You are currently viewing Educação Física – Basquete: esporte de invasão

Educação Física – Basquete: esporte de invasão

Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

Basquete . Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/bola-no-fundo-da-quadra-de-basquete_1142015.htm#query=bola%20de%20BASQUETE&position=3&from_view=search > acesso em 15, jun. 22.

O basquete é uma modalidade esportiva muito dinâmica e intensa. Seu nome vem do inglês basketball, que significa literalmente “bola no cesto”.

Ao longo dos anos, o basquete foi se tornando cada vez mais popular. As pessoas começaram a criar equipes e a competir entre si. As regras foram sendo aperfeiçoadas e o esporte evoluiu. Hoje, existem campeonatos e jogadores famosos que encantam multidões com suas jogadas incríveis.

Mas você sabia que o basquete é classificado como um esporte de invasão? Isso significa que, durante o jogo, uma equipe tenta invadir o campo adversário para marcar pontos. A equipe que está defendendo precisa se esforçar para impedir que os jogadores adversários cheguem à sua cesta.

Para jogos regulamentados pela FIBA (Federação Internacional de Basquete), o tempo de jogo oficial é de 40 minutos, divididos em quatro períodos iguais de 10 minutos cada. Entre o 2º e 3º períodos, há intervalo de 15 minutos, e invertem-se as quadras de ataque e defesa dos times; logo, cada time defende em dois períodos cada cesta.

No basquete, é importante ter coordenação, agilidade e habilidade para driblar a bola e lançá-la com precisão. Além disso, o trabalho em equipe é fundamental. Os jogadores precisam se comunicar, passar a bola uns para os outros e encontrar o momento certo para fazer uma jogada.

Que tal juntar os amigos e organizar uma partida? Vocês vão se divertir muito e aprender coisas novas enquanto praticam esse esporte mágico!

QUESTÃO 1

Encontre no caça-palavras o nome de pelo menos 5 tipos diferentes de classificação dos esportes:

INVASÃOREDECAMPO E TACOESPORTS
COMBATE MARCATÉCNICO-COMBINATÓRIOPRECISÃO
ALINCELIVRE
RANDFGHJKAS
RZVASSEXCSC
ECAMPOETACO
MSSFGHJKLBM
AWÃDRIBLEBB
RSOHKLEWVZA
CXFNMHFSCET
ACVREDETEXE
XFPRECISÃOR
VWZESPORTSÇ
RZVASSEXCSC
ALINCELIVRE

QUESTÃO 2

Depois que achar as palavras, escreva em qual classificação o basquete está e explique o que caracteriza essa modalidade.

QUESTÃO 3

Qual o papel das Federações e Confederações dentro do mundo dos esportes? O que significa a sigla FIBA?

QUESTÃO 4

A prática esportiva vai além dos campeonatos organizados por Federações e Confederações, também acontecem com objetivos de saúde, educação e lazer. Qual a maior diferença entre essas duas práticas?

QUESTÃO 5

Complete os espaços em branco nas frases referentes às pontuações no basquete:

  • ____________ pontos: cesta quando estão atrás da linha de 3 pontos; 
  • ____________ pontos: cesta de qualquer lugar dentro da linha de 3 pontos; 
  • ____________ ponto: Quando os jogadores sofrem falta, eles têm direito a arremessos de lance livre. Cada arremesso convertido vale 1 ponto.

Saiba mais

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Basquete com cadeira de rodas ”. Disponível em < https://youtu.be/JP1fMnq9OJg > acesso em 14 ago 2022.
AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoLicenciada em Educação Física
Componente Curricular:EDUCAÇÃO FÍSICA
Habilidade:(GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/ parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.
Referências:RONDINELLI, Paula. “Você sabe o que é esporte?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/voce-sabe-que-esporte.htm. Acesso em 01 de agosto de 2022.
Site CBB- https://www.cbb.com.br/ – Acesso em 29/06/2022.
Darido, Suraya Cristina: Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Parpirus, 2007.  
DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
Darido, Suraya Cristina . Práticas corporais: educação física: 3º ao 5º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.