You are currently viewing Educação Física: Capoeira

Educação Física: Capoeira

Olá, estudante! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia **/10/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nessa aula vamos conhecer a Capoeira, sua história e alguns de seus movimentos.

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Capoeira

Há quem diga que é só uma dança, há quem diga que é apenas um movimento cultural e há quem diga que não passa de uma luta, mas na verdade a Capoeira é um pouquinho de cada uma dessas coisas e na aula de hoje vamos entender tudo isso, que a capoeira tem, direitinho!

A Capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. A Capoeira tem movimentos ágeis, que utilizam todas as partes do corpo ao mesmo tempo, envolve técnicas de ataque, defesa, giros etc. Todos esses movimentos são realizados no ritmo de uma música, tocada ao vivo com instrumentos tradicionais e é isso o que mais a diferencia de outras lutas e a aproxima da dança.
Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.


Essa prática corporal foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, como uma forma de resistência, de luta e de defesa contra os maus-tratos dos capitães do mato. E foi criada misturando movimentos de danças e lutas que já eram praticadas anteriormente na África. Assim, podemos dizer que a Capoeira foi criada no Brasil usando “ingredientes” africanos, tais como os movimentos, o ritmo marcado por instrumentos já tradicionais dos povos da África, como por exemplo o Atabaque.



A capoeira é disputada por duas pessoas que se desafiam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus, pandeiros e, em alguns casos de atabaques (alguns grupos consideram o atabaque um instrumento sagrado que só deve ser utilizado em momentos religiosos e consideram inadequado utilizá-los durante a prática da capoeira). O objetivo é derrubar o adversário.


O berimbau é o instrumento mais característico da Capoeira e é ele quem dita o ritmo dos movimentos. Esse instrumento é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça.

ATIVIDADE 1

O movimento base da Capoeira é a Ginga. É a Ginga que dificulta que o adversário acerte um golpe em um capoeirista e que une todos os demais movimentos da Capoeira. Para entender melhor esse movimento e aprender como realizá-lo veja o vídeo a seguir:

ATIVIDADE 2

Além da ginga, vários outros movimentos compõem aparte LUTA da Capoeira, esses outros movimentos podem ser divididos em movimentos de ataque (ou golpes) e movimentos de esquiva (ou movimentos de defesa). No vídeo a seguir você vai aprender como executar o movimento “Benção” que é uma espécie de empurrão feito com o pé, como um chute e, por tanto, é um dos movimentos de ataque da Capoeira. Veja:

Agora que você já sabe como se movimentar e como atacar, veja no vídeo a seguir como se defender na Capoeira com um dos movimentos mais simples de esquiva: a Cocorinha