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afro-brazilian woman fighting capoeira with man at beach of Salvador da Bahia Brazil

Educação Física – Capoeira – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

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ORIGEM

A Capoeira é uma arte marcial brasileira que tem suas raízes na cultura Africana trazida pelos escravos para o Brasil durante o período colonial.

Os escravos africanos eram proibidos de praticar suas tradições culturais e religiosas, incluindo a luta, e por isso desenvolveram uma forma de disfarçar a capoeira como uma dança. 

A capoeira era praticada principalmente nas regiões de Salvador, Rio de Janeiro e Recife, onde os escravos se reuniam em rodas para cantar, tocar instrumentos e jogar capoeira tornou-se uma forma de resistência cultural e política, sendo usada pelos escravos para lutar contra a opressão e a injustiça.

CAPOEIRA – RESISTÊNCIA E RESILIENCIA

No final do século XIX, a capoeira foi criminalizada no Brasil é considerada uma atividade ilegal. foi somente na década de 1930 que a capoeira foi reconhecida como uma forma de arte e cultura brasileira, e a partir dai começou a ser ensinada a praticada em todo o país e no mundo.

CAPOEIRA – PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE

A capoeira é uma das principais expressões culturais do Brasil e é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01

Os escravos africanos eram proibidos de praticar suas tradições culturais e religiosas para que os senhores não percebessem que estavam praticando movimentos e ritmos, técnicas de defesa e ataque e resistência e disfarçaram a capoeira 

(A) como uma dança.

(B) como uma luta.

(C) como uma cerimônia religiosa.

(D) como uma forma de trabalho.

Questão 02

A capoeira durante muito tempo foi uma prática estigmatizada e criminalizada no Brasil por ser considerada

(A) uma atividade perigosa.

(B) uma forma de resistência cultural e política dos escravos.

(C) uma atividade ilegal em outros países. 

(D) uma atividade que prejudicava a economia do país.

Questão 03

A respeito dos elementos constitutivos da Capoeira, marque 

01 – JOGO

02 – VESTIMENTAS

03 – INSTRUMENTOS 

04 – MÚSICA E CANTO

05 – RODA

06 – GRADUAÇÃO 

( ) berimbau, agogô, pandeiro, atabaque e o caxixi

( ) simulação de uma luta, mas sem contato físico. Os jogadores se movimentam ao redor de uma roda de capoeira, formada pelos demais praticantes e músicos, e realizam movimentos de ataque e defesa, utilizando principalmente chutes, rasteiras e esquivas.

( ) sistema de hierarquia que indica o nível de habilidade e conhecimento do praticante, onde é representada por cordas coloridas amarradas na cintura do capoeirista.

( ) Calça e camisas brancas (abadás), geralmente feitos de tecido leve e confortável e a corda.

( ) elementos fundamentais na capoeira, usados para criar um ambiente de energia e ritmo durante as rodas de capoeira, além de transmitir mensagens e contar histórias.

( ) os capoeiristas se revezam jogando uns contra os outros, utilizando movimentos de ataque, defesa, esquivas e acrobacias. Espaço de interação e troca entre os capoeiristas, onde eles podem testar suas habilidades, aprender com os outros e expressar sua criatividade.

Questão 04

GINGANDO CONHECIMENTOS. Identifique os golpes básicos da Capoeira nas palavras cruzadas. 

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SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE AS BATERIAS DE CAPOEIRA.

CANAL ELAINE FARIA DE OLIVEIRA “BATERIAS DE CAPOEIRA”. Disponível em: <https ://www.youtube.com/watch?v=36hhVcMSp8s> Acesso 01 abr. 2022.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ESTILOS DE CAPOEIRA.

CANAL ELEINE FARIA DE OLIVEIRA “ESTILOS DE CAPOEIRA”: <https://www.youtube.com/watch?v=PAqkpiLbqa8> Acesso em: 01 abr. 2022.
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF06EF24) Analisar as lutas do Brasil diante dos contextos históricos, políticos, sociais e econômicos.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.