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Educação Física – Características da Ginástica de condicionamento físico.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 20 de Setembro de 2023.CONCEITO

CONCEITO

O conceito de ginástica de condicionamento físico envolve a prática regular de exercícios que visam melhorar a aptidão física geral do indivíduo. Isso inclui o desenvolvimento da resistência cardiovascular, que é a capacidade do coração e dos pulmões de fornecer oxigênio e nutrientes aos músculos durante a atividade física.

OBJETIVOS

A ginástica de condicionamento físico é uma modalidade de exercício que tem como objetivo melhorar as capacidades físicas como: agilidade, coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade e resistência do praticante.  É uma forma de treinamento físico que utiliza movimentos corporais variados, como saltos, flexões, agachamentos, abdominais, entre outros, para trabalhar diferentes grupos musculares.

CARACTERÍSTICAS

Intensidade: A ginástica de condicionamento físico é caracterizada por exercícios de alta intensidade, que exigem um esforço físico significativo do praticante.

Variedade de exercícios: Essa modalidade engloba uma grande variedade de exercícios, como abdominais, flexões, agachamentos, saltos, entre outros. Isso permite trabalhar diferentes grupos musculares e evitar a monotonia nos treinos.

Treinamento funcional: A ginástica de condicionamento físico tem como objetivo melhorar a capacidade funcional do corpo, ou seja, preparar o praticante para realizar atividades do dia a dia com mais facilidade e eficiência.

Trabalho cardiovascular: Além do fortalecimento muscular, a ginástica de condicionamento físico também inclui exercícios aeróbicos, como corrida, pular corda e burpees, que ajudam a melhorar a capacidade cardiovascular e queimar calorias.

Treinos de curta duração: Os treinos de ginástica de condicionamento físico costumam ser curtos, com duração média de 30 a 60 minutos. Isso permite que sejam encaixados facilmente na rotina diária e proporcionam resultados rápidos.

Adaptação para diferentes níveis de condicionamento: A ginástica de condicionamento físico pode ser adaptada para diferentes níveis de condicionamento físico, desde iniciantes até atletas mais avançados. Os exercícios podem ser modificados de acordo com a capacidade e objetivos de cada pessoa.

Trabalho em grupo: Muitas vezes, a ginástica de condicionamento físico é realizada em aulas coletivas, o que proporciona um ambiente motivador e de interação entre os praticantes.

Melhora da postura e equilíbrio: Os exercícios de ginástica de condicionamento físico também contribuem para a melhora da postura e do equilíbrio corporal, ajudando a prevenir lesões e melhorar a qualidade de vida.

Aumento da energia e disposição: A prática regular da ginástica de condicionamento físico ajuda a aumentar os níveis de energia e disposição, proporcionando mais disposição para as atividades diárias.

Melhora da autoestima: Além dos benefícios físicos, a ginástica de condicionamento físico também contribui para a melhora da autoestima e autoconfiança, pois os resultados obtidos com a prática regular dos exercícios são visíveis e satisfatórios.

ACESSIBILIDADE

A ginástica de condicionamento físico pode ser praticada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Ela pode ser realizada em academias, estúdios de ginástica, ao ar livre ou até mesmo em casa, com o auxílio de equipamentos como halteres, elásticos e bolas.É importante ressaltar que a ginástica de condicionamento físico deve ser praticada de forma segura e adequada, respeitando os limites do corpo e seguindo as orientações de um profissional qualificado.

Questão 01 

A ginástica de condicionamento físico pode ser definida como 

(A) modalidade da ginástica que visa a prática regular de exercícios que visam melhorar a aptidão física geral do indivíduo.

(B) modalidade da ginástica que visa promover o autoconhecimento e a consciência do corpo, por meio de exercícios que envolvem movimentos suaves e controlados. 

(C) modalidade da ginástica que envolve a realização de acrobacias em duplas, trios ou quartetos como saltos, piruetas, equilíbrios e lançamentos, combinados com elementos de dança e coreografia. 

(D) modalidade da ginástica que combina elementos da ginástica artística com técnicas circenses, como acrobacias, malabarismo e equilibrismo.

Questão 02

Os capacidades físicas que constituem a ginástica de condicionamento físico referem-se

(A) ao alongamento, fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

(B) a coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e velocidade. 

(C) a resistência cardiovascular, força e agilidade.

(D) todas as alternativas anteriores.

Questão 03

A prática de ginástica de condicionamento físico envolve uma série de orientações importantes para garantir a segurança e eficácia dos exercícios. Identifique quais são essas orientações. 

Questão 04

A ginástica de condicionamento físico pode ser considerada uma atividade democrática? Argumente sua resposta.

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física.
Habilidades (EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.

Seabra, Carlos – O livro dos jogos das crianças indígenas e africanas / Carlos Seabra; ilustração de Willian Yukio. 1. ed. Itapira, SP: editora Estrela Cultural, 2019.