápido, mas a medida que a letra vai falando do robô estragando, perdendo força e lembrando de momentos felizes que teve com a criança o jeito do dançarino se mover e o seu rosto mudam, combinando com o que a letra da música diz.

Tipos de dança

Quando falamos em tipos de dança, estamos falando de danças que seguem um conjunto de características. Então, só pra gente organizar as ideias sobre a Dança dentro da nossa cabeça vamos estudar os principais, maiores e mais antigos tipos de danças que conhecemos:

  • Danças Tribais: aquelas que têm movimentos que representam mensagens culturais e religiosas (como por exemplo as danças: da Chuva, Hula-Hula, Danças de Guerra…);
  • Danças Regionais ou Culturais: danças que não têm relação com a fé e a religião de um povo, mas que carregam em si vários costumes populares de um lugar e seu povo (como a Catira, as Danças Tradicionais Gaúchas, as Cirandas e as Quadrilhas Juninas);
  • Danças Clássicas: são danças com movimentos longos, delicados e elegantes dançados ao som de músicas clássicas (o ballet e o jazz, são as danças clássicas mais conhecidas e geralmente a música é tocada por instrumentos como o piano e o violino);
  • Danças de Salão: danças praticadas em bailes sociais e festas como forma de interação e divertimento entre os convidados (a grande maioria das danças de salão são dançadas em casais, mas existem apresentações em trios e em grupos). Dentro das danças de salão as mais conhecidas no Brasil são: a Valsa, o Bolero, o Tango, o Samba, o Rock Soltinho, A Salsa e o Forró;
  • Danças Urbanas: as Danças Urbanas são as danças que surgem em diferentes épocas e em diferentes classes sociais dentro das cidades (como o Hip-Hop, a Dança de Rua, o Funk e as Danças de Improviso – como quando você vai numa festa ouve uma música legal e se remexe muito sem ter passos ensaiados ou uma sequência de passos a seguir);
  • Dança Moderna: são danças aonde os bailarinos não seguem um conjunto de tipos de passos, mas montam sequências de passos combinados à técnicas de teatro com a intenção de transmitir uma mensagem com grande emoção ao público (essa dança também é conhecida como Dança Contemporânea).

A dança pode ser executada de diferentes formas:

  • Com movimentos livres, que é quando você dança sem seguir movimentos ou coreografias pré-definidos e também não segue nenhum tipo de comando (verbal ou conduzido). Simplesmente a música toca e você deixa o corpo se movimentar a vontade. Experimente dançar a música a seguir, do jeito que você quiser. 

  • Podemos dançar seguindo uma coreografia criada por um grupo que gostamos ou até mesmo uma coreografia criada por nós mesmos, como fazemos quando dançamos em uma aula de Zumba ou Fit Dance;
  • Podemos dançar seguindo os comando da música, como fizemos na nossa primeira aula sobre brincadeiras com a música: “Cabeça, ombro, joelho e pé”; 
  • Podemos dançar seguindo comandos conduzidos, como fazem os casais na dança de salão;
  • Ou ainda, podemos dançar com movimentos coordenados e sincronizados em equipe como fazem os grupos dança profissional, um exemplo é o grupo de quadrilha junina no qual eu a Prof.ª Denise dança: Quadrilha Junina Arriba Saia. Assista o vídeo abaixo:

         Conhecendo alguns estilos de Dança!

Dentro do universo da Dança, certamente, o grupo de tipos de dança que reúne o maior número de danças é o grupo das Danças Culturais, também conhecido como Danças Étnicas. Nesse grupo estão danças típicas de diferentes lugares do mundo e povos. Sempre que assistimos uma apresentação de espetáculo de Danças Culturais temos a oportunidade de conhecer diferentes tipos de músicas, maquiagens, roupas, cenários e movimentos completamente novos e diferentes do que estamos acostumados a conviver no nosso dia-a-dia. Nos vídeos abaixo você vai poder conhecer um pouco mais sobre danças de outros países.

A Dança dos Mil Braços – China

A Dança Flamenca – Espanha

Agora é hora de dançar, ligar o som e de divertir.

Ciclo da infância: Habilidade estruturante/Habilidades complementares(GO-EF03EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem. 
(GO-EF03EF18) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço: deslocamentos, planos, direções, caminhos e ritmos, lento, moderado e rápido, explorando diversos movimentos como: saltar, girar, rolar e correr nas construções coreográficas.