You are currently viewing Educação Física: Badminton

Educação Física: Badminton

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 24/09/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos entender o que são os esportes e aprender sobre o Badminton.

https://pixabay.com/pt/photos/badminton-esporte-petecas-raquete-1428046/

Assista a videoaula abaixo, com a temática- Esporte de rede: Badminton

Na aula de hoje vamos entender o que são os esportes e aprender um esporte muito legal chamado Badminton. Você já ouviu falar desse esporte? E pra começar nossos estudos de hoje, antes de aprender sobre o Badminton, nós vamos entender o que são os esportes:

  • Esportes são atividades divertidas, que nos ensinam coisas novas ou nos tornam ainda melhores em fazer algo que já sabemos (ué isso não é brincadeira?);
  • Os esportes têm regras elaboradas e interligadas, que não podem ser modificadas durante a atividade, têm caráter competitivo e podem ser individuais, em duplas ou em equipes (mas gente; o nome disso é jogo?!)

Parece confuso? Tipo, tudo meio que a mesma coisa? Mas não é! Vou explicar! Assim como nas brincadeiras, os esportes, são sim atividades divertidas, que nos ensinam coisas novas e nos treinam em habilidades que já temos. Também, assim como nos jogos, os esportes têm competições e regras fixas durante a atividade e é nesse ponto que ele é diferente de um simples jogo.

Enquanto em um jogo você tem uma regra fixa para aquele jogo, mas essa regra pode ser modificada entre um jogo e o outro, desde que todos os participantes concordem. No esporte, as regras e os campeonatos são OFICIAIS. E o que isso quer dizer?

  • Regras oficiais significa, que para ser um esporte, a atividade (por exemplo, o Futebol) tem que ter regras iguais para todos os participantes de um torneio oficial (como por exemplo o Brasileirão) e que essas regras só podem ser alteradas pela instituição oficial que cuida das regras desse esporte e que organiza os campeonatos e competições (no caso do Brasileirão, essa instituição é a CBF-Confederação Brasileira de Futebol).
  • Os campeonatos oficiais são aqueles organizados pela instituição que cuida das regras oficiais do esporte. Desses campeonatos e competições, só podem participar atletas e equipes inscritos nas instituições locais, regionais, nacionais e ou mundiais de seus esportes. Essas equipes ou atletas inscritos recebem o nome de federados.

Para entender melhor isso, veja a figura abaixo:

ATIVIDADE 1

Ok! Estamos craques em saber o que é um esporte! Agora está na hora de aprender um esporte novo e muito divertido: o Badminton.

O Badminton é um esporte de rede, que utiliza uma raquete de cabeça pequena e cabo fino e longo para direcionar uma pequena peteca de um lado para o outro da quadra passando por cima da rede. Esse esporte pode ser disputado nas modalidades: individual ou em dupla e como acontece no vôlei, e em todos os esportes de rede, é um esporte sem invasão de quadra (o atleta de um time, não pode entrar na quadra do outro time) e sem contato entre atletas de times rivais. Também como nos demais esportes de rede o atleta deve defender o solo de seu campo na quadra, evitando que a peteca caia no chão.

O Badminton foi criado no século XIX na Inglaterra, inspirado num jogo que era praticado na Índia chamado de Poona. O nome está relacionado com a Badminton House (casa de um duque inglês), local que supostamente foi jogado pela primeira vez. Nas imagens a seguir temos um par de raquetes, uma peteca e o desenho que representa a quadra desse esporte:

 Agora para entender as regras básicas desse jogo, veja o vídeo a seguir:

ATIVIDADE 2

Até aqui aprendemos sobre o que é um esporte e as regras básicas do Badminton, e agora você está em casa, muito a fim de jogar, mas você não tem o material de Badminton aí na sua casa. O que fazer?

No vídeo abaixo eu te mostro como improvisar um material para você se aventurar nesse novo esporte, veja:

Agora é a sua vez de se aventurar no Badminton, use sua criatividade para improvisar materiais, chame alguém ai da sua casa a aproveite.

Ciclo da infância: Habilidade estruturante/Habilidades complementares (GO-EF01EF05) Conhecer, experimentar e fruir diferentes modalidades presentes nos esportes e paradesporto de rede/parede, marca, precisão e invasão, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo, identificando seus elementos comuns.