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Educação física – Conceitos fundamentais do Tai chi chuan.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Ginástica de conscientização corporal. Hoje estudaremos conceitos fundamentais do tai chi chuan. Vamos aos estudos?

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO TAI CHI CHUAN

Imagem disponível em: https://c1.wallpaperflare.com/preview/566/334/423/enlogar-tai-chi-taiji-qi-gong.jpg
Acesso: 28 de Agosto de 2023

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa que combina movimentos suaves e fluidos com técnicas de respiração e meditação que norteiam as posturas e os movimentos. 

Este conceitos fundamentais são conhecidos como:

OITO PORTAS, CINCO PASSOS e as TREZE POSTURAS”.

As “oito portas” do Tai chi chuan são os oito princípios fundamentais que guiam os movimentos e a postura durante a prática. Essas portas são:

 OITO PORTAS DO TAI CHI CHUAN

PENG: É o princípio de afastar ou desviar a força do oponente. É como uma mola que absorve e redireciona a energia.

LU: É o princípio de desviar a força do oponente para o lado, usando movimentos circulares e suaves.

JI: É o princípio de pressionar ou empurrar o oponente para trás, usando a força do corpo e a energia do Qi .

AN: É o princípio de empurrar o oponente para baixo, usando movimentos de pressão e força concentrada.

CAI: É o princípio de puxar o oponente para baixo, usando movimentos de torção e desequilíbrio.

LIE: É o princípio de dividir a força do oponente, usando movimentos de separação e abertura.

ZHOU: É o princípio de usar os cotovelos como armas, atacando o oponente com movimentos de cotovelada.

KAO: É o princípio de usar os ombros como armas, atacando o oponente com movimentos de empurrão ou choque.

Essas “oito portas” são aplicadas durante os movimentos do Tai chi chuan, tanto na forma de mãos livres quanto nos exercícios de empurrar as mãos. 

Elas representam diferentes maneiras de lidar com a força do oponente e são essenciais para o desenvolvimento da habilidade marcial no Tai chi chuan.

05 PASSOS DO TAI CHI CHUAN

JIN BÚ (Avançar)

TUI BÚ (Recuar)

ZUO GU (Olhar para esquerda)

YOU PAN (Olhar para a direita) 

ZHONG DING (Equilíbrio central) 

13 POSTURAS DO TAI CHI CHUAN

ZHENG JIAO – Postura com o pé esquerdo à frente. 

FAN JIAO – Postura com o pé direito à frente. 

ZHENG DING – Postura com o pé esquerdo parado. 

FAN DING – Postura com o pé direito parado. 

ZHENG DING GONG QUAN – Postura do pé esquerdo parado com punho. 

FAN DING GONG QUAN – Postura com o pé direito parado com punho. 

ZUO CHUI – Punho esquerdo. 

YOU CHUI – Punho direito. 

ZUO CHUI ZHENG JIAO – Postura com o punho esquerdo e pé esquerdo à frente.

YOU CHUI FAN JIAO – Postura com o punho direito e o pé direito à frente. 

ZUO CHUI ZHENG DING – Postura do punho esquerdo e o pé esquerdo parados.

YOU CHUI FAN DING – Postura do punho direito e o pé direito parados.

ZUO CHUI ZHENG DING GONG QUAN – Postura do punho esquerdo e o pé esquerdo parado.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Os benefícios do tai chi chuan podem variar de pessoa para pessoa e dependem da regularidade e da dedicação à prática. Existem várias razões pelas quais você pode considerar a prática do tai chi chuan, pois a mesma proporciona vários benefícios à saúde. Em geral, os benefícios do tai chi chuan para a saúde estão relacionados a

(A) melhora do equilíbrio, e da coordenação motora.

(B) redução do estresse e da ansiedade.

(C) fortalecimento dos músculos e das articulações.

(D) todas as alternativas anteriores estão corretas.

QUESTÃO 02

O tai chi chuan fundamenta-se em oito princípios que são as oito portas (energias) que guiam os movimentos e a postura para sua prática, que caracterizam-se em exercícios de

(A) empurrar, puxar, pressionar, bloquear, chutar, socar, ajoelhar e cabecear.

(B) empurrar, puxar, pressionar, bloquear, esquivar, chutar, socar e cabecear.

(C) empurrar, puxar, pressionar, bloquear, esquivar, chutar, socar e agarrar.

(D) empurrar, puxar, pressionar, bloquear, esquivar, chutar, socar e derrubar

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Realize uma pesquisa e identifique qual o significado da palavra Qi e o seu objetivo no Tai chi chuan.

QUESTÃO 04

Tai chi chuan é uma prática fluida e contínua, com movimentos suaves, graciosos e com técnicas de respiração e meditação. Com relação aos movimentos básicos do Tai chi chuan marque: 

1. POSTURA INICIAL

2. ABERTURA 

3. MÃOS FLUTUANTES

4. PUNHO DE NUVEM

5. EMPURRAR AS MÃOS 

6. PASSEIO DO TIGRE 

7. CHUTAR COM O CALCANHAR 

8. PASSEIO DO CAVALO

Movimento de chutar para frente com o calcanhar direito, enquanto mantém os braços relaxados e curvados.
Movimento de dar um passo à frente com o pé esquerdo, estender os braços para os lados e girar o corpo para a esquerda.
Movimento de dar um passo à frente com o pé direito, estender os braços para os lados e girar o corpo para a direita.
Movimento de ficar em pé com os pés juntos, os braços relaxados ao lado do corpo e a mente focada na respiração.
Movimento de levantar os braços acima da cabeça, mantendo-os relaxados e curvados, e depois baixá-los lentamente.
Movimento de separar os pés na largura dos ombros, levantar os braços suavemente até a altura do peito e abrir as mãos
Movimento de estender os braços para a frente, mantendo-os relaxados e levemente curvados.
Movimento de dar um passo à frente com o pé direito, estender os braços para os lados e girar o corpo para a direita.
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas, e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.