You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA: BRINCADEIRAS E JOGOS SENSORIAIS

EDUCAÇÃO FÍSICA: BRINCADEIRAS E JOGOS SENSORIAIS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS


Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-5-sentidos-desenhada-a-mao_37452122.htm#fromView=search&page=2&position=0&uuid=62069afe-dacc-403c-a925-4f6cb7bf24ba  >. Acesso em 22/03/2024.

JOGOS E BRINCADEIRAS SENSORIAIS

OLÁ, CRIANÇADA! VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR EM COMO OS NOSSOS SENTIDOS SÃO INCRÍVEIS? PODEMOS VER, OUVIR, SENTIR, CHEIRAR E SABOREAR O MUNDO AO NOSSO REDOR, E OS JOGOS E BRINCADEIRAS SENSORIAIS SÃO ATIVIDADES EM USAMOS UM OU MAIS DESSES CINCO SENTIDOS: TATO, AUDIÇÃO, VISÃO, PALADAR E OLFATO. ESSES JOGOS E BRINCADEIRAS ESTIMULAM A IMAGINAÇÃO, DESENVOLVEM HABILIDADES, PROMOVEM INTERAÇÃO COM O AMBIENTE CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO PRÓPRIO CORPO E PROPORCIONANDO UMA FORMA DE SE EXPRESSAR. 

VAMOS PARA DOIS EXEMPLOS DE BRINCADEIRAS SENSORIAIS:

CABRA CEGA

VOCÊ JÁ BRINCOU DE “CABRA CEGA”? É UMA BRINCADEIRA ONDE UMA PESSOA TEM OS OLHOS VENDADOS, COMO SE FOSSE UMA CABRA QUE NÃO CONSEGUE ENXERGAR. ELA PRECISA ENCONTRAR OS OUTROS AMIGOS, MAS SEM USAR OS OLHOS! É COMO UM DESAFIO DE TATO E AUDIÇÃO! OS AMIGOS AJUDAM A CABRA CEGA COM PISTAS E RIMAS, DIZENDO COISAS COMO “CABRA CEGA, DE ONDE VOCÊ VEIO?” E A CABRA RESPONDE! É MUITO DIVERTIDO TENTAR PEGAR OS AMIGOS NO MEIO DA BRINCADEIRA! OS SENTIDOS USADOS SÃO A AUDIÇÃO E TATO.

TELEFONE SEM FIO

OUTRA BRINCADEIRA MUITO LEGAL É O “TELEFONE SEM FIO”! NESSA BRINCADEIRA, TODOS OS AMIGOS SE SENTAM EM UMA FILA. UM SEGREDO OU UMA MENSAGEM É SUSSURRADA DE OUVIDO EM OUVIDO ATÉ CHEGAR AO FINAL DA FILA. MAS AQUI ESTÁ A PARTE ENGRAÇADA: A MENSAGEM PODE MUDAR UM POUQUINHO EM CADA OUVIDO! NO FINAL, QUANDO A ÚLTIMA PESSOA DIZ A MENSAGEM EM VOZ ALTA, GERALMENTE ELA ESTÁ BEM DIFERENTE DA ORIGINAL! É UMA FORMA MUITO DIVERTIDA DE MOSTRAR COMO AS COISAS PODEM MUDAR QUANDO SÃO PASSADAS DE UMA PESSOA PARA OUTRA. O SENTIDO USADO É A AUDIÇÃO.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-grupo-de-criancas_4906502.htm#fromView=search&page=5&position=44&uuid=fde76ffe-79ae-47f1-bbfb-f738abc1c81f  >. Acesso em 06/03/2024.

BRINCAR É MUITO IMPORTANTE, CRIANÇAS! ALÉM DE NOS FAZER SORRIR E NOS DIVERTIR, AS BRINCADEIRAS TAMBÉM NOS AJUDAM A APRENDER SOBRE O MUNDO AO NOSSO REDOR. COM AS BRINCADEIRAS SENSORIAIS, PODEMOS EXPLORAR NOSSOS SENTIDOS DE UM JEITO SUPER LEGAL! ENTÃO, QUE TAL CHAMAR OS AMIGOS PARA MUITA DIVERSÃO COM ESSAS BRINCADEIRAS INCRÍVEIS? VAMOS LÁ!

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

O SENTIDO PRINCIPAL EXPLORADO NA BRINCADEIRA “TELEFONE SEM FIO” É

(A) A VISÃO.

(B) O PALADAR.

(C) O TATO.

(D) A AUDIÇÃO.

QUESTÃO 2

O OBJETIVO DA BRINCADEIRA “CABRA CEGA” É

A) VER OS AMIGOS.

B) ENCONTRAR OS AMIGOS SEM USAR A VISÃO (OLHOS).

C) CORRER PELA ÁREA DE JOGO.

D) PEGAR OBJETOS ESCONDIDOS.

QUESTÃO 3

ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS O  NOME DOS CINCO SENTIDOS.

VISÃOAUDIÇÃOTATOPALADAROLFATO
AQWERTTP
UASDFGAA
DHJKLÇTL
IZVISÃOA
ÇXVBNPID
ÃTWERGDA
OLFATOVR

QUESTÃO 4

VOCÊ JÁ CONHECEU OS CINCO ÓRGÃOS DO SENTIDO, ENTÃO, ESCOLHA UM DELES PARA DESENHAR E ESCREVA SEU NOME.

QUESTÃO 5

QUAL É A BRINCADERIA REPRESENTADA NO DESENHO ABAIXO?


Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem.(GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.
Referências: KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993.MACEDO,L.SÍCOLI, A.L, CHRISTE, N. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.BNCC – Base Nacional Comum Curricular.DC-GO – Documento Curricular para Goiás Ampliado.