You are currently viewing Educação Física: Capoeira

Educação Física: Capoeira

Olá, estudante! Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 21/10/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nessa aula vamos conhecer a história da Capoeira, sua importância cultural e entender porque ela é uma luta.

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Capoeira

Muito se pergunta:

A Capoeira é brasileira ou africana?

A Capoeira é luta ou é dança?

Qual a importância cultural e histórica da Capoeira no Brasil?

E nessa aula vamos responder todas essas perguntas e aprender outras coisas sobre a Capoeira!

Para responder a primeira pergunta: se a capoeira surgiu no Brasil ou na África, vou usar o exemplo que o instrutor Faíska me deu. Quando perguntei o mesmo ao Faíska ele me respondeu de um jeito muito legal, ele me explicou assim:

Essa discussão existe porque os escravos, que foram os primeiros a praticar a Capoeira, também usavam tambores, pandeiros e alguns dos movimentos da Capoeira em suas danças, mas os instrumentos musicais e os golpes são os ingredientes para se fazer Capoeira. Por isso podemos afirmar que a Capoeira surgiu no Brasil sim, afinal de contas foi aqui que esses “ingredientes” foram misturados. Por exemplo, se eu fizer um bolo de cenoura na minha casa, vou precisar comprar os ingredientes para o bolo no mercado, ainda assim, o bolo foi feito por mim e na minha casa, não passa a ser o “bolo do mercado” só porque eu comprei os ingredientes lá.

Então podemos afirmar sim que a Capoeira surgiu no Brasil, durante o período da escravidão e era uma forma de luta “disfarçada de dança” que os escravos praticavam seguindo o ritmo de instrumentos feitos por eles. Assim respondemos também a segunda pergunta: a Capoeira é uma luta ritmada e acompanhada por instrumentos.

E a importância cultural e histórica? Por ser praticada em roda, ao som de instrumentos também utilizados nas festas e em algumas religiões de origem africana a Capoeira também é uma manifestação cultural. E por servir como forma de defesa e luta contra os capitães do mato, que perseguiam e torturavam os escravos) a Capoeira foi uma das ferramentas de união do povo negro e ajudou na fuga de alguns escravos.

ATIVIDADE 1

O principal movimento da Capoeira é a Ginga!

A ginga é enganação, serve para confundir, pra enganar o adversário. Um cara que ginga não é acertado, ele se movimenta e o golpe não pega nele. Vai pra cima, pra baixo, o golpe não entra. Sem a Ginga não tem capoeira. No vídeo a seguir você vai aprender como fazer a Ginga, veja:

ATIVIDADE 2

Aprendeu o movimento básico? Então vamos agora aprender um golpe, dois movimentos de ataque chamados Benção e Martelo:

Benção

Martelo

ATIVIDADE 3

Como nem só de ataque se faz uma boa luta, aprenda agora uma defesa, que na Capoeira se chama Esquiva:

Ciclo da infância: Habilidade estruturante/Habilidades complementares (GO-EF04EF13) Vivenciar e fruir diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.