ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Basquete. Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-adesivo-com-duas-criancas-jogando-basquete-isoladas_16254100.htm#page=2&query=CRIAN%C3%87AS%20BASQUETE&position=30&from_view=search > acesso em 15, jun. 22.
O BASQUETE É UM ESPORTE INCRÍVEL, CHEIO DE DIVERSÃO E EMOÇÃO! VOCÊ SABIA QUE ELE É CONSIDERADO UM ESPORTE DE INVASÃO? ISSO SIGNIFICA QUE NELE VOCÊ PRECISA INVADIR O CAMPO ADVERSÁRIO PARA MARCAR PONTOS E VENCER O JOGO.
NO BASQUETE, CADA TIME TEM O OBJETIVO DE JOGAR A BOLA NO ARO DO TIME ADVERSÁRIO PARA MARCAR CESTAS. MAS NÃO É TÃO FÁCIL QUANTO PARECE! VOCÊ PRECISA DRIBLAR A BOLA, OU SEJA, QUICÁ-LA NO CHÃO, ENQUANTO CORRE PELO CAMPO. É COMO SE A BOLA FOSSE SEU AMIGUINHO, E VOCÊ PRECISA PROTEGÊ-LA DOS JOGADORES DO OUTRO TIME, QUE VÃO TENTAR PEGÁ-LA!
PARA CHEGAR ATÉ O ARO E FAZER A CESTA, VOCÊ PRECISA PASSAR PELA DEFESA DO TIME ADVERSÁRIO. ELES VÃO TENTAR BLOQUEAR SEUS PASSES E IMPEDIR QUE VOCÊ AVANCE. POR ISSO, É IMPORTANTE SER RÁPIDO, ÁGIL E ESPERTO. MAS NÃO SE PREOCUPE, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! NO BASQUETE, VOCÊ JOGA EM EQUIPE, E SEUS COMPANHEIROS DE TIME ESTÃO LÁ PARA TE AJUDAR. VOCÊS VÃO CRIAR JOGADAS, PASSAR A BOLA UNS PARA OS OUTROS E TRABALHAR JUNTOS PARA VENCER O JOGO.
ALÉM DE TUDO ISSO, O BASQUETE ENSINA VALORES IMPORTANTES. VOCÊ VAI APRENDER A RESPEITAR SEUS COLEGAS DE TIME, OS JOGADORES DO OUTRO TIME, OS TREINADORES E OS ÁRBITROS. TAMBÉM VAI ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR AS REGRAS DO JOGO E JOGAR DE FORMA JUSTA.
ENTÃO, QUE TAL CHAMAR SEUS AMIGOS E COMEÇAR A JOGAR BASQUETE?
QUESTÃO 1
EXISTEM DIVERSAS MODALIDADES ESPORTIVAS, ENTRE ELAS, O BASQUETE. IDENTIFIQUE NAS FIGURAS ABAIXO, QUAL É A BOLA USADA NESSE ESPORTE.
QUESTÃO 2
ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS O NOME DE 4 FUNDAMENTOS DO BASQUETE:
ARREMESSO | PASSE | DRIBLE | REBOTE |
A | Q | W | R | T | Y | U | I | O |
R | A | S | D | F | G | H | J | K |
R | Z | P | A | S | S | E | X | C |
E | P | O | I | U | Y | T | R | W |
M | S | D | F | G | H | J | K | L |
E | W | Y | D | R | I | B | L | E |
S | S | R | H | K | L | E | W | V |
S | X | F | N | M | H | F | S | C |
O | C | V | R | E | B | O | T | E |
QUESTÃO 3
ESCREVA EM SEU CADERNO, O NOME DE OUTROS DOIS ESPORTES QUE VOCÊ CONHECE E TAMBÉM UTILIZAM BOLAS.
SAIBA MAIS
ESTÃO PREPARADOS PARA O DESAFIO DA PROFESSORA DENISE? SE LIGA AI NO VÍDEO.
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | EDUCAÇÃO FÍSICA |
Componente Curricular: | EDUCAÇÃO FÍSICA |
Habilidade: | (GO-EF02EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão e invasão bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo e identificando seus elementos comuns. |
Referências | Site CBB- https://www.cbb.com.br/ – Acesso em 29/06/2022. Darido, Suraya Cristina: Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Parpirus, 2007. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Darido, Suraya Cristina . Práticas corporais: educação física: 1º ao 2º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |