You are currently viewing Educação Física: Brincar é um jeito de aprender

Educação Física: Brincar é um jeito de aprender

Olá, educando (a)!Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA foi veiculada na TV no dia 25/03/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Assista da videoaula abaixo com a temática: Brincar é um jeito de aprender

Ed. Física | Turma D | 4 Ano | Ciclo da Infância

https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-meninas-usando-vestido-e-de-maos-dadas-3662817/

 Você já brincou hoje?  Se já brincou, tenho certeza que ainda vai brincar um pouquinho mais! E se ainda não brincou, certamente vai brincar o quanto puder!

Você sabia que, além de muito legal, brincar é também uma necessidade de toda criança e, por isso, um direito garantido por lei? É verdade! Mas, por que será que brincar é tão importante assim?

É porque brincando as crianças aprendem muitas coisas. É brincando que aprendemos a entender e interagir com o nosso corpo, com as coisas à nossa volta e brincando aprendemos também a falar, a respeitar regras a nos cuidar e a cuidar de tudo e todos à nossa volta.

    Observe a imagem essa imagem:

Na imagem tem uma menina brincando de boneca. Mas, ela não está só brincando de boneca, ela está brincando de médica e a boneca dela está doente. Brincando de médica com a boneca dela, ela está aprendendo que as pessoas precisam de cuidados e quando estão doentes precisam de cuidados especiais, por isso elas têm que ir ao médico quando adoecem. Ela também está aprendendo que o médico tem uma aparelho que serve pra ouvir o coração batendo e a respiração dentro do corpo do paciente, que a pessoa doente se chama paciente e mais um montão de coisas sobre cuidar e sobre ser médica. Viu como brincar faz parte de aprender?

 Agora que você já aprendeu porque brincar é tão importante, que tal aprender uma brincadeira nova? No vídeo abaixo você vai aprender uma brincadeira muito legal pra fazer aí na sua casa com a sua família, mas também dá pra brincar sozinho se você preferir.

Referência: vídeo extraído do perfil de instagram @filhoterapia_

Questão 1

        Existem vários jeitos diferentes de brincar, você sabia que é possível brincar com palavras? As brincadeiras com palavras podem ser cantadas ou de adivinhação. Uma das brincadeira de adivinhação usando palavras é a brincadeira conhecida como Forca. A Forca pode ser jogada com 02 ou mais pessoas (sem limite máximo de participantes) e funciona assim: numa folha você vai desenhar o campo da palavra a ser adivinhada usando 01 traço para cada letra que compõe a palavra, a Primeira letra deve estar visível e no canto do papel você vai desenhar uma forca para cada participante. Veja como fica o desenho:

Agora chame alguém aí da sua casa para brincar de forca com você e boa diversão!!

Habilidade estruturante (GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis
(EF35LP13) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema