You are currently viewing Educação Física: Brincar para aprender

Educação Física: Brincar para aprender

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 25/08/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos pensar um pouquinho sobre o ato de brincar e vamos usar algumas brincadeiras para aprender coisas novas.

Assista agora a videoaula abaixo, com a temática: Brincar para aprender.

Você sabia que brincar é a principal forma que temos de explorar o mundo, o nosso corpo e de aprender habilidades que serão úteis para a vida toda? Na aula de hoje vamos entender melhor como brincar nos ajuda a desenvolver e a aprender, e vamos usar algumas brincadeiras para nos divertir muito e aprender algumas coisas. Para começar vamos pensar sobre o brincar. Brincar é o primeiro jeito que temos de conhecer o nosso corpo e tudo e todos que nos cercam. Quando somos bem bebezinhos brincamos por curiosidade com o nosso corpo, com as pessoas que vamos conhecendo e com os objetos que nos cercam. Veja o exemplo da foto abaixo:

Nesta imagem o bebê, curioso com os brinquedos pendurados acima dele, tenta pegar os objetos que está vendo e para isso ele precisa aprender e treinar suas capacidades de:

• Olhar com atenção;
  • Perceber a diferença entre os brinquedos;
  • Escolher qual brinquedo quer pegar;
  • Esticar os braços e os dedos das mãos;
  • Agarrar o brinquedo;
  • Puxar o brinquedo em sua direção.

Agora veja essa outra imagem:

Nessa imagem o bebê, para pegar o brinquedo que mais gosta, precisa perceber a diferença entre as cores para só então escolher que bolinha quer pegar e como as bolinhas estão presas em outra posição ele precisa aprender a ficar em pé para pegá-las. Ficar em pé para pegar as bolinhas ajuda esse bebê a aprender a equilibrar-se e a ter forças nas pernas para aprender a andar. Viu só brincando ele aprendeu a ficar em pé e brincando ele vai aprender a andar e essas coisas (levantar, permanecer em pé e andar) são coisas que ele vai usar a vida toda! Você sabia que temos no nosso dia-a-dia brincadeiras importadas? Importadas de outros lugares do mundo, de outras culturas do Brasil e de outros tempos, desde os tempos dos nossos pais crianças e até mesmo do tempo da colonização do Brasil. Vou te mostrar algumas imagens e aí você tenta adivinhar que brinquedo ou brincadeira é e logo depois da imagem eu te conto tudo, combinado? Então vamos lá:

Esse é o Biloquê é um brinquedo feito de uma bola de madeira com um furo, presa por um cordão e um bastão pontudo, onde ela deve ser encaixada, mas ele também pode ser feito de diferentes materiais, inclusive materiais reciclados e reaproveitados. Esse brinquedo surgiu na França e já foi um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III (1555-1589), viu só que antigo esse brinquedo é?

Agora veja se conhece esse outro brinquedo aqui:

Esse brinquedo e essa brincadeira são chamados de peteca. A peteca tem origem nos povos indígenas desde antes da chegada dos Portugueses no Brasil.

ATIVIDADE 1

Além de brincarmos por curiosidade, nós também brincamos para desenvolver nossa imaginação, nossa criatividade e para nos divertir! E na brincadeira dessa atividade vamos trabalhar nossa atenção e nossa velocidade. Você pode brincar sozinho ou disputando com alguém, então, assim que puder ensine essa brincadeira para alguém aí da sua casa E se divertiram muito juntos! Pegue um pedaço de papel e faça um círculo VERMELHO assim:

Agora veja no vídeo a seguir como brincar:

ATIVIDADE 2

Agora vamos treinar o equilíbrio pulando de um e de dois pés com a brincadeira da Amarelinha! Veja o vídeo a seguir para aprender como montar sua pista de Amarelinha e como brincar:

Pra ficar mais fácil de você copiar o modelo da pista da Amarelinha aí na sua casa estou deixando aqui também a imagem da pista de Amarelinha, veja:

ATIVIDADE 3

E pra terminar nossa aula de hoje com a animação lá em cima vamos usar a imaginação e a potência máxima da nossa voz pra brincar de Montanha Russa! Chame todos aí da sua casa para gritar, ops, quer dizer para brincar com você! Seja muito bem vindo à Montanha Russa do parque de diversões imaginário do Conexão Escola:

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares (GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural.