Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.
Basquete . Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/bola-no-fundo-da-quadra-de-basquete_1142015.htm#query=bola%20de%20BASQUETE&position=3&from_view=search > acesso em 15, jun. 22.
O basquete é uma modalidade esportiva muito dinâmica e intensa. Seu nome vem do inglês basketball, que significa literalmente “bola no cesto”.
Ao longo dos anos, o basquete foi se tornando cada vez mais popular. As pessoas começaram a criar equipes e a competir entre si. As regras foram sendo aperfeiçoadas e o esporte evoluiu. Hoje, existem campeonatos e jogadores famosos que encantam multidões com suas jogadas incríveis.
Mas você sabia que o basquete é classificado como um esporte de invasão? Isso significa que, durante o jogo, uma equipe tenta invadir o campo adversário para marcar pontos. A equipe que está defendendo precisa se esforçar para impedir que os jogadores adversários cheguem à sua cesta.
Para jogos regulamentados pela FIBA (Federação Internacional de Basquete), o tempo de jogo oficial é de 40 minutos, divididos em quatro períodos iguais de 10 minutos cada. Entre o 2º e 3º períodos, há intervalo de 15 minutos, e invertem-se as quadras de ataque e defesa dos times; logo, cada time defende em dois períodos cada cesta.
No basquete, é importante ter coordenação, agilidade e habilidade para driblar a bola e lançá-la com precisão. Além disso, o trabalho em equipe é fundamental. Os jogadores precisam se comunicar, passar a bola uns para os outros e encontrar o momento certo para fazer uma jogada.
Que tal juntar os amigos e organizar uma partida? Vocês vão se divertir muito e aprender coisas novas enquanto praticam esse esporte mágico!
QUESTÃO 1
Encontre no caça-palavras o nome de pelo menos 5 tipos diferentes de classificação dos esportes:
INVASÃO | REDE | CAMPO E TACO | ESPORTS |
COMBATE | MARCA | TÉCNICO-COMBINATÓRIO | PRECISÃO |
A | L | I | N | C | E | L | I | V | R | E |
R | A | N | D | F | G | H | J | K | A | S |
R | Z | V | A | S | S | E | X | C | S | C |
E | C | A | M | P | O | E | T | A | C | O |
M | S | S | F | G | H | J | K | L | B | M |
A | W | Ã | D | R | I | B | L | E | B | B |
R | S | O | H | K | L | E | W | V | Z | A |
C | X | F | N | M | H | F | S | C | E | T |
A | C | V | R | E | D | E | T | E | X | E |
X | F | P | R | E | C | I | S | Ã | O | R |
V | W | Z | E | S | P | O | R | T | S | Ç |
R | Z | V | A | S | S | E | X | C | S | C |
A | L | I | N | C | E | L | I | V | R | E |
QUESTÃO 2
Depois que achar as palavras, escreva em qual classificação o basquete está e explique o que caracteriza essa modalidade.
QUESTÃO 3
Qual o papel das Federações e Confederações dentro do mundo dos esportes? O que significa a sigla FIBA?
QUESTÃO 4
A prática esportiva vai além dos campeonatos organizados por Federações e Confederações, também acontecem com objetivos de saúde, educação e lazer. Qual a maior diferença entre essas duas práticas?
QUESTÃO 5
Complete os espaços em branco nas frases referentes às pontuações no basquete:
- ____________ pontos: cesta quando estão atrás da linha de 3 pontos;
- ____________ pontos: cesta de qualquer lugar dentro da linha de 3 pontos;
- ____________ ponto: Quando os jogadores sofrem falta, eles têm direito a arremessos de lance livre. Cada arremesso convertido vale 1 ponto.
Saiba mais
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Licenciada em Educação Física |
Componente Curricular: | EDUCAÇÃO FÍSICA |
Habilidade: | (GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/ parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo. |
Referências: | RONDINELLI, Paula. “Você sabe o que é esporte?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/voce-sabe-que-esporte.htm. Acesso em 01 de agosto de 2022. Site CBB- https://www.cbb.com.br/ – Acesso em 29/06/2022. Darido, Suraya Cristina: Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Parpirus, 2007. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Darido, Suraya Cristina . Práticas corporais: educação física: 3º ao 5º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |