ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

Cantando e brincando com as mãos
Vocês já brincaram de “Adoleta”, “Fui à China”, “Babalu” ou “Popeye“? Essas brincadeiras cantadas, feitas com as mãos, são mais do que simples diversão. Elas são uma herança cultural que passa de geração em geração, como um tesouro que une famílias, amigos e comunidades. Vamos descobrir por que essas brincadeiras são tão especiais e como elas ajudam no nosso aprendizado e na valorização da nossa cultura?

Misturando música, ritmo e movimentos, essas brincadeiras são feitas em duplas ou grupos, onde as palmas das mãos se encontram no ritmo da música, criando uma sintonia entre os participantes.
Essas brincadeiras ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, da memória, da atenção e do trabalho em equipe, além de estimular a criatividade e a expressão. Ao brincar, também aprendemos sobre ritmo, música e comunicação, enquanto fortalecemos vínculos de amizade e pertencimento. Essas atividades são fundamentais para valorizar nossa cultura e manter vivas as tradições que nos conectam ao passado.


Por exemplo, a “Adoleta” é uma música infantil e brincadeira que surgiu na França, sendo que a palavra original francesa seria “andouillette” (que significa “linguiça”). Ela chegou ao Brasil durante a imigração francesa e, com o tempo, foi se transformando, ganhando novas versões e se adaptando à cultura brasileira.

A-do-le-tá;
Le peti peti polá;
Le café com chocolá;
A-do-le-tá;
Puxa o rabo do tatu;
Quem saiu foi tu!
Barra berra birra borra burra!
Essa brincadeira é feita com dois ou mais participantes, que batem palmas uns nas mãos dos outros enquanto cantam a música “Adoleta”. A melodia original traz traços da língua francesa, como a palavra “lepeti”, que vem de “le petit” (“o pequeno”). No entanto, com o passar do tempo, as palavras foram se adaptando ao português, num processo de “abrasileiramento” que tornou a brincadeira ainda mais popular por aqui.

Que tal aprender essa brincadeira e ensinar para um amigo ou para a sua família? Assim, você estará ajudando a manter viva uma tradição que une pessoas e gerações. Lembre-se: brincar não é só divertido, é também uma forma de aprender, crescer e cuidar da nossa cultura.
ATIVIDADE

QUESTÃO1
Por que você acha que o vovô está ensinando a brincadeira para a criança? O que essa cena nos mostra sobre a importância das brincadeiras antigas?
QUESTÃO 2
Na charge, a vovó está ensinando para a criança
(A) uma música moderna.
(B) uma brincadeira cantada.
(C) um jogo de tabuleiro.
(D) uma receita de bolo.
QUESTÃO 3
A charge nos mostra que as brincadeiras tradicionais
(A) são chatas e ninguém gosta mais.
(B) são importantes para unir gerações.
(C) só as crianças sabem brincar direito.
(D) são difíceis de aprender.
QUESTÃO 4
O que significa o “abrasileiramento” das brincadeiras cantadas é
(A) esquecer as brincadeiras antigas.
(B) adaptar as brincadeiras à cultura brasileira.
(C) deixar de brincar em grupo.
(D) copiar brincadeiras de outros países sem mudar nada.
QUESTÃO 5

Você já aprendeu alguma brincadeira com alguém mais velho? Qual foi? Faça um desenho representando essa brincadeira.
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA AS MÚSICAS E OS GESTOS DAS BRINCADEIRAS CANTADAS COM A PROFESSORA SARA DO VALE.
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significados presentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular. |
Referências: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Wikipedia < https://pt.wikipedia.org/wiki/Adoleta > acesso em 11/02/2025. |