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Rio de Janeiro - O time de basquete paralímpico do Brasil inicia jogando contra a Argentina na Rio 2016 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Educação física – Basquete de cadeira de rodas – Aspectos históricos e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Esportes. Hoje estudaremos sobre os aspectos históricos e culturais do Basquete de cadeira de rodas. Vamos aos estudos?

BASQUETE DE CADEIRA DE RODAS – ASPECTOS HISTÓRICOS e CULTURAIS 

Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/62/Brasil_enfrenta_Turquia_no_basquete_em_cadeira_de_rodas_%2829687744745%29.jpg/320px-Brasil_enfrenta_Turquia_no_basquete_em_cadeira_de_rodas_%2829687744745%29.jpg. Acesso: 17 de Agosto de 2023.

O basquete de cadeira de rodas, também conhecido como basquete em cadeira de rodas, na categoria paradesporto de invasão, teve origem nos Estados Unidos, na década de 1940. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos soldados ficaram paraplégicos devido a ferimentos de guerra e, como forma de reabilitação e diversão começaram a praticar esportes adaptados, utilizando cadeiras de rodas para se locomover. Eles adaptaram as regras do basquete tradicional para a prática em cadeiras de rodas, criando um esporte inclusivo e competitivo.

Em 1948, foi realizado o primeiro torneio de basquete em cadeira de rodas nos Estados Unidos, com a participação de seis equipes.

A partir dessa iniciativa, o basquete em cadeira de rodas se desenvolveu e se tornou uma modalidade esportiva para pessoas com deficiência física que limita a mobilidade das pernas em todo mundo.

A popularidade do esporte cresceu rapidamente e, em 1960, o basquete em cadeira de rodas foi incluído nos Jogos Paralímpicos de Roma.

Atualmente, o basquete em cadeira de rodas é praticado em todo o mundo, tanto por pessoas com deficiência física como por pessoas sem deficiência, em modalidades adaptadas. O esporte é regulamentado pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF, na sigla em inglês) e possui competições internacionais de alto nível, como os Jogos Paralímpicos e o Campeonato Mundial.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O país da criação do basquete de cadeira de rodas refere-se

(A) Estados Unidos.

(B) Reino Unido.

(C) Alemanha.

(D) Canadá.

QUESTÃO 02

Leia o texto:

Ao longo dos anos, o basquete de cadeira de rodas passou por diversas evoluções e adaptações. As cadeiras de rodas utilizadas pelos jogadores foram aprimoradas, tornando-se mais leves e ágeis. As regras também foram ajustadas para garantir a segurança e a competitividade do jogo. A data em que o basquete de cadeira de rodas foi introduzido nos Jogos Paralímpicos corresponde ao ano de

(A) 1960.

(B) 1972.

(C) 1984.

(D) 1996.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Como o basquete de cadeira de rodas contribui para a inclusão e empoderamento das pessoas com deficiências?

QUESTÃO 04

Realize uma pesquisa e identifique quais são os desafios enfrentados pelos jogadores de basquete de cadeira de rodas e como eles superam essas dificuldades. Registre em seu caderno, na posteridade compartilhe com seus colegas.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e  paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico – combinatório, valorizando o trabalho  coletivo e o protagonismo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.