Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
BASQUETE DE CADEIRA DE RODAS – ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS
CONCEITO E HISTÓRIA
O basquete de cadeira de rodas, também conhecido como basquete em cadeira de rodas, na categoria paradesporto de invasão, teve origem nos Estados Unidos, na década de 1940.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos soldados ficaram paraplégicos devido a ferimentos de guerra e, como forma de reabilitação e diversão começaram a praticar esportes adaptados, utilizando cadeiras de rodas para se locomover.
Eles adaptaram as regras do basquete tradicional para a prática em cadeiras de rodas, criando um esporte inclusivo e competitivo.
A partir dessa iniciativa, o basquete em cadeira de rodas desenvolveu-se e tornou-se uma modalidade esportiva para pessoas com deficiências físicas permanentes, principalmente aqueles com lesões na medula espinhal, amputações, paralisia cerebral, ou outras condições que afetem a mobilidade das pernas.
Em 1948, foi realizado o primeiro torneio de basquete em cadeira de rodas nos Estados Unidos, com a participação de seis equipes.
EVOLUÇÃO
A partir dessa iniciativa, o basquete em cadeira de rodas se desenvolveu e se tornou uma modalidade esportiva para pessoas com deficiência física dos membros inferiores.
POPULARIDADE
A popularidade do esporte cresceu rapidamente e, em 1960, o basquete em cadeira de rodas foi incluído nos Jogos Paralímpicos de Roma.
Atualmente, o basquete em cadeira de rodas é praticado em todo o mundo, tanto por pessoas com deficiência física como por pessoas sem deficiência, em modalidades adaptadas.
O esporte é regulamentado pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF, na sigla em inglês) e possui competições internacionais de alto nível, como os Jogos Paralímpicos e o Campeonato Mundial.
QUESTÃO 01
O país da criação do basquete de cadeira de rodas refere-se
(A) aos Estados Unidos.
(B) ao Reino Unido.
(C) a Alemanha.
(D) ao Canadá.
QUESTÃO 02
Leia o texto:
Ao longo dos anos, o basquete de cadeira de rodas passou por diversas evoluções e adaptações. As cadeiras de rodas utilizadas pelos jogadores foram aprimoradas, tornando-se mais leves e ágeis. As regras também foram ajustadas para garantir a segurança e a competitividade do jogo. A data em que o basquete de cadeira de rodas foi introduzido nos Jogos Paralímpicos corresponde ao ano de
(A) 1960.
(B) 1972.
(C) 1984.
(D) 1996.
QUESTÃO 03
Responda:
Como o basquete de cadeira de rodas contribui para a inclusão e empoderamento das pessoas com deficiências?
QUESTÃO 04
Responda:
Realize uma pesquisa e identifique quais são os desafios enfrentados pelos jogadores de basquete de cadeira de rodas e como eles superam essas dificuldades. Registre em seu caderno, na posteridade compartilhe com seus colegas.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico – combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |