You are currently viewing Educação Física: Capoeira

Educação Física: Capoeira

Olá, estudantes! Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 22/10/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoas-dancando-na-academia-3340318/

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Capoeira

 A Capoeira é uma luta que surgiu no Brasil nos tempos da escravidão e que mistura vários movimentos de origem africana e que é praticada em roda e ao som de instrumentos musicais como o atabaque, o pandeiro e principalmente o berimbau.

As danças culturais dos negros e suas práticas religiosas também acontecem em forma circular e utilizando tambores e pandeiros nos festejos e o atabaque nas práticas religiosas os senhores de escravo e os capitães do mato, que faziam dos negros prisioneiros e escravos, não entenderam, quando viram os movimentos da Capoeira a primeira vez, que a Capoeira se tratava de uma luta e acharam que se tratava somente de uma dança ou uma brincadeira entre os negros. Com isso, os escravos tiveram algum tempo para desenvolver as técnicas de golpes e de esquivas (movimentos de defesa) que fazem parte dessa luta. Logo, a Capoeira se tornou uma forma de defesa e de resistência que uniu ainda mais os negros e uma forma de se defender e lutar quando os negros fugiam das senzalas, em busca de uma vida livre nos quilombos, e eram perseguidos pelos capitães do mato.

Veja como a Ginga se parece com um passo de dança e imagine esse movimento no ritmo de uma música:

 Agora no vídeo a seguir, aprenda com o instrutor Faíska como executar o movimento da Ginga direitinho, ah, tente repetir esse movimento aí na sua casa é só seguir a explicação do Faíska:

Como toda luta, a Capoeira é composta de movimentos de defesa e de ataque, se pararmos pra pensar, a própria Ginga é parte da defesa da Capoeira, pois com seus movimentos constantes e ágeis a Ginga deixa mais difícil a vida de quem quer, por exemplo, acertar um soco em quem está gingando. E nas atividades práticas da aula de hoje vamos aprender diferentes movimentos de ataque e de defesa da Capoeira.

ATIVIDADE 1

Na Capoeira a Ginga é, além de um movimento de defesa por dificultar a entrada de um golpe de ataque, o movimento básico da Capoeira (como vimos no vídeo anterior), ou seja, é da ginga que saímos para executar um golpe (movimento de ataque) e é para a Ginga que voltamos logo depois de executar um ataque. Nos vídeos a seguir você vai aprender como executar os golpes Benção e Meia Lua de Frente e como fica dentro da luta, cada um desses golpes junto com a Ginga. Veja:

Benção

Meia Lua de Frente

ATIVIDADE 2

Na Capoeira os movimentos de defesa não buscam bloquear os movimentos de ataque, mas sim desviar dos golpes de ataque e, por isso, recebem o nome de esquivas. As esquivas, assim como os golpes, iniciam-se partindo do movimento de base (a Ginga) e voltando para esse mesmo movimento. Nos vídeos a seguir você vai aprender a fazer a Esquiva Descida Básica, a Esquiva da Cadeira e como unir esses movimentos à Ginga. Veja:

Esquiva Descida Básica

Esquiva da Cadeira

Obs: existem hoje no Brasil 03 correntes diferentes da prática da Capoeira (Angola, Regional e Contemporânea) e dentro dessas correntes os praticantes dessa luta são divididos em grupos, alguns golpes e esquivas podem mudar de nome de um grupo pro outro e de uma corrente para a outra.

Ciclo da infância: Habilidade estruturante Habilidades complementares (GO-EF04EF13) Vivenciar e fruir diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.