You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADEIRAS CANTADAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADEIRAS CANTADAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

BRINCADEIRAS CANTADAS

Fonte: canva.com

BRINCAR É BOM DEMAIS E PERMITE QUE A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE, TRANSFORMEM O DIA-A-DIA DAS CRIANÇAS COM MUITA DIVERSÃO E INTERAÇÃO. 

AS CANTIGAS DE RODAS OU PARLENDAS E BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO UMAS DAS VÁRIAS VARIAÇÕES E FORMAS DE BRINCAR E CONTRIBUEM MUITO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ELAS AJUDAM A DESENVOLVER A AUDIÇÃO, O RITMO, OS MOVIMENTOS CORPORAIS, O EQUILÍBRIO, A LINGUAGEM ORAL E A MEMÓRIA. É UMA BRINCADEIRA QUE  FAVORECE A INTERAÇÃO AFETIVA E CONSTRÓI A MEMÓRIA MUSICAL.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

VAMOS CANTAR “CIRANDA-CIRANDINHA”:

CIRANDA, CIRANDINHA

VAMOS TODOS CIRANDAR!

VAMOS DAR A MEIA VOLTA

VOLTA E MEIA VAMOS DAR 

(NESSE PONTO AS CRIANÇAS INVERTEM A DIREÇÃO DA RODA).

O ANEL QUE TU ME DESTES

ERA VIDRO E SE QUEBROU

O AMOR QUE TU ME TINHAS

ERA POUCO E SE ACABOU

POR ISSO, DONA ROSA

ENTRE DENTRO DESTA RODA

DIGA UM VERSO BEM BONITO

DIGA ADEUS E VÁ SE EMBORA.

QUESTÃO 2

AGORA, ESCREVA EM SEU CADERNO,TODAS AS PALAVRAS PRESENTES NA CANTIGA “CIRANDA-CIRANDINHA” QUE COMECEM COM A VOGAL A.

QUESTÃO 3

VAMOS CANTAR “ALECRIM”:

ALECRIM 

ALECRIM, ALECRIM DOURADO

QUE NASCEU NO CAMPO

SEM SER SEMEADO

ALECRIM, ALECRIM DOURADO

QUE NASCEU NO CAMPO

SEM SER SEMEADO

FOI MEU AMOR

QUE ME DISSE ASSIM

QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM

FOI MEU AMOR

QUE ME DISSE ASSIM

QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM

QUESTÃO 4

AGORA QUE JÁ CANTOU, BRINCOU E SE DIVERTIU, ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS CINCO PALAVRAS QUE ESTÃO NA CANTIGA “ALECRIM“.

ALECRIMAMORFLORDOURADOCAMPO
ALECRIMUV
SASDFGRHC
DGTDDQECV
GFJFOECAB
BDYLUFSMN
HETORYAPM
AMORAQDOL
YHEEDDGRK
RQQAOIEYG

SAIBA MAIS

QUEM AI CONHECE A CUTIA?

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Curiosidades sobre a cantiga de roda “corre cutia”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7j_Sd_dW6YE> acesso em 17 fev 2022.

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:Educação Física
(GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.
Português
(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas.
Matemática
(EF01MA04-A) Utilizar a contagem oral nas brincadeiras, jogos e em situações nas quais as crianças reconhecem suas necessidades.
Referências
Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
DC-GO Ampliado 2018/2019.
Suraya Darido et al. Práticas Corporais: Educação Física 1º E 2º ANOS. 1ªEdição. São Paulo. Editora Moderna. 2017
Valadares Solange et al. Educação Física no cotidiano escolar. 1ª Edição. Minas Gerais. Editora Fapi. 1999