You are currently viewing Educação Física – Conhecendo o esporte de precisão: Tiro com arco

Educação Física – Conhecendo o esporte de precisão: Tiro com arco

Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

Disponível em:  <https://pixabay.com/pt/photos/arco-tiro-com-arco-edi%c3%a7%c3%a3o-disco-602127/ >acesso em 8, set. 2022.

Conhecendo o esporte de precisão: Tiro com arco

Entre as descobertas mais importantes do homem estão o fogo, a roda e a escrita, mas muitos estudiosos dão a mesma importância para o aprendizado da utilização do arco e da flecha e é fácil entender o porquê: na pré-história, o uso desses objetos era muito importante para o homem, uma vez que permitia caçar o seu alimento e se defender do ataque de animais.

Originário de diversas culturas antigas, o arco e flecha evoluíram de ferramentas de caça para uma forma sofisticada de arte e esporte. Na Idade Média, o tiro com arco era vital em batalhas, mas ao longo do tempo, transformou-se em uma esporte que celebra a precisão e a concentração.

Mas o que são os esportes de precisão? São modalidades que têm por objetivo acertar um alvo específico, lançando ou arremessando determinado objeto, exemplos: boliche, bocha, sinuca, tiro esportivo, entre outros.

No campo de tiro com arco, as regras mantêm a competição justa e emocionante. Cada arqueiro tem seu arco, flechas e alvo. As competições consistem em diferentes rounds, onde os participantes se desafiam a atingir o centro do alvo para ganhar pontos. O Alvo é desenvolvido de materiais sintéticos ou papel. O formato é redondo composto por um grande diagrama com círculos na graduação de 10 a 6 (partindo do centro), nas cores amarelo (indicando 10 e 9 pontos), vermelho (indicando 8 e 7 pontos) e azul (indicando 6 pontos). Na modalidade do torneio outdoor, o alvo é composto por anéis de 5 a 1, na cor azul (5 pontos), preto (4 e 3 pontos) e branco ( 2 e 1 pontos). Os arqueiros precisam manter uma conduta nobre, respeitando o código de honra do esporte e existem as modalidades femininas e masculinas.

São utilizados dois tipos de arcos como equipamentos, o recurvo e o composto. Com esses arcos os alvos são de papel ou de materiais sintéticos. Para quem utiliza o arco recurvo é necessária uma dedeira, e para quem utiliza o arco composto um disparador.

As provas são realizadas em três campos:

Outdoor (espaço aberto e plano);

Indoor (espaço fechado)

Field (espaço aberto e irregular).

O Tiro com Arco vai além de um simples ato de disparar flechas. É uma jornada de disciplina, paciência e respeito pela tradição. Ao empunhar um arco, os praticantes buscam pela precisão perfeita é uma aventura mágica que atravessa os séculos.

QUESTÃO 1

O tiro com arco surgiu a partir de uma prática do dia-a-dia do homem, utilizada antigamente. Escreva sobre a história desse esporte e porque ele era tão importante.

QUESTÃO 2

Como acontece a pontuação no Tiro com arco? Faça essa explicação a partir do alvo mostrado na figura que está no começo da atividade.

QUESTÃO 3

As provas do tiro com arco, são realizadas em três tipos diferentes de campos. Complete os espaços abaixo identificando cada um de acordo com os nomes da tabela.

OutdoorFieldIndoor
  1. ______________________ (espaço aberto e plano);
  1. ___________________________ (espaço fechado);

3. ___________________________(espaço aberto e irregular).

QUESTÃO 4

Encontre no caça palavras abaixo, pelo menos, 5 nomes de esportes que são classificados como esporte de precisão e os escreva em seu caderno.

QWENATAÇÃOXFHSNH
TIROESPORTIVOQPI
QWERTYUUIOPÇLEUP
EWQBOCHAHGJJKRHI
RBNMERTYUUIDGZTS
ZXCVBERTYUUIOTRM
TIROCOMARCOSLEMO
VWQBOEWQBOBVFVWY
ÔBOLICHETRWQEBHS
LERTYUUIEWQBOLUU
ERBNMERTYUUIDGRR
IZXCVSINUCAUIOEF

QUESTÃO 5

Um dos principais objetivos das competições de tiro com arco é

(A) atirar o maior número possível de flechas.

(B) atingir o centro do alvo para ganhar pontos.

(C) utilizar diferentes tipos de arcos em cada rodada.

(D) competir em grupos mistos de homens e mulheres.

QUESTÃO 6

OS três campos onde as provas de tiro com arco podem ser realizadas são

(A) campo de golfe, quadra esportiva e piscina.

(B) outdoor, Indoor e Field.

(C) praia, montanha e floresta.

(D) estádio, ginásio e parque.

SAIBA MAIS

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Tênis de mesa em cadeira de rodas”. Disponível em: <https://youtu.be/m_GIvmIr5O4> acesso em 08, set, 2022.
Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/ parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo
Referências:Base Nacional Comum curricular(BNCC)

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019

Suraya Darido et al. Práticas Corporais: Educação Física 3º, 4º E 5º ANOS. 1ªEdição. São Paulo. Editora Moderna. 2017

Valadares Solange et al. Educação Física no cotidiano escolar. 1ª Edição. Minas Gerais. Editora Fapi. 1999

Site COB (Comitê Olímpico Brasileiro) < https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/tiro-com-arco/  > Acesso em 29/08/2022.

Site CBTArco (Confederação Brasileira de Tiro com Arco) < www.cbtarco.org.br > Acesso em 29/08/2022.