Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
ORIGEM
A Capoeira é uma arte marcial brasileira que tem suas raízes na cultura Africana trazida pelos escravos para o Brasil durante o período colonial.
Os escravos africanos eram proibidos de praticar suas tradições culturais e religiosas, incluindo a luta, e por isso desenvolveram uma forma de disfarçar a capoeira como uma dança.
A capoeira era praticada principalmente nas regiões de Salvador, Rio de Janeiro e Recife, onde os escravos se reuniam em rodas para cantar, tocar instrumentos e jogar capoeira tornou-se uma forma de resistência cultural e política, sendo usada pelos escravos para lutar contra a opressão e a injustiça.
CAPOEIRA – RESISTÊNCIA E RESILIENCIA
No final do século XIX, a capoeira foi criminalizada no Brasil é considerada uma atividade ilegal. foi somente na década de 1930 que a capoeira foi reconhecida como uma forma de arte e cultura brasileira, e a partir dai começou a ser ensinada a praticada em todo o país e no mundo.
CAPOEIRA – PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE
A capoeira é uma das principais expressões culturais do Brasil e é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 01
Os escravos africanos eram proibidos de praticar suas tradições culturais e religiosas para que os senhores não percebessem que estavam praticando movimentos e ritmos, técnicas de defesa e ataque e resistência e disfarçaram a capoeira
(A) como uma dança.
(B) como uma luta.
(C) como uma cerimônia religiosa.
(D) como uma forma de trabalho.
Questão 02
A capoeira durante muito tempo foi uma prática estigmatizada e criminalizada no Brasil por ser considerada
(A) uma atividade perigosa.
(B) uma forma de resistência cultural e política dos escravos.
(C) uma atividade ilegal em outros países.
(D) uma atividade que prejudicava a economia do país.
Questão 03
A respeito dos elementos constitutivos da Capoeira, marque
01 – JOGO
02 – VESTIMENTAS
03 – INSTRUMENTOS
04 – MÚSICA E CANTO
05 – RODA
06 – GRADUAÇÃO
( ) berimbau, agogô, pandeiro, atabaque e o caxixi
( ) simulação de uma luta, mas sem contato físico. Os jogadores se movimentam ao redor de uma roda de capoeira, formada pelos demais praticantes e músicos, e realizam movimentos de ataque e defesa, utilizando principalmente chutes, rasteiras e esquivas.
( ) sistema de hierarquia que indica o nível de habilidade e conhecimento do praticante, onde é representada por cordas coloridas amarradas na cintura do capoeirista.
( ) Calça e camisas brancas (abadás), geralmente feitos de tecido leve e confortável e a corda.
( ) elementos fundamentais na capoeira, usados para criar um ambiente de energia e ritmo durante as rodas de capoeira, além de transmitir mensagens e contar histórias.
( ) os capoeiristas se revezam jogando uns contra os outros, utilizando movimentos de ataque, defesa, esquivas e acrobacias. Espaço de interação e troca entre os capoeiristas, onde eles podem testar suas habilidades, aprender com os outros e expressar sua criatividade.
Questão 04
GINGANDO CONHECIMENTOS. Identifique os golpes básicos da Capoeira nas palavras cruzadas.
S | D | F | G | H | G | I | N | G | A | U | Q | W | E | A |
R | T | Y | U | B | I | O | P | A | S | D | F | G | H | Ú |
J | K | L | Ç | E | Z | X | C | V | B | N | M | Q | W | F |
E | R | T | Y | N | G | H | D | M | S | A | S | D | F | G |
M | N | B | V | Ç | C | O | X | A | E | L | K | J | H | K |
G | F | D | S | Â | A | Q | R | R | T | R | T | Y | U | L |
A | R | S | D | O | F | G | H | T | W | L | P | O | I | M |
M | E | I | A | L | U | A | D | E | F | R | E | N | T | E |
Z | C | X | O | C | V | B | N | L | Q | W | E | R | I | P |
A | S | D | F | V | G | H | J | O | L | Ç | Z | X | C | V |
Q | E | R | A | B | Z | X | S | C | E | D | C | V | F | R |
M | N | C | V | I | C | O | X | D | Ç | L | K | J | H | I |
R | A | B | O | D | E | A | R | R | A | I | A | N | W | L |
A | R | S | D | Í | F | G | H | E | J | L | P | O | I | A |
Y | C | O | C | O | R | I | N | H | A | R | S | T | U | I |
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE AS BATERIAS DE CAPOEIRA.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ESTILOS DE CAPOEIRA.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF06EF24) Analisar as lutas do Brasil diante dos contextos históricos, políticos, sociais e econômicos. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |