You are currently viewing Educação Física – Brincar também é reciclar

Educação Física – Brincar também é reciclar

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponivel em: < https://br.freepik.com/fotos-gratis/ecologia-de-sustentabilidade-salvar-conceito-de-ambiente_20121526.htm#fromView=search&page=10&position=4&uuid=fd7631cf-3b59-4b48-a76b-fff1f52e731c > Acesso em 19/03/1982.

Brincar também é reciclar

Vamos mergulhar em um tema muito importante: reciclagem e meio ambiente. A reciclagem é uma prática fundamental para reduzir a quantidade de resíduos que produzimos e preservar os recursos naturais do nosso planeta. Ao reciclarmos materiais como plástico, papelão, vidro e metal, estamos ajudando a evitar a poluição do ar, da água e do solo, além de conservar energia e reduzir a necessidade de extrair novas matérias-primas.

Os 5 Rs da Educação Ambiental são princípios que orientam práticas sustentáveis: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Repensar nossos hábitos, reduzir o uso de recursos, reutilizar objetos, reciclar resíduos e recusar produtos prejudiciais. Essas ações promovem um ambiente saudável e sustentável, protegendo o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar de todos.

Mas como podemos tornar a reciclagem parte das nossas vidas de uma maneira divertida e interativa? A resposta está nos jogos e brincadeiras! Sim, vocês ouviram certo. Vamos falar sobre alguns jogos que podem ser feitos com materiais recicláveis:

1-  Jogo da Memória com tampinhas de garrafa: Reúna algumas tampinhas de garrafa e crie um jogo da memória. Cole imagens ou desenhos em cada tampinha e desafie seus amigos a encontrar os pares correspondentes. Isso não só irá exercitar a memória, mas também promoverá a reutilização de materiais.

2-  Boliche com garrafas PET: Pegue algumas garrafas PET vazias e limpas e transforme-as em pinos de boliche. Decore as garrafas com cores ou padrões diferentes e use uma bola para derrubá-las. Essa é uma maneira divertida de reutilizar o plástico e praticar suas habilidades de arremesso.

3-  Quebra-cabeça com caixas de papelão: Pegue algumas caixas de papelão e crie um quebra-cabeça. Desenhe um padrão ou imagem em uma caixa e recorte-a em várias peças. Misture as peças e desafie seus amigos a montar o quebra-cabeça. Isso estimulará sua criatividade e promoverá a reutilização do papelão.

4-  Pé de lata: Com latas de metal decoradas e cordas para servir de apoio e guia, crie um brinquedo para fazer movimentos divertidos e diferentes.

Estes são apenas alguns exemplos de como podemos transformar materiais recicláveis em fonte de diversão e aprendizado. Ao incorporar esses jogos em nossa rotina, estamos não apenas nos divertindo, mas também fazendo a nossa parte para proteger o meio ambiente.

QUESTÃO 1

Como a reciclagem pode contribuir para a preservação do meio ambiente? Explique com base no 5 rs.

QUESTÃO 2

Por que é necessário incorporar práticas sustentáveis, como a reciclagem, desde cedo na vida das pessoas?

QUESTÃO 3

O jogo sugerido no texto como uma maneira de reutilizar caixas de papelão é o

(A) jogo da Memória.

(B) boliche.

(C) quebra-cabeça.

(D) jogo de argolas.

QUESTÃO 4

Os jogos com materiais recicláveis são uma forma divertida e interativa de incorporar a reciclagem na vida cotidiana

(A) porque são atividades solitárias.

(B) porque não precisam de criatividade.

(C) porque promovem a conscientização ambiental de forma lúdica.

(D) porque não têm impacto positivo no meio ambiente.

Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados.
Referências: BNCC – Base Nacional Comum Curricular.DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado.IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa <https://www.ibge.gov.br/ > Acesso em 18/03/2024.
GONZÁLEZ, Fernando J.; SCHWENGBER, Maria S. V. Práticas pedagógicas em educação física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Eldebra, 2012.
SANTOS, Gisele F. de L. Jogos Tradicionais e a Educação Física. Londrina: EDUEL, 20124.
KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993.MACEDO,L.SÍCOLI, A.L, CHRISTE, N. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.