You are currently viewing Educação física – Bolero – Características históricas – culturais

Educação física – Bolero – Características históricas – culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal, aquisição de novos saberes alusivos aos aspectos históricos – culturais do Bolero. Vamos aos estudos?

BOLERO – ASPECTOS HISTÓRICOS – CULTURAIS

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Farai de Oliveira. Acesso: 13 de março de 2023.

Bolero, que dança é essa? 

Quanto à sua origem há conjecturas e controvérsias

Algumas literaturas remontam a Espanha, mais especificamente na região de Andaluzia. 

Outras correntes e fontes bibliográficas dizem que a dança ganhou notoriedade e popularizou-se em Cuba.

Concebida entre os séculos dezoito e dezenove, presente na cortes,  no alto clero e nos salões nobres. 

O primeiro registro da palavra Bolero que se sabe, foi inspirado no Bolero de Algodre, de origem árabe, onde “Boleras” representam (bolas) que ornavam os vestidos e

“Voleras” representam (voltas) imitando os bailados ciganos.

A dança Bolero apresenta raiz em uma versão da dança chamada Seguidilla, composta essencialmente por um sincretismo de ritmos hispanos – americanos.

Mais tarde, em meados do século vinte, viajou para vários lugares.

Perpassando principalmente os espaços frequentados por classes populares pobres.

 Entre as danças sociais, foi a que mais teve destaque e notoriedade, aclamada pela sociedade rica e fina.

Reverenciada pela fidalguia, intitulada como “rainha do salão da aristocracia”. 

Ao longo de sua história e evolução, polarizou-se em vários países da América latina.

Costa rica, Colômbia, Peru, República Dominicana, Venezuela, Uruguai, Brasil e Argentina 

Rompendo outrora com o privilégio da burguesia.

Caracterizada como dança social de conotação romântica, 

incorporada em bailes e em peças de dramaturgias.

Dança majestosa, do “abraço sem sobras”, com sinergia de passos suaves e lentos com cumplicidade e sincronia.

Trajes típicos, compõem o figurino dos dançarinos encantando o salão

Vestidos compridos decorados com boleras e brilhos, sapatos com salto alto, calça justa na cintura, na barra boca de sino. 

Dois pra lá, dois pra cá, para frente e para trás, harmoniosamente, casais vão desenhando a coreografia. 

Com movimentos de afastamento, no corte liso, leques e elementos de aproximação. 

Giros, voltas, cruzados e trocadilhos mais elaborados e plasticidade nas poses de finalização. 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

No final do século XIX e início do século XX, o Bolero ganhou notoriedade e foi nessa época que surgiram os primeiros passos e movimentos da dança. O país originário da dança Bolero corresponde a

(A) Argentina. 

(B) Cuba.

(C) México.

(D) Brasil.

QUESTÃO 02

Analise a questão e assinale a alternativa correta. O Bolero apresenta raiz em uma dança chamada

(A) Seguidilla.

(B) Lundu.

(C) Catira.

(D) Toré. 

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Qual a representatividade das palavras “Boleras” e “Voleras na dança Bolero?

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Qual o significado da expressão ” Abraço sem sobras”?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.